Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 2 - Obedeça aos Pais

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 2 - Obedeça aos Pais

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 02 - Obedeça aos Pais

    Texto bíblico: Provérbios 1.8,9;2.1-5

    A desobediência aos pais é considerada uma marca da depravação humana (Rm 1.30) é um sinal dos últimos dias (2 Tm 3.2).

    O texto de Provérbios 1.8,9, instiga o jovem a ser obediente a Deus e a respeitar os seus pais. Nessa forma de proceder, os jovens vão encontrar a melhor proteção contra o mal. Esse caminho – embora não tão atraente e fascinante quanto as seduções do pecado – é o seu melhor caminho na vida. Filho meu (v.8) é um termo carinhoso usado pelo mestre para com o seu pupilo e é usado com frequência em Provérbios. Ouve pode ser melhor traduzido por “obedecer” ou “guardar”. A instrução (treinamento ou disciplina) do teu pai sugere o lugar principal e central do pai no lar judaico (Êx 12.26-28; Dt 6.6-7). Mas o autor acrescenta: e não deixes ou: “não rejeiteis” a doutrina, “os ensinos” ou “orientações”, da tua mãe. Esses ensinos também eram significativos e não eram considerados inferiores aos do pai. Os pais são os primeiros mestres da religião, e as crianças hebréias aprendiam os primeiros passos da sabedoria com os seus pais.

    As observâncias das instruções dos pais não ficariam sem sua recompensa. Essa conduta ornamentaria a vida do jovem com honra. Ele teria um diadema de graça (uma grinalda graciosa) sobre a sua cabeça e colares (enfeites) para o seu pescoço. É uma referência a adornos usados por reis (Gn 41.42; Dn 5.29).

    Bibliografia: Comentário Bíblico Beacon, vl 3. CPAD.



    › Veja Mais: Lição 2 - Obedeça aos Pais
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - Obedeça aos Pais

    Onde estão os Professores dos Adolescentes?
    Ninguém se interessou em compartilhar algum subsídio para as lições???
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    obedecer.jpg
    Professoras e professores, observem estas orientações:

    1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
    - Cumprimentem os alunos.
    - Perguntem como passaram a semana.
    - Escutem atentamente o que eles falam.
    - Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
    - Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

    2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade.
    Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

    3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
    Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
    Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

    4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

    5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

    6 - A lição de hoje tem como tema a obediência aos pais – um dos conselhos de Salomão para os jovens.
    - Reflitam com os alunos sobre a importância das normas e regras nos mais variados aspectos e lugares: em casa, na Igreja, na escola, no trânsito etc.
    - Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos. Para exemplificar o tema, contem a história contida no texto “Uma Nova Chance”, postado abaixo.
    - Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Coma o Chocolate”.
    Tenham uma excelente e produtiva aula!

    Dinâmica: Coma o Chocolate!
    Objetivo: Refletir de forma prazerosa os resultados da obediência.

    Material:
    01 caixa com tampa
    01 chocolate
    Fita adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa
    Escrever a ordem 'COMA O CHOCOLATE' em um papel que deverá ser colocado dentro da caixa, encobrindo o chocolate.

    Procedimento:
    - Organizem os alunos em círculo.
    Observação:
    O nome da dinâmica não deve ser mencionado para os alunos, pois perderá toda a surpresa e expectativa.
    - Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
    - Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um comando ou quando a música começar.
    Ao sinal do comando (bater palma ou palavra pare, ou música) parar, quem estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou ordem contida dentro da caixa.
    - Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima.
    Perguntem para o aluno que ficou com a caixa: E aí, vai abrir? Tem certeza que irá cumprir RIGOROSAMENTE a ordem que tem na caixa?
    Ou quer que continue a música para outra rodada?
    - Façam este procedimento pelo menos 3 vezes.
    Na última vez, vocês falam: agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e obedecer a ordem ali contida.
    - O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o Chocolate”.

    Observação: O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições médicas, como por exemplo, diabéticos...

    O resultado da obediência em abrir a caixa foi ganhar e saborear um delicioso chocolate.
    Quando obedecemos a Deus, recebemos muitas bênçãos.

    Ideia original desconhecida.
    Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
    .............................. .............................. ........

    Texto de Reflexão: Uma Nova Chance

    Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço.
    Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que, ao contrário do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles. Seu pai o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado, enquanto ele tivesse o que lhe oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai retiniam os ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.
    Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro dele uma forca, e junto a ela uma placa com os dizeres: "Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".
    Mais tarde chamou o filho, o levou até o celeiro e disse: "Meu filho quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu e sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos irão se afastar de você. E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos. É por isso que eu construí essa forca, sim, ela é para você, e eu quero que me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela."
    O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse ocorrer. O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade. Desesperado e aflito, começou a refletir sobre sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do seu pai e começou a chorar e dizer: "Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde, é tarde demais".
    Pesaroso, o jovem levantou os olhos e avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava. A passos lentos se dirigiu até lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:"Eu nunca segui os conselhos do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos, desta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada".
    Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço, e disse:
    - "Ah se eu tivesse uma nova chance..." Então pulou, sentiu a corda por um instante apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caíram jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; a forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia: "Essa é sua nova chance, eu te amo muito". Seu pai.

    Autoria Desconhecida.

    http://profrobsonculturacrista.blogs...-aos-pais.html
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •