Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Quanto tempo deve durar a minha aula ?

  1. #1
    Rosana Lucena está desconectado Avatar de Rosana Lucena
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    48

    Quanto tempo deve durar a minha aula ?

    Paz! De vez em quando vejo professores com o mesmo problema, reclamando que nao conseguem prender a atenção de seus alunos por muito tempo. Por isso faço essa pergunta por mim e pelos outros irmãos: Para uma classe de adolescentes, qual o tempo máximo q deverei utilizar para aplicar a minha aula e porque nao mais ? Obrigada!


    › Veja Mais: Quanto tempo deve durar a minha aula ?

  2. #2
    marconessb está desconectado Avatar de marconessb
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    Bras�lia
    Posts
    2

    Re: Quanto tempo deve durar a minha aula ?

    Paz minha irmâ, olha no meu ponto de vista ok, fui professor de adolescentes mais de 5 anos, eu conseguia prender a atenção deles por no maximo 1 h e 30 min, + eu levava dinamicas versiculos em papeis, e muitas coisas q chama-se a atenção deles.....

  3. #3
    No meu ponto de vista trabalhar com jovens e adolescentes, o tempo é por aí mesmo, mas creio eu que deveira intensivar mais este tempo, pois uma vez na semana o jovem estudar a Palavra de Deus é muito pouco em comparação ao tempo que ele fica na frante da tv, as balelas que aprende nas escola e etc. Deveríamos pensar em trabalhar não só aos domingos e sim em outros dias.

    PAZ.

  4. #4
    Qualquer que seja o tempo, uma boa aula deve ter uma dinâmica, leitura alternadas. Não leia a resvista para a classe, explique os tópicos. Amplie a matéria que foi abordada na revista e não se prendendo unicamente no texto. Mostre sempre o perfil histórico (texto, contexto, história, costumes dos povos, et...). Um bom professor tem sempre um leque de conhecimento maior que seus alunos. O professor é o espelho e seu conhecimento deve caminhar junto com sua experiência com Deus. Um bom professor não fica falando difícil, deve utilizar uma linguagem que todos entendam e também não conta vantagens. Nunca devemos nos comportar como se fôssemos superiores, por sermos professores. Aliás a nossa responsabilidade nos trará um juízo maior que o dos outros.

  5. #5
    Keide Xavier está desconectado Avatar de Keide Xavier
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Posts
    1
    Graça e Paz, irmã sou educadora Cristã de minha igreja e entendo que para vc prender atenção de seus alunos, primeiro sua aula deve falar a linguagem deles, não existe nenhuma lição que prenda a atenção de seus alunos se esta não falar diretamente a seus corações e numa linguagem que eles entendam, precisa ser bastante dinâmica. Tem um livro que eu já li é: "Como ensinar Adolescentes" do Lin Johnson da CPAD, este livro é otimo para quem deseja dar aulas para adolescentes. Espero ter ajudado um grande abraço

  6. #6
    A paz!! Caros professores,a duração da aula está de acordo com o planejamento para trabalhar o tema a ser exposto, o tempo é sem dúvida um fator muito importante na elaboração de uma aula , mas também não é preciso se tornar escravo do tempo e enfadar o aluno com uma aula chata só pra cumprir tabela, se perceberem que a aula está desinteressante, e os alunos não estão interagindo ,é porque não fluiu uma dinâmica legal, e daí só resta ter uma carta na manga para finalizar a aula de maneira que não desmotive o aluno e ele volte na próxima.

    Rosimeire

  7. #7
    Elaine Anny está desconectado Avatar de Elaine Anny
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Posts
    1

    Re: Quanto tempo deve durar a minha aula ?

    Trabalhar com juniores e adolescentes e sempre um grande desafio...de perfil inquieto e muito curiosos para prender a atenção dessa turminha toda a nossa imaginação no momento do ensino da palavra é muito importante, acredito que 20 minuto de ensino recheados de recursos seram o sulficiente para prender a atenção e ter exodo no ensino biblico, acrescente na sua aula mais 40 minutos para realizar gincana, cânticos, memorização de versiculo (de acordo com o ensino para reforçar o mesmo) um periodo misionário e um de oração ( estes são indispensáveis ), no final ofereça um desafio para a semana, como trazer uma história biblica para cont-la na proxima aula, fazer uma relação de quantas vezes murmurou durante a semana, enfim, tudo de acordo com o ensino aplicado, totalizando então um periodo maximo de aula de 1 hora. Que Deus ilumine sua mente e criatividade e mãos a obra!

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Quanto tempo deve durar a minha aula ?

    Querida Elaine,
    Me permita discordar.
    Uma hora de aula para JUNIORES é totalmente insuficiente.
    Eu utilizo cerca de 1:50h a 2 horas com as criancas em sala de aula.
    Quando planejamos uma aula repleta de atividades tais como louvor, momento de ofertar, marcação de frequência, oração, memorização de versículo, exposição da lição, tarefinhas, brincadeiras, recapitulação, momento Missionário e lanchinho, tudo cronometrado - sem correrias e sem exageros, então 2 horas é o tempo que eu recomendo para uma aula de JUNIORES.
    Menos do que isso eu acho insuficiente.

    Veja aqui no Portal Tópico sobre Planejamento de Aula:
    ==>
    http://www.escoladominical.net/showt...amento-de-Aula

    Mas... este tópico é mais voltado para Adolescentes e Juvenis, então o tempo em sala de aula é diferente, variando conforme os recursos que um professor criativo costuma levar para sua aula.

    Bjs*** Sandra


    Citação Postado originalmente por Elaine Anny
    Trabalhar com juniores e adolescentes e sempre um grande desafio...de perfil inquieto e muito curiosos para prender a atenção dessa turminha toda a nossa imaginação no momento do ensino da palavra é muito importante, acredito que 20 minuto de ensino.....!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576
    Este texto se refere à EBD infantil.
    Adapte para a sua faixa etária!
    --------------------------------
    A Escola Bíblica possui os mesmos elementos de uma escola secular.
    São eles, aluno, professor e conteúdo. Assim como uma aula é planejada na escola secular, a aula da Escola Bíblica deve seguir os mesmos elementos do plano, a saber:

    • Objetivos
    • Conteúdo
    • Procedimentos
    • Recursos
    • Avaliação

    O tempo para a aula é de 50 minutos, para isso, faz-se uma divisão do tempo para desenvolvê-la nas seguintes etapas: acomodar os alunos, fazer a chamada, motivação inicial do conteúdo, desenvolvimento do conteúdo, recapitulação, atividades.

    É importante que o professor da EB preocupe-se em preparar bem a sua aula, sem um plano a aula torna-se monótona, desorganizada, com isso o aluno perde o interesse, pois, não sabe onde o professor quer chegar, como diz Luis Alves de Mattos:

    “Os dois grandes males que debilitam o ensino e restringem seu rendimento são: a rotina, sem inspiração nem objetivo e a improvisação dispersiva, confusa e sem ordem. O melhor remédio contra esses dois grandes males é o planejamento”

    O conteúdo que é ensinado na EB é diferente da escola secular.
    Enquanto esta prepara o aluno para a vida terrena, o conteúdo da EB prepara-o para viver como cidadão celestial na terra, que caminha para o céu. Diante disso, penso que todo professor deve fazer seu plano de aula, que os superintendentes busquem tornar a escola mais organizada para que assim tenhamos uma EB de qualidade.
    Mas quanto ao tempo dispensado para o desenvolvimento, penso que a EB não deve se prender aos 50 minutos.
    Já apresentei esse ponto de vista para algumas pessoas, e houve quem discordasse argumentando que a aula da escola secular é de 50 minutos. No entanto, temos que levar em consideração alguns fatores para que esse tempo de aula não seja o determinado na EB.

    Primeiro, uma aula de português ou qualquer outra disciplina na escola é de 50 minutos, mas quantas aulas são por semana? Algumas vão de 6 até 2 aulas semanais. Enquanto isso, nossa EB é apenas uma vez por semana.

    Segundo, nossas crianças e jovens passam mais tempo na escola secular do que nos trabalhos da igreja, eles estão mais tempo em uma escola ou universidade que não só ensinam as disciplinas curriculares, mas que tem investido tempo e recurso para ensinar valores mundanos. E o resultado disso, nós vemos em estatísticas que mostram que 60% dos jovens se afastam da igreja quando ingressam na universidade¹.
    Enquanto isso, só temos uma EB por semana, de 50 minutos.
    Esse é o tempo que temos para combater os ensinos mundanos, e preparar nossos alunos para enfrentar os desafios de uma sociedade sem Cristo, que tem relativizado as Verdades Bíblicas.

    Terceiro não podemos chegar às classes infanto-juvenis sem fazer um momento descontraído, conversar com eles, saber como tem passado, fazer um momento inicial diferente para que eles se sintam a vontade, e prontos, com sede para aprender. Imagine se você chega à classe, saúda, pede para abrir a revista na lição do dia, não aplica sequer uma dinâmica, não pergunta se estudaram durante a semana e começa a falar sem parar?!
    Essa atitude poder levar os alunos à evasão, alguns podem até ficar, mas não estarão atentos.
    O professor deve despertar no aluno o entusiasmo para aprender. Com isso, quero dizer que apenas 50 minutos, é pouco tempo para uma aula com essa faixa-etária.

    Em suma, sou a favor que o professor da EB faça seu plano de aula a cada domingo, prepare bem as etapas, estude, ore e busque a ajuda do seu professor o Espírito Santo.
    Mas quanto ao tempo, sou a favor que seja aumentado de acordo com a possibilidade da igreja, o importante é que o ensino não seja comprometido porque faltou tempo para finalizar ou realizar todas as etapas do plano de aula.

    A EB ensina as verdades das Escrituras, são elas que preparam nossas crianças e jovens para enfrentar um mundo totalmente corrompido pelo pecado.
    E por que delimitarmos tão pouco tempo para essa escola tão abençoada?
    Além do mais, a igreja deve elaborar mais atividades extra-classe para que os alunos estejam sempre aprendendo e praticando a Palavra de Deus.
    Mas isso é outro assunto que abordaremos em outra oportunidade.


    http://ebdcriativa.blogspot.com.br/2...senvolver.html


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •