Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 6 - Desarme-se, ou melhor, Arme-se!

  1. #1

    Lição 6 - Desarme-se, ou melhor, Arme-se!

    Em uma aula um de nossos alunos nos pediu que a próxima atividade para ser feita em casa, fosse um questionário feito a partir da lição. Pois as últimas atividades tinham sido produção de texto. Sendo assim, formulamos o seguinte questionário. Você pode utilizá-lo como atividade extra classe ou ainda no fim da aula, para que eles respondam de forma escrita ou oral.

    Questionário referente à Lição 6 “Desarme-se! Ou melhor arme-se!

    As questões abaixo foram formuladas a partir dos tópicos “Porque há tanta violência? Tempos trabalhosos e Arme-se, da seção Bíblia em foco.

    1) Comente o versículo “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno” 1Jo 5.19.

    2) Leia as histórias abaixo e classifique cada uma, de acordo com as características que a Bíblia apresenta sobre os homens maus dos tempos trabalhosos, em Timóteo 3.1-5. (neste, os alunos deverão dizer se as seguintes ilustrações falam sobre soberba, avareza...)

    QUESTÃO DE PONTUAÇÃO
    Um homem rico estava muito mal, pediu papel e pena e escreveu assim:
    "Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres."
    Morreu antes de fazer a pontuação.
    A quem deixava ele a fortuna?
    Eram quatro concorrentes.
    1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
    - Deixo meus bens à minha irmã? Não!
    - A meu sobrinho.
    - Jamais será paga a conta do alfaiate.
    - Nada aos pobres.

    2) A irmã pontuou assim o escrito:
    - Deixo meus bens à minha irmã.
    - Não a meu sobrinho.
    - Jamais será paga a conta do alfaiate.
    - Nada aos pobres.
    3) O alfaiate puxou a brasa pra sardinha dele:
    - Deixo meus bens à minha irmã? Não!
    - A meu sobrinho? Jamais!
    - Será paga a conta do alfaiate.
    - Nada aos pobres.

    4) Aí veio a interpretação dos pobres:
    - Deixo meus bens à minha irmã? Não!
    - A meu sobrinho? Jamais!
    - Será paga a conta do alfaiate? Nada!
    - Aos pobres.

    Autor: Desconhecido
    O JOVEM SEMINARISTA
    Depois que começou a estudar num seminário teológico, aquela era a primeira vez que o convidavam para pregar e ele tinha certeza que ia ser uma "benção", pois havia se preparado suficientemente.

    Encostou a Bíblia no peito e caminhou até o altar feito um general.
    No entanto, sua pregação foi um fiasco. Parecia até que Deus o havia deixado sozinho, desamparado, lá na frente de todo mundo.
    Saiu de cabeça baixa e só foi até a porta da frente cumprimentar os irmãos porque o pastor da igreja insistiu com ele.
    Ele não conseguia entender o que havia saido errado, até que um senhor idoso abraçou-o e coxichou em seu ouvido:
    - Se você tivesse entrado do jeito que saiu, teria saído do jeito que entrou.
    Autor: Desconhecido
    O MELHOR LENHADOR DO MUNDO
    O sujeito se apresenta para um emprego de lenhador, gabando-se de ser o melhor do mundo.

    O entrevistador olha para a sua figura meio franzina e pergunta desconfiado:

    - Onde o senhor já trabalhou como lenhador?

    - No Sahara!

    - Mas o Sahara é um deserto!

    - Agora é!

    Autor: Desconhecido
    VACA DE LEITE COM ÁGUA
    Conta-se de uma comunidade de fazendeiros cristãos muito próspera que certa vez se propôs doar toda a produção de leite de um dia para o sustento dos missionários de sua igreja.
    No entanto, o fazendeiro responsável por coletar e vender o leite ficou surpreso quando o comprador veio dizer-lhe que o leite que lhe foi entregue não valia nada, pois todos os barris foram "batizados" (um pouco de leite misturado com muita água).

    Bastante decepcionado e envergonhado, reuniu os demais fazendeiros para saber o que tinha acontecido.
    Muito sem graça, todos deram a mesma explicação:
    - Pensei que os outros iriam colocar leite puro, e sendo assim, se no meu barril eu colocasse um "pouco" de água, imaginei que não iria fazer grande diferença!
    Autor: Desconhecido
    Ilustrações retiradas do seguinte site: http://www.pregador.com.br/ilustracoes.htm


    3) No livro de Efésios 6.10-18 são mostradas as armas de ataque e defesa que o cristão deve apropriar-se para lutar contra as potestades do mal. Cite-as, fazendo também as descrições de cada uma e sua funcionalidade. (Um exemplo: Capacete da salvação. O capacete protege a cabeça, que é a parte que comanda todo o corpo. Nós crentes precisamos estar com a nossa mente protegida contra as setas do maligno e a proteção é a salvação, tendo esta certeza não cairemos em ciladas)

    Não deixe de visitar o blog: http://ebdcriativa.blogspot.com/
    Estamos iniciando e pretendemos contribuir na área de Juvenis, adolescentes e pré-adolescentes
    Deus vos abençõe!!


    › Veja Mais: Lição 6 - Desarme-se, ou melhor, Arme-se!

  2. #2

    Re: Lição 6 - Desarme-se, ou melhor, Arme-se!

    PORTAL ESCOLA DOMINICAL - http://www.ebdnet.com.br/juvenis.htm
    JUVENIS – CPAD
    1º Trimestre de 2010
    Tema: A ATUALIDADE DA MENSAGEM DA BÍBLIA
    COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi
    LIÇÃO 6 - DESARME – SE! OU MELHOR, ARME – SE
    TEXTO BÍBLICO (2Tm 3.1-5 e 2Co 10.4-6)
    ENFOQUE BÍBLICO
    “Na palavra da verdade no poder de Deus, pelas armas da justiça, a direita e a esquerda.” (2Co 6.7).
    OBJETIVOS
    Apontar as razões de haver tanta violência no mundo (2Co 4.4).
    Discorrer sobre as características dos homens maus e cruéis dos últimos dias.
    Estimular os alunos a se “desarmarem”, isto é, a se despojarem do velho homem (2Co 5.17), mas, ao mesmo tempo, se revestirem de toda a armadura de Deus para vencer as investidas do inimigo (2Co 10.4).
    INTRODUÇÃO
    A razão de um mundo tão violento é a característica do homem que nele vive os estudiosos não concordam em dizer que o homem sem Deus, não importa sua posição social, ele é capaz de viver uma vida de crimes. A Bíblia mostra de forma clara como seriam os homens no final dos tempos, seriam implacáveis, desobedientes a pai e mãe etc., somente a mensagem do evangelho pode desarmar este espírito altivo, levar este homem a humildade. Tornando-se uma nova criatura, este homem venha se armar com as armas espirituais, para vencer o inimigo da alma, o Diabo.
    PORQUE TANTA VIOLENCIA?
    Há duas maneiras de responder à primeira é que há uma ação maligna sobre o mundo que pressiona a sociedade ímpia para um desarranjo moral e espiritual. Sendo assim a paz é tirada, não havendo paz, com certeza a violência imperará. A outra forma de responder é que há um desarranjo social muito grande que pressiona aos menos favorecidos a pratica da violência. Os estudiosos do assunto já se preocupam, pois muitos jovens da classe média estão se envolvendo em crimes.
    As drogas aparecem como a vilã do assunto, é muito comum em porta das escolas e universidades, encontrar muito jovens sentados nas calçadas se drogando. Alguns são influenciados a entrar na vida de crimes, parecem ficarem prazerosos com isto. Qual a razão disto? Social ou maligna? É pena que nem todos aceitam, mas com certeza é um problema maligno. Satanás opera malignamente usando as pessoas dentro de suas possibilidades, uns com revólveres, outros com a internet, alguns com a intelectualidade dispostas a fazerem o mal.
    Falando em violência não podemos aqui nos ater apenas nas que são ouvidas pela televisão. A violência mostrada na TV, é uma seleção de pobres sem quem os defenda que cometem crimes, fica parecendo serem eles os únicos criminosos no mundo. A violência vai muito mais alem, podemos, por exemplo, citar alguns tipos:
    • Violência domestica – abandono de lar, negligência para com os filhos, a falta de pensão alimentícia, por exemplo, violência psicológica – mulheres que são humilhadas pelos maridos, física e social. A cada 15 segundos uma mulher é espancada no país (Folha de São Paulo 10/11/2009).
    • Violência urbana – gangues cada vez mais poderosas, briga no transito – muitas mortes decorrentes de mau entendimento no transito.
    • Violência institucional – presos que são torturados, menores em instituições sendo maus tratados e torturados. E os manicômios?
    • Preconceitos – racial, religioso, para com as pessoas com necessidades especiais, não há quase nada para ajudar quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover.
    • Violência para com os direitos – crianças e adolescentes em muitas regiões são escravizadas, tirando-lhes o direito de escola. Poucos conhecem o estatuto do idoso, e os desrespeitam nas filas de banco, supermercados, bancos etc. Geralmente estas instituições oferecem muito pouco, sempre há um aprendiz para atendê-los, ficam mais tempo em filas. O mesmo acontece com as grávidas.
    • Violência para com o patrimônio – depredação de escolas, prédios públicos, etc.
    Olhar para violência como mostra às vezes a TV é fechar os olhos para o todo, quando analisada nesta proporção a violência não tem dimensão, cor e nem classe social. Os danos a pessoas estão em todos os lugares, nas grandes cidades ouvimos falar em latrocínios, homicídios, chacina, suicídios, assaltos, furtos, roubos e seqüestros. Mas estas coisas já estão espalhadas por todas as cidades em proporções é claro. O porquê de tudo isto veremos no próximo ponto.

    CARACTERISTICAS DOS HOMENS MAUS E CRUEIS DOS ULTIMOS DIAS
    A Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal trás um comentário sobre a expressão “último dias” como sendo um senso de urgência e o comentário indica que os “últimos dias” começaram com a ressurreição de Jesus. É o espaço entre a ressurreição de Jesus até a sua segunda vinda. Não é diferente o comentário da Bíblia de Estudos Pentecostal que afirma ser todo o período da Era Cristã.
    O comentário na King James Bíblia de Estudo, afirma também que a expressão corresponde à era Messiânica, que teve inicio em sua primeira vinda alcançando a segunda vinda, a chamada vinda gloriosa. É importante termos em mente que a maldade reinante nesse período, trata-se de um perigo iminente a todo cristão que queira viver piamente. A advertência do Apostolo deve ser levado a sério “sobrevirá tempos trabalhosos”, ele não adverte como se algo viesse de fora para conturbar a igreja. O aniquilamento acontecerá exatamente porque os traidores do evangelho surgirão dentro da guarnição, serão “amigos” da igreja, estarão nos púlpitos, corais, circulo de oração etc., nos dias de Paulo a influencia do Estoicismo (doutrina filosófica que ensinava o homem ser indiferente aos males físicos e morais. Doutrina criada por Zenon no final do século IV a.C., o Estoicismo dizia que pelo cultivo de uma virtude básica daria a todos indiscriminadamente, a felicidade. Essa virtude básica daria ao individuo condições regidas pela lei do universo de criar uma índole conformista, e, que, portanto o individuo não se preocuparia com os adversos. - PAPE)
    • “Haverá homens amantes de si mesmo” - o egoísta “philautos” = pessoas bem atentas aos seus próprios interesses – “philos” = amigo - desejar a ele tudo de bom; sócio – aquele que se associa amigavelmente com alguém se tornam companheiro (Strong)
    O egoísmo dá origem aos demais pecados, podemos dizer que é a porta, tal adjetivo contraria a lei divina. Em Levitico (19), na repetição das diversas leis no versículo 18, “mas amarás ao teu próximo como a ti mesmo...” (ARC), Jesus disse ser esse o segundo mandamento (Mt 22.39) , sendo que o primeiro é amar a Deus de todo o seu coração. Qual a posição do amante de si mesmo?
    Tiago falando sobre acepções de pessoas deu um belo conselho que deve ser seguido por todos cristãos (Tg 2.8). O egoísta ate mesmo quando faz algo para alguém é pensando em benefícios futuros.
    • “Homens avarentos” = “philarguros” – que ama o dinheiro, “philos +arguros” = amor + prata, ou coisas feitas de prata. (STRONG)
    Não se pode esperar bem algum do avarento, tudo o que ele planeja esta dentro de seu orgulho próprio. Ele esta sempre procurando obter mais lucros, não importa a forma, a corrupção no sentido ético é algo que destrói a moral (uma coisa feita repetidas vezes vira um costume, um hábito). O avarento tem o amor próprio centrado no eu carnal, Jesus contou uma parábola do rico avarento (Lc 12.15-20), em nem um momento ele se associa com alguém o seu sucesso “eu”, “eu” e “eu”, em nem um momento ele pensa em repartir com alguém seus lucros, quando ele precisa se comunicar com alguém para ter opiniões ele se introverte, para que ninguém saiba o que ele pensa de sua riqueza. E quando pensa em construir para angariar mais bens não convida ninguém, eis a razão de estarmos atentos a Bíblia, os que estão no púlpito, são capazes de negociar os crentes (2Pe 2.3), igreja não é propriedade do pastor,do dirigente de quem quer que se habilite a tal, Igreja é propriedade de Deus. O avarento não vive bem em sua casa (Pv 15.27), vive sempre desapontado (Ec 5.10), todos os nossos bens não nos pertencem, somos apenas mordomo dos bens, mas infelizmente alguns amam a prata a ponto de querer junta-la (Jr 17.11). A morte do avarento é sempre em momento inoportuno e miserável (Tg 5.3)
    • Os jactanciosos” = “alazon” – pretensioso, ostentador, orgulhoso (Strong).
    • “homens arrogantes” – “huperephanos” = ato de mostrar-se acima dos outros, que se eleva sobre; que se coloca acima dos outros; preeminente. Pessoa, que sobrevaloriza seus próprios méritos, que despreza os outros ou trata-os com desprezo – “huper” = em beneficio de; para segurança de. “Phairo” = trazer a luz; fazer brilhar; espalhar a luz; tornar se evidente (Strong)
    • Blasfemadores – “blasphemos” = que fala mal, difamador, repreensível, que injuria, abusivo. “blapto” = ferir, prejudicar, injuriar – “pheme” = fama, noticia (STRONG)
    • Desobedientes – “apithe” = falta de submissão, desobediente, obstinado.
    • Ingratos – “acharistos” = desprezível, mal agradecido. Uma pessoa incapaz de perdoar.
    • Irreverente – “anosios” = profano, ímpio, mau – ligado ao pecado, iníquo, pessoa que não observa seus deveres morais, não sabe se conservar santo, puro.
    i) Desafeiçoados – “astorgos” = sem afeição natural, insociável.
    • Implacáveis – “aspondos” = ausência de negociação ou pacto; pessoas de comportamento hostil e agressivo. Pessoa que não consegue se doar, nunca conseguiria sentir algo de bom por alguém.
    • Caluniadores – “diablos” = dado a calunia; difamador, aquele que acusa. Procura desacreditar o trabalho e a luta das pessoas.
    ELE OS ULTIMOS DIAS SERÃO MARCADOS POR HOMENS DE CARATER DUVIDOSOS, ELES NÃO ESTARÃO FORA DA IGREJA. FARÃOGUNS TERÃO PROEMINENCIA ENTRE O POVO DE DESPOJEM-SE DO VELHO HOMEM E REVISTA DE TODA A ARMADURA DE DEUS.
    O Estatuto do Desarmamento é Lei Federal No 10826 – 22/12/2003 – Publicada no Diário Oficial no dia 02/07/2004. A lei proíbe o porte de arma por civis, com exceção para os casos onde há ameaças a vida da pessoa; mesmo assim a pessoa não pode chegar e comprar uma arma sem explicação. Haverá uma duração a lei determina que o individuo demonstre a necessidade de usá-la. Precisará de registro e porte junto a Policia Federal (Sinarm) para arma de uso permitido. Ou autorização do Comando do Exercito (Sigma) para uso de armas restrito e pagar taxas. O porte pode ser cassado a qualquer tempo, principalmente se o portador for abordado em estado de embriagues, sob efeito de drogas ou medicamentos que provoquem alterações ao desempenho ou motor.
    Mesmo assim sabemos que há uma grande quantidade de armas ilegais em toda a parte do mundo. A violência que vemos pelos meios de comunicações envolvem grandes e potentes armas, a população das grandes cidades, por exemplo, vivem assustadas e amedrontadas com as guerras hora do próprio trafico, outrora o enfrentamento dos marginais com as policias. O armamento que esta nas mãos dos marginais é produto de roubos, contrabandos e até que chegue as mãos do individuo, muitas outras pessoas já foram prejudicadas ou até mortas. A corrupção que envolve estas pessoas começa dentro deles, são homens ímpios, às vezes com aparecia de piedade que chefiam estes mega negócios mafiosos. Há uma grande onda de violência no mundo, devido a esta insensibilidade do ser humano.
    As pessoas andam armadas de um espírito insubmisso, portanto a altivez toma conta do ser humano e ele se torna cada vez mais arrogante, prepotente e distante de Deus. Alguns chegam a adquirir uma “poderosa” arma, pensando assim estar resolvido seu problema de segurança. Desarme-se é a mensagem, mas desarmar deste espírito altivo, deste velho homem, capaz de brigar, matar, comprar uma arma para dizer que é o melhor. O Apostolo Paulo quando escreveu a carta aos Efésios, estava preso. Ouvi um pregador, lá pelas décadas de oitenta, dizendo que Paulo olhando para aqueles soldados bem equipados, escreveu o capitulo seis. Aqueles soldados estavam preparados para enfrentar os inimigos que eram homens semelhantes a eles, portanto suas armas eram próprias.
    Quanto aos crentes estas armas por mais poderosas que são não podem atingir o inimigo, qual lutamos contra, pois ele se encontra na esfera espiritual. Portanto o Apostolo Paulo recomenda a todos que se armem. Não é um paradoxo, vivemos numa guerra contra o inimigo de nossas almas, desarmada na vida social e material, mas armado na vida espiritual. Quais são armas?
    • Verdade – a verdade em tudo é uma proteção na vida espiritual
    • Couraça da justiça – o crente precisa andar na justiça, do contrario será derrotado pelo inimigo.
    • O calçado do Evangelho da paz – por onde passa deixa como rastro o evangelho, sinais de gente de paz.
    • O escudo da fé – fé na Palavra de Deus, Jesus usou três vezes “está escrito”
    • O capacete da salvação – (Is 59.17) – guarda a mente das coisas incertas e das duvidas
    • A espada do Espírito – a Palavra de Deus empregada pelo Espírito convence e assegura.
    Depois de se armar não se esqueça de orar em todo o tempo dirigido pelo Espírito, seguido de vigilância total. (Ef 6. 10 a 20)


    CONCLUSÃO
    Segundo pesquisas maioria das fichas preenchidas a procura de emprego ou que falamos de nós mesmos tem uma grande gama de inverdades e os psicólogos americanos já dizem que um executivo bem sucedido é aquele que sabe mentir. Howard Gardner, psicólogo de Haward disse: “enganar é um talento, um sinal de inteligência social. Provado está que o sucesso de um executivo depende de 80% de sua inteligência social (a mentira)”. É isso que esta acontecendo o Marketing (estratégia de mercado ou mercadologia), invadiu as igrejas, existe uma ressocialização, onde o individuo permanece sem conversão, mas parece ou fala que é cristão. Sendo assim o inimigo não tem dificuldades em derrotá-los são armados de um espírito altivo e tem respostas para tudo. No entanto são desarmados a ponto de se associar com o inimigo, caso não queira ser morto.
    OBRAS CONSULTADAS
    • McNAIR, S.E. – Bíblia de Estudo Explicada , notas de Efésios cap. 06
    Colaboração para EBDnet – Pr. Jair Rodrigues

  3. #3

    Re: Lição 6 - Desarme-se, ou melhor, Arme-se!

    Que benção , me ajudou muitos as dicas aqui postadas. Que Deus abençõe a aplicação dessa aula amanhã.

  4. #4
    Celia está desconectado Avatar de Celia
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Maceió
    Posts
    43
    A Paz a todos!!!!
    Para esta aula eu peguei na sala de desenhos e figuras sobre as armaduras de Deus postado pela irmã Rosemeire:
    http://www.escoladominical.net/showt...madura-de-Deus

    Pintei e colei em caixa de papelão como dividi a turma meninos e meninas em competição; fiz dois e com as armaduras fiz a mesma coisa e pedi para que à minha ordem fossem colocando as armaduras, à medida que eu ia falando.
    Foi maravilhoso!
    Facilitei com duas armas apenas: A ESPADA E O ESCUDO, eles falaram da dificuldade em colocar as armas porque dei tempo para isso e ia ministrando com eles que assim é a vida do cristão, não sendo fácil ter todas estas armas em nossas vidas com facilidades.
    Foi uma benção, eles falaram que a arma que acham mais difícil pra eles seriam os calçados , preparação para o Evangelho da Paz.

    Eu ia postar aqui fotos mas duas alunas me pediram para levar pra casa (e levaram kk)

    OBS.:
    FAÇO AQUI UM APELO AQUI AOS PROFESSORES DOS JUVENIS
    GENTE VAMOS POSTAR AQUI IDEIAS PARA AS AULAS.

    TIA Célia


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •