Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    Texto Bíblio: Lucas 1.26-38 - Mateus 1.18-24
    Objetivo: Demonstrar aos alunos que devemos sempre pedir a Deus que realize a sua vontade em nossa vida.
    ..............................
    _Lição 4 - Amostra.jpg
    A Paz, tias!
    Nunca escrevi isso, pois achava que era óbvio, mas... a imagem acima é meramente ilustrativa, uma amostra do conteúdo do kit que vc deverá baixar. O material se encontra no arquivo anexo, no final desta mensagem. :

    A lição desta semana é uma excelente oportunidade para vc valorizar ainda mais a prática da oração com seus alunos. Graças a Deus, temos um vasto material no Portal da EBD que vc poderá utlizar.

    Não utilize apenas a revista do Professor para dar uma boa aula.
    Utilize também a Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - Pag 1099.
    O esboço deles sobre essa aula está muito bom!!
    Compre a sua na Livraria do Portal da EBD!

    Tópico sobre Oração
    Enriqueçam o material desta aula com os excelentes materiais postados no Tópico que ensina como orar:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...ght=Ora%E7%E3o
    Faça um cantinho de oração, mural de oração, caixinha de oração, etc.
    A oração deve ser prática constante na sua sala de aula, viu tia?

    Oficina Criativa
    Eu achei muito fraquinha a sugestão da revista.
    Que tal confeccionar um livrinho de oração como este com seus alunos?
    O material está no kit zipado!!
    livrinho de oração - amostra.jpg


    Cartaz Versículo Chave
    No kit tem um molde para vc fazer um cartaz BEM GRANDÃO, de papelão ou o material que for melhor.
    Faça 3 silhuetas: uma será a capinha - a outra terá o texto do versículo - na última coloque a referência.
    Una as 3 partes com um pedação de contact transparente, formando um livro.
    Coloquei no kit o texto para vc imprimir e recortar, se desejar.

    Folha com perguntinhas
    Temos 2 folhas com perguntinhas, uma criada por mim!
    Espero que vc tenha bastante tempo em sala de aula para utilizar tudo ou então... guarde para o culto infantil... ou dê para fazerem em casa, quem trouxer feitinho na próxima aula, ganha ponto extra! Obaaaa!!

    Deus abençoe sua aula!!
    Agradeço as tias dos Primários que estiverem cooperando com sua doação de amor para o site permanecer no ar.

    Bjs, Sandra


    › Veja Mais: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 20-12-11 às 11:16 AM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado corretamente!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 04 - Eu, a mãe do Salvador?

    Texto Bíblico: Lucas 1.26-38; Mateus 1.18-24

    Maria era uma jovem, e estava noiva de José. Um dia, o anjo Gabriel lhe apareceu, e disse-lhe que Deus tinha uma missão especial para ela. O Espírito Santo logo faria com que ela ficasse grávida, e ela daria à luz o Filho de Deus, Jesus. Claro, isto era uma notícia incrível e um tanto assustadora; as pessoas achariam que ela pecara, ficando grávida antes de casar. Gabriel assegurou-lhe que Deus estaria com ela. Maria confessou que estava disposta a servir a Deus, e então respondeu com uma linda canção de louvor e gratidão a Deus.

    O que podemos aprender com a jovem Maria:

    Maria deixou para nós dois grandes exemplos a serem seguidos pelos servos de Deus:

    1º Estarmos disponíveis para Deus.

    A Bíblia não relata o que Maria estava fazendo com o anjo Gabriel a visitou, mas ela estava disposta a fazer o que o Senhor a determinasse.

    2º Confiarmos em Deus.

    Assim que recebeu a notícia a jovem se espantou, mas confiou nas palavras do anjo e na Palavra de Deus.


    Texto adaptado da: Bíblia do Adolescente, Aplicação Pessoal, CPAD


    Boa ideia

    Confeccionado um anjo de tubo de papelão.
    Você vai precisar de cartolina branca, tubos de papelão, cola branca,tesoura, algodão e canetas hidrográficas.

    1º Passo: Desenhe e recorte asas na cartolina.
    2º Passo: Solicite às crianças que encapem o tubo de papelão com papel ofício.
    3º Passo: Solicite que as crianças colem algodão nas asas e fixe-as no tubo.
    4º Passo: Peça às crianças que desenhem um rostinho alegre no anjo.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3

    Re: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    Oi Sandra, muito boa a sua folhinha de atividade, as crianças gostam bastante de fazê-la. O que tem dado certo por aqui é sempre fazer uma oficina com algo que elas possam levar para casa. Fácil de fazer e que não tome muito tempo. Para esta aula estou pensando em fazer uma caderneta de oração. Vou levá-la praticamete pronta, só deixando para elas decorarem a capa. O que acha? Um abençoado dia, Cláudia.

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    Bem amiga,
    Foi por isso que eu coloquei o caderinho de oração na sugestão do Tópico ... seria para eles dobrarem e anotaram seus pedidos de oração em cada item. Essa parte poderia ser feita em sala de aula, a professora ajudando cada criança a anotar seus pedidos, justamente para eles levarem para casa e terem orações específica para fazerem. Assim as crianças vão aprendendo a não fazer orações aleatórias, aprendem que existem muitas coisas sobre o quê orar diariamente.
    Toda criança gosta de livrinhos, dessas coisas pequeninhas. Já fiz com meus alunos e eles amaram!
    Imprimir em papel branco, com 90 de gramatura - para poder dobrar direitinho, fica lindo!!
    Bjs**

    Citação Postado originalmente por Claúdia
    Oi Sandra, .......Para esta aula estou pensando em fazer uma caderneta de oração. Vou levá-la praticamete pronta, só deixando para elas decorarem a capa. O que acha? Um abençoado dia, Cláudia.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Valéria Cristiane está desconectado Avatar de Valéria Cristiane
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    65

    Re: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    Sandra amiga, eu amei esta folha de atividade que vc criou...
    Sabe, nem todas as crianças sabem ler e escrever corretamente, algumas tem até uma certa dificuldade motora nesta faixa etária, e esta sua folha de atividades está excelente para as crianças, muito obrigada querida pela dedicação...

  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    Valéria querida,
    Que ótimo o seu comentário, amiga!
    Há muito tempo eu havia pedido esse tipo de retorno das tias, sobre o grau de dificuldade dos seus alunos primários, mas ninguem respondeu. Deduzo, então, que as atividades escritas pedidas na revista do aluno da CPAD não estão muito condizentes com a realidade dos Primários da EBD de muitas cidades...
    Vou então continuar preparando tarefinhas assim, estimulando a escrita.
    Agradeço se mais professoras se manifestarem a respeito desse assunto.
    Bjs**

    Citação Postado originalmente por Valéria Cristiane
    Sandra amiga, eu amei esta folha de atividade que vc criou... Sabe, nem todas as crianças sabem ler e escrever corretamente, algumas tem até uma certa dificuldade motora nesta faixa etária, e esta sua folha de atividades está excelente para as crianças, muito obrigada querida pela dedicação...
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7

    Re: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    Sandra, quero te agradecer por você colocar essa folha de atividade extra, na minha turma as crianças são de faixas etárias diferentes... assim elas gostam bastante pois é simples e objetiva, todas conseguem fazê-la sem dificuldades e isso as motiva e os desenhos são muito fofos. Particularmente não aprecio a revista do aluno (primários ), concordo com vc , está mesmo fora da realidade da maioria das crianças do nosso querido Brasil. Deus a abençoe sempre.

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    Querida Profa. Cláudia,
    Muito obrigada a vc também por essa informação.
    Vou me esforçar para sempre trazer uma tarefinha extra, justamente pensando nas crianças que sentem alguma dificuldade no início da alfabetização.
    Bjs***

    Citação Postado originalmente por Claúdia
    Sandra, quero te agradecer por você colocar essa folha de atividade extra, na minha turma as crianças são de faixas etárias diferentes... assim elas gostam bastante pois é simples e objetiva, todas conseguem fazê-la sem dificuldades e isso as motiva e os desenhos são muito fofos. Particularmente não aprecio a revista do aluno (primários ), concordo com vc , está mesmo fora da realidade da maioria das crianças do nosso querido Brasil. Deus a abençoe sempre.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9
    Katia0261 está desconectado Avatar de Katia0261
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    RJ
    Posts
    97

    Re: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    VERSICULO VISUALIZADO

  10. #10

    Re: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    Olá irmã Sandra

    Sou professora do ensino regular e também ajudo na coordenação das classes de escola bíblica da minha igreja, na qual fazemos uso das revistas da CPAD para nossas aulas semanais. Nessa semana uma professora me abordou questionando uma das lições da revista (PRIMÁRIOS 7/8 ANOS), lição 04 - página 14, na qual há uma atividade (nº3) cuja resposta é pessoal, em que o aluno deveria dar outro final para a história.
    Essa é uma atividade tipicamente do ensino secular, do qual faço parte e que uso com freqüência a fim de estimular a criatividade dos meus alunos em suas produções de textos. Porém, o que nos chamou a atenção foi esse tipo de atividade estar inserida na aula da escola bíblica, onde entendemos que tal exercício não caberia naquele momento, uma vez que a história contada da bíblia é uma verdade absoluta, portanto não pode ser mudada. Pensamos que tal atividade pode trazer alguma confusão na cabeça de nossos alunos, pois se falamos e contamos as historias bíblicas como sendo verdadeiras, como podemos levá-los a modificar o final de uma história que não pode ser mudada? Não seria essa atividade incoerente com o que ensinamos?
    Acreditamos que devemos sim promover a criatividade de nossos alunos sempre, de outras formas, em outros momentos, mas que promover esse tipo de atividade compromete-nos diante de Deus.
    Desde já agradeço, Miriam
    Deus abençoe a todos.

  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

    Querida Professora Miriam,
    Achei muito pertinente essa sua observação e um ponto realmente sério.
    A perguntinha em questão, na revista do aluno era esta:

    3 Após ler a história, use sua criatividade para lhe dar um final diferente.
    Mas José.......................... ........
    .............................. ..............

    Seria para a criança imaginar uma reação diferente de José ao saber que sua noiva Maria estava esperando um bebê.
    Consideramos um fato 'histórico', narrado pela Bíblia. Fazer conjecturas de uma reação diferente de José, dando um outro rumo à sua atitude não tem realmente um objetivo construtivo, uma vez que não se trata de uma simples historinha de fundo moral.
    As consequências de uma atitude diferente de José poderiam ser catastróficas e não nos cabe fazer tal exercício de imaginação, aliás, sem cabimento.
    Querida professora, penso que valeria a pena relatar essa observação à Coordenadora Pedagógica da revista:
    ouvidoria@cpad.com.br

    Seu alerta serve para nos manter mais atentas com os conteúdos dos nossos materiais, nos lembrando que tudo devemos examinar antes de levar para nossas salas de aula.
    E que nada é perfeito em seu conteúdo, e que tudo pode ser melhorado.

    Deus te abençoe e muito obrigada por sua participação.
    Bjs, Sandra


    Citação Postado originalmente por MIRIAM MESQUITA
    Olá irmã Sandra
    Sou professora do ensino regular e também ajudo na coordenação das classes de escola bíblica da minha igreja, na qual fazemos uso das revistas da CPAD para nossas aulas semanais. Nessa semana uma professora me abordou questionando uma das lições da revista (PRIMÁRIOS 7/8 ANOS), lição 04 - página 14, na qual há uma atividade (nº3) cuja resposta é pessoal, em que o aluno deveria dar outro final para a história.
    Essa é uma atividade tipicamente do ensino secular, do qual faço parte e que uso com freqüência a fim de estimular a criatividade dos meus alunos em suas produções de textos. Porém, o que nos chamou a atenção foi esse tipo de atividade estar inserida na aula da escola bíblica, onde entendemos que tal exercício não caberia naquele momento, uma vez que a história contada da bíblia é uma verdade absoluta, portanto não pode ser mudada. Pensamos que tal atividade pode trazer alguma confusão na cabeça de nossos alunos, pois se falamos e contamos as historias bíblicas como sendo verdadeiras, como podemos levá-los a modificar o final de uma história que não pode ser mudada? Não seria essa atividade incoerente com o que ensinamos?
    Acreditamos que devemos sim promover a criatividade de nossos alunos sempre, de outras formas, em outros momentos, mas que promover esse tipo de atividade compromete-nos diante de Deus.
    Desde já agradeço, Miriam
    Deus abençoe a todos.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  12. #12
    PriGreice5 está desconectado Avatar de PriGreice5
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Cubatão/SP
    Posts
    17
    Sandra, realmente as atividades da revista CPAD para os primários, não condiz com a realidade. Tenho alunos muito adiantados, porém há aqueles que tem dificuldades e que precisam de ajuda para realizarem as tarefas escritas e de leitura. Essa folha de perguntinhas tem sido boas para ajudarem na aprendizagem. Deus abençoe sua vida, pois vc tem sido canal de bençãos na vida de muitas tias da EBD, em especial, na minha.

    Um forte abraço.

    Priscila Cabral

  13. #13
    A paz do Senhor! O caderninho de oração que vc sitou para a oficina criativa não esta no kit. É só uma sugestão?
    aguardo resposta. bjs!!!!!!!!!!!!

  14. #14
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    A Paz, Fernando!
    Realmente, a folha para o caderninho de oração ficou de fora na hora de zipar os arquivos.
    Já consertei e coloquei o kit completo agora. Pode baixar.
    Obrigada por me avisar!!
    Deus abençoe!!


    Citação Postado originalmente por Fernando Nascimento Ver Post
    A paz do Senhor! O caderninho de oração que vc sitou para a oficina criativa não esta no kit. É só uma sugestão?
    aguardo resposta. bjs!!!!!!!!!!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •