Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Reunião Semanal de Estudos

  1. #1

    Reunião Semanal de Estudos

    Esta Reunião é de Grande Valia para todos os professores. Se todos os professores tivessem isto em mente, que sempre precisa aprender um pouco mais, nossas igrejas teria um crescimento bem maior, pois a interação entre o corpo docente detectaria os pontos vulneráveis da EBD. Vamos procurar sempre estimular nossos mestres.

    Deus abençoe.


    › Veja Mais: Reunião Semanal de Estudos

  2. #2
    Luiz Batista está desconectado Avatar de Luiz Batista
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Lavras
    Posts
    39
    É verdade irmão Alisson. É importante trabalharmos com os nossos professores fazendo com que eles sintam a necessidade de aprenderem mais. Neste contexto, a reunião semanal de estudos é uma excelente oportunidade para que eles aumentem seus conhecimentos bíblicos e, até mesmo, seculares. Além disso, muitos deles não tem condições de participarem de um curso teológico o que aumenta, ainda mais, a importância desta reunião. Mas irmão Alisson, me diga uma coisa, como funciona esta reunião em sua igreja. Compartilhe conosco.

  3. #3
    Edson Dias está desconectado Avatar de Edson Dias
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Lavras
    Posts
    36

    REUNIÃO DE ESTUDOS SEMANAL

    Ter um encontro semanal para discutirmos a aula dominical seguinte é de funfamental importanacia, pois isto facilita nossa didático e nos proporciona a oportunidade de abordar o mesmo assunto sob prismas diferentes, o qoe sem dúvida aumenta nossas possibilidades de comunicação junto a nossos alunos. Sem contar que mesmo sendo professores temos muito a aprender. Esta troca de experiencias é fundamental.

  4. #4
    FjClima está desconectado Avatar de FjClima
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    1

    Reunião de Professores

    Esta é uma reunião que deve se tornar uma prática pois é de interesse da superintendência e também deve ser dos professores que irão tirar as suas dúvidas quanto a qualquer ponto da lição que não tenha sido bem compreendido.

  5. #5
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Citação Postado originalmente por JOSE LAURINDO
    Paz para todos!!!
    Em minha igreja estou com dificuldades em relizar esta reunião, pois muitos professores acham desnecessario.
    Como posso mudar esse tipo de mentalidade???? :?:
    É muito difícil mudar uma mentalidade já em curso.
    A melhor maneira de mudar essa situação é nos próximos recrutamentos de professores. A época ideal para rever essa situação é quando uma pessoa nova está sendo recrutada para a função de professor. Assegure que todos os envolvidos na EBD saibam os propósitos e os procedimentos concernetes a cada função. Deixe bem claro para esses postulantes a professores as metas de trabalho traçadas pela liderança da Igreja e as ações específicas que devem ser feitas para realizar essas metas. Se os líderes da igreja forem vagos sobre o que uma função na EBD requer, o corpo docente também estará em obscuridão sobre o que fazer. Esta incerteza resulta em descontentamento porque o desempenho do trabalho não atenderá nenhuma expectativa.

    Grande parte de professores foram empossados na EBD e ao longo dos anos trabalharam perante à liderança sem a obrigatoriedade de atender muitas expectativas e metas sendo que, hoje fica difícil imprimir determinadas cobranças a pessoas que não foram induzidas a atenderem às expectativas da liderança.

    Então, recrute o que tiver de melhor na sua igreja! Clarifique Objetivos e Responsabilidades relativos à EBD. Um programa contínuo de divulgação das as metas e realizações dos ministérios educacionais é uma parte vital do processo de recrutamento.

    No início no ano letivo faça reuniões e paletras com os novos candidatos a professores para expor:

    1. os objetivos do ministério (por que esta função de professor é importante);
    2. a posição de ministério específica e suas responsabilidades principais (o que o candidato está sendo requisitado a fazer);
    3. o comprimento do termo de serviço (quando e para quanto tempo o candidato fará isto);
    4. as razões porque esta pessoa foi selecionada (por que nós acreditamos que o candidato pode ter sucesso nesta posição);
    5. os outros da equipe do ministério (quem o candidato trabalhará com);
    6. os recursos disponível (o que será disponibilizado ao candidato a professor);
    7. o processo (como tomar a decisão certa).


    Adaptado de:
    Recruiting the Best - Wes Haystead, author of The 21st Century Sunday School, is also co-author, with his wife Sheryl, of How to Have a Great Sunday School, available from Gospel Publishing House.


    Obs: A fim de trabalharmos nesse conceito, estou concluindo um sugestivo "Termo de Comrpomisso" professores que brevemente disponibilizarei aqui para download.

  6. #6
    Rosana Lucena está desconectado Avatar de Rosana Lucena
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    48
    Voltei. Bom, deixe-me falar um pouco sobre nossas reuniões semanais para professores. O objetivo principal é tirar as dúvidas dos professores ou colocar em pauta algum ponto da lição da semana que ainda levanda dúvidas ou que possa ser motivo de polêmicas, divergências, etc. è ministrada por meu esposo que é Pr. auxiliar e superintendente da EBD. tem duração total de + ou - 2:00h. Bom, no domingo pela manhã, ao final da escola dominical, todos os professores recebem um questionário, diferente do da revista, formulado por nós, e que tem por objetivo ajudar os professores no estudo da lição, já que no dia da reunião de professores, todos eles devem trazer o questionário respondido(as reuniões são as quartas-feiras). Isso ajuda a evitar que por comodismo ou esquecimentos, os professores cheguem a sala de aula, sem que ele mesmo tenha estudado a lição. Eu mesma preparo um lanchinho pra servir no meio da reuniâo(que nao deve dispersar a atenção dos professores, pois não é horário de recreio, mais um reforço no estímulo para aqueles que vem direto do trabalho e nao podem parar em casa pra jantar). No início da reuniâo nós mostramos aos professores um diagrama ou cartaz(se a aula pede isso) a título de sugestão, e se algum professor tiver dificuldade de confeccionar, nós descemos para outra sala onde eu mesma ou outro irmão muito habilidoso pra esse tipo de trabalhado dá uma ajuda, rascunhando ou rabiscando o esqueleto do cartaz ou do diagrama ou combinamos a confecção de duas ou tres maquetes e entao dividimos a maquete (cada um fica com ela, metade do tempo da aula), se a confecção for trabalhosa ou cara (se for muuuito trabalhosa ou cara , aí fazemos uma só e colocamos pra exposição no final da EBD, quando um dos superintendentes, faz a pastoral. Voltando a reunião de professores, no final nós podemos ainda sugerir material extra, onde geralmente nós mesmo distribuímos( no caso, pode ser um subsídio extra, ou um recorte de revista pra que eles montem um mural em casa, ou assistimos ainda um video ou dvd, que traga informações extras, seja do ponto de vista teológicos ou de conhecimento geral, não importa, desde que esteja dentro do contexto da lição que será ministrada. Se algum professoor tiver algum material pra apresentar aos colegas como sugestão, abrimos espaço ao final da reunião, e fechamos com uma oração, onde damos as mãos e cada professor traz suas maiores difculdades em relação a EBD(pode ser dificuldade com um aluno, com a exposição da aula, ou mesmo com sua própria chamada) Apenas um levanta a voz em oração e todos os pedidos são apresentados enquanto em voz mais baixa, oramos em concordância. Além da reuniâo semanal, a última semana do mês aqui é a semana de jejum e oração pela EBD. Cada um ora em sua casa e quem pode se reune com um ou outros professores pra entregarem o jejum juntos.(isso é facultativo durante a semana) no sábado, nos reunimos em consagração e convidamos sempre um professor ou supeintendente visitante pra trazer uma palavra pra os professores ( os temas geralmente são escolhidos dentro de temáticas motivacionais, que falem de unidade, dedicação, galardão, etc.) Ao final da consagração, almoçamos juntos, e assim, fechamos o mês. ufah!!! Espero ter cooperado um pouco. Deus vos abençoe, Paz.

  7. #7
    Paz à todos!
    É a primeira vez q participo deste forum... Sou professor da EBD em minha igreja, especificamente de adolescentes. Reunir os Professores, isso nós estamos tentando desde o inicio do ano fazer uma reunião semanal com os mesmos, mas ta sendo muito dificil. Eles não comparecem, colocam dificuldades, barreias, enfim... acho q não estamos usando as ferramentas certas para chamar a atenção dos professores (na minha igreja), se alguém tem uma idéia, ajudem-nos, por favor... obrigado!
    Graça e paz.

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Reunião Semanal de Estudos

    Como tornar mais produtivas as reuniões semanais com os ensinadores.
    Revista ENSINADOR CRISTÃO - nº 40
    Seja um assinante:
    ensinador@cpad.com.br
    http://www.cpad.com.br

    [attachment=1:qligprgk]Capacitação 1.jpg[/attachment:qligprgk]
    [attachment=0:qligprgk]Capacitação 2.jpg[/attachment:qligprgk]
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9

    Re: Reunião Semanal de Estudos

    Reunião Semanal de Estudos é realidade em poucas EBDs.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •