Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Ler a revista na aula?

  1. #1
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45

    Ler a revista na aula?

    Gostaria que os pastores me tirassem essa duvida, leio a revista toda com os lunos explicando cada tópico? ou apenas uso os tópicos e não leio a revista na aula´? o que devo fazer para ministrar uma boa aula na escola dominical? agradeço desde já!


    › Veja Mais: Ler a revista na aula?

  2. #2
    PbLuizHenrique está desconectado Avatar de PbLuizHenrique
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Caicó
    Posts
    5
    Paz do Senhor, prezado aspirante!

    Como sugestão para você lecionar, é interessante você ler a lição durante a semana e principalmente aquela leitura diária. Agora, como você fez a pergunta no que se refere ao texto da lição (dos tópicos) não acho sábio ler todo o conteúdo e sim destacar pontos principais. Em minhas aulas por exemplo, faço uma introdução, desde que não fuja do sentido do título, e começo a falar sobre o assunto, desenvolvo lendo um pequeno texto destacado de cada tópico e comentando sobre o conteúdo do mesmo, não esquecendo de contextualizar com a realidade vivida na cidade, na igreja que congrego, nos exemplos vividos pela comunidade local. O problema de "ler tudo" é de tornar-se cansativo e/ou mostrar despreparo e insegurança diante da classe. Algo que ajuda a dar vida a sua aula também é a interação entre professor-aluno, lance uma pergunta curiosa por exemplo, faça com que eles pensem. O mestre Jesus por exemplo, lançava parábolas e as pessoas pensavam, muitos não entendiam e perguntavam novamente, assim como Tomé, Filipe, Nicodemos. É muito bom lecionar com dinamismo e segurança e sempre que possível não entregar a comida pronta! que nosso Deus te ajude e dê sabedoria sob medida, e "havendo feito tudo, fique firme" Ef. 6:13b" Um abraço.

  3. #3
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45
    Muito obrigado meu irmão, postarei mais dúvidas aqui posteriormente pois vc me ajudou muito.Domingo minha aula será bastante diferente creio que mais agradável e farei o melhor para que Deus continue falando através de mim para ensinar meus alunos juvenis com a sã doutrina da palavra de Deus, fique na paz! :D

  4. #4
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    Vou à reboque do que comentou pbluizhenrique. A editora horizonal está lançado uma série de cadernos pedagógicos para a EBD, e o último caderno da série tem por título "Em busca do fio da meada – facilitando a interpretação bíblica"; creio que, o mais importante seja extrair e entender o "fio da meada" que o comentarista da lição bíblica quis passar. Este mesmo conceito eu recebi do Pr. Elinaldo Renovato de Lima, o cometarista das lições deste trimestre da CPDA há alguns anos atrás em um seminário local de EBD.

  5. #5
    Luiz Batista está desconectado Avatar de Luiz Batista
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Lavras
    Posts
    39
    Rm relação a questão postada na sala, sugiro que o irmão jamais leia a revista toda na sala de aula. A leitura pode ser feita pelo aluno em sua casa e se ele não a fizer o horário da aula não é o mais adequado. A revista deve ser utilizada apenas como um roteiro. Isto não significa que o professor não possa ler algum trecho da revista. Um abraço!

  6. #6
    Luiz Batista está desconectado Avatar de Luiz Batista
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Lavras
    Posts
    39

    Reunião de Estudos Semanal

    Gostaria que todos os usuários do portal relatassem as experiências relacioanadas a reunião de professores semanal para o estudo das lições em suas igrejas. Em nossa igreja a reunião é realizada as segundas-feiras das 19:00 às 20:00 horas. A reunião é una, ou seja, todos os professores estudam a lição de jovens e adultos. Entendemos que os professores das demais faixas etárias também necessitam dos conteúdos das lições de adultos. Pretendemos realizar a reunião também no sábado à noite com a finalidade de alcançar os (as) professores (as) que estudam à noite e, consequentemente, não podem participar das reuniões às segundas-feiras. A aula para os professores é ministrada pelo pastor da igreja e por um diácono formado em teologia e filosofia porque acreditamos que somente pessoas extremamente capacitadas podem ministrar para professores. Recentemente conversei bastante com o irmão Roberto sobre o assunto e aprendi bastante coisa. E na sua igreja? Existe esta reunião?Como funciona? Qual o dia e horário? Quem ministra? Existe alguma atividade pedagógica? Vamos aproveitar este tópico para trocarmos idéias e experiências acerca deste assunto. Aguardo a participação de todos.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •