Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 4 - Preserve o Verde, Ame o Próximo

  1. #1
    irnJunior está desconectado Avatar de irnJunior
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Posts
    5

    Lição 4 - Preserve o Verde, Ame o Próximo

    Boa tarde,
    Eu estava pesquisando na internet algo que falasse sobre aquecimento global, efeito estufa, e vi em um site uma experiência muito bacana para tentar explicar como funciona o efeito estufa. Seria muito interessante o professor também explicar ao aluno como é o processo que gera esse efeito na atmosfera a partir de gases como o CO² por exemplo.

    http://videoseducacionais.cptec.inpe. br ... tufa.shtml


    › Veja Mais: Lição 4 - Preserve o Verde, Ame o Próximo

  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - Preserve o Verde, Ame o Próximo

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 04 - Preserve o Verde, Ame o Próximo

    Texto Bíblico: Gênesis 1.1-26; 2.15

    Na carta ao Romanos o apóstolo Paulo escreveu: ”Porque toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora” (Rm 8.22). Se esta escritura tivesse feito parte do discurso de algum ecológico moderno, não estranharíamos, mas ela foi escrita no primeiro século da era cristã. Naquele tempo, o autor não tinha a menor ideia de que esta escritura poderia significar tanto em nossos tempos de terceiro milênio.

    A inspiração do Espírito Santo ao apóstolo Paulo vislumbrava o presente e o futuro no sentido espiritual. Porém, quando ele fala do gemido da criação, incluía tanto a natureza animada como a inanimada. Aponta para o fator causador desse gemido no versículo 20 do mesmo capítulo, quando diz que “a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou”.

    Vaidade de que e de quem? A expressão refere-se, de fato, “à vaidade daquele que a sujeitou”.

    Quem sujeitou a criação ao desequilíbrio ecológico, se não o inimigo principal do Criador, o Diabo, com sua vaidade e egoísmo? Ora, sabemos que a criação inanimada não tem vontade própria, senão pela vontade de Deus.
    Deus condenou Satanás por ter sido o agente que induziu Adão e Eva a desobedecerem a Deus.

    Por esse modo entende-se que a criação tornou-se cúmplice dos pecados e da desgraça que operam no mundo.
    A criação tornou-se sujeita “ao sofrimento e às catástrofes físicas” (Bíblia de Estudo Pentecostal). O texto diz que a “criação ficou sujeita à vaidade” e isso significa que toda a criação, animada e a inanimada, foi submetida a “um estado de futilidade deplorável”, como escreveu Matthew Henry.

    Com consciência aguçada acerca do “gemido da terra”, a Igreja de Cristo tem um papel restaurador e mantenedor dos poderes vitais que dão sustentação à vida na terra. Quando Deus criou o homem, o criou com poder de governar e administrar a vida na terra de forma a manter e preservar os seus valores vitais (Gn 1.28).

    Texto extraído do livro: Mordomia Cristã, CPAD.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3

    Re: Lição 4 - Preserve o Verde, Ame o Próximo

    Passamos a seguinte atividade para ser feita em casa. Os alunos deveriam escrever um texto. Mas quem quiser pode fazê-la em sala de aula para responder oralmente:
    "Muito se discute sobre a preservação da natureza para que assim tenhamos uma vida saudável. Fazendo um paralelo com a vida espiritual, que atitudes devemos ter para preservá-la? Não se esqueça das referencias bíblicas!"

    Visitem meu blog:
    www.ebdcriativa.blogspot.com

  4. #4
    Celia está desconectado Avatar de Celia
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Maceió
    Posts
    43
    Preciso de uma luz para esta aula me ajudem queridos...................

    Estou pensando em comprar duas mudas de sementes e entregar para cada grupo.
    Vamos plantar do lado de fora da igreja e vou pedir que levem pra casa e cuidem; e leve no próximo domingo vamos ver quem cuidou melhor se as meninas ou meninos!

    bjs mas ainda espero outras ideias.

  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Célia,
    Os alunos providenciam uma garrafa PET para cada um e podem fazer uma horta caseira.
    Vários sites no Google trazem dicas legais, pesquise!
    http://arquitetandoideias.blogspot.c...sa-usando.html


    PET na horta.jpg
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •