Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 4 - Sob controle

  1. #1

    Lição 4 - Sob controle

    Professores, fiz "um cartazinho" no word mesmo. Esta anexo, se alguem tiver alguma sugestão, ou mesmo quiser melhora-lo fique a vontade. Quem tiver dica de corinho e atividades por favor me passe. O assunto e SOB CONTROLE, o personagem da lição é o apostolo Pedro.

    Vanessa


    › Veja Mais: Lição 4 - Sob controle

  2. #2
    Leila Cardoso está desconectado Avatar de Leila Cardoso
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    BH
    Posts
    2

    Lição 4 - Sob controle

    Oi Vanessa gostei muito da sua sugestão de cartaz, tanto que aproveitei sua idéia e fiz um cartãozinho para entregar para os alunos domingo.
    Que deus continue abençoando a sua vida! Muito obrigada!!!!!!!!!!!!

  3. #3
    Cibele dos Santos está desconectado Avatar de Cibele dos Santos
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Salvador
    Posts
    82

    Re: Lição 4 - Sob controle

    Obrigado pelo site,
    Eu tenho 19 anos e estou começando a ensinar os pré-adolescentes de minha igreja, isso vai ser de muita grande ajuda...
    Que Deus abençõe esse site e todos vocês.
    Quando eu tiver novidades sobre esta lição eu passo pra voces. :

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - Sob controle

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 04 - Sob Controle

    Texto Bíblico: Mateus 14.26-32

    Professor, os adolescentes possuem emoções intensas e oscilantes sendo difícil o autocontrole. São várias mudanças ocorrendo em seus sentimentos, não compreendem e nem sabem o que fazer com elas. Leia para eles a história que ocorreu na cidade de Chicago:

    Na noite de 8 de outubro de 1871, a Senhora O’ Leary acendeu um pequeno lampião, tomou-o e foi ao celeiro ordenhar a vaca. A vaca escoiceou o lampião, e, num instante, as chamas do pavio aceso se espalharam pelo celeiro propelidas pelos fortes ventos. O fogo se alastrou progressivamente por mais de 24 horas, devastando o distrito empresarial central da grande cidade de Chicago e destruindo 17.450 edifícios numa área de 5,6 quilômetros quadrados. Pelo menos 300 pessoas morreram, 90.000 ficaram desabrigadas e propriedades no valor aproximado de 600 milhões de reais foram arrasadas. Tudo porque uma vaca deu um coice num lampião contendo uma pequenina chama.

    Explique que o fogo é muito necessário e tem variado uso em casas e fábricas quando mantido sob controle. Mas quando fora de controle torna-se um inimigo terrível que destrói tudo o que encontrar. O devido e seguro controle é essencial no uso do fogo como tremenda fonte de energia que é. Essa história pode ser adaptada ao homem que foi criado cheio de energia mental, física, emocional e espiritual, a qual deve ser corretamente usada e controlada para ser benéfica.

    Não admira, então, que esta energia tenha de ser posta sob o controle do Espírito Santo. Temperança é o fruto do Espírito e trata-se da nossa autodisciplina; nosso autocontrole, que na realidade não é bem nosso, mas resultante da operação do Espírito Santo em nós. A pessoa que permite que o Espírito Santo a conforme segundo a imagem de Jesus desenvolverá a temperança em todas as áreas da vida (2 Co 3.18; Rm 8.29).

    Comente com os alunos que devemos ter o nosso temperamento controlado pelo Espírito Santo, que é necessário pensar antes de falar e agir. Ore com eles pedindo a Deus que os ajude a ter temperança.

    Bibliografia:

    GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A Plenitude de Cristo na Vida do Crente. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

    JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: descubra a alegria de trabalhar com eles, pp. 12,13, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,2003.
    Professoras, utilizem um vasto material sobre o FRUTO DO ESPÍRITO postado neste Tópico:
    ==>
    http://www.escoladominical.net/showt...uto+esp%EDrito
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5

    Re: Lição 4 - Sob controle

    muito obrigado,nem sabia por onde começar ,gostaria de saber se vcs tem uma dinamica, para explicar melhor a aula,gosto de trabalhar com elas.

  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - Sob controle

    Fabiana,
    Sempre pesquise na Sala de Dinâmicas para levar alguma atividade desse tipo para suas aulas:
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    TiBraga está desconectado Avatar de TiBraga
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Posts
    4

    Domínio próprio

    No domingo ministrei uma aula com os pré-adolescentes sobre Domínio próprio e foi uma benção para mim e para eles. Iniciei com uma dinâmica pedindo a um aluno que conduzisse pela sala um copo cheio de água, se deixar derramar. Enquanto isso os colegas tentariam distraí-lo de qualquer maneira, só não podia tocá-lo. A partir daí apliquei a dinâmica nas nossas vidas que só conseguimos vencer as provações quando os nossos olhos estão fitos em Jesus, especialmente quando se trata do domínio próprio. Utilizei transparência para exposição do assunto com conteúdo pesquisado no próprio site. Finalizei a aula fazendo a competição saborosa, um cartaz com bombons e perguntas sobre o assunto da aula. Como lembrança dei um marca página que consegui aqui neste site. Foi uma benção! Glória a Deus! Estou anexando o material utilizado e preparado com a ajuda deste site. Amo vcs!!!!!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Professoras e professores, observem estas orientações:

    1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
    - Cumprimentem os alunos.
    - Perguntem como passaram a semana.
    - Escutem atentamente o que eles falam.
    - Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
    - Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

    2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

    3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
    Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

    4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

    5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

    6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
    - Falem: A lição de hoje tem como tema o controle diante da impulsividade.
    - Depois, utilizem a dinâmica “O Controle”.
    - Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
    - Leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.

    Tenham uma excelente e produtiva aula!

    Dinâmica: O Controle
    Objetivo: Refletir sobre o controle diante da impulsividade.

    Material:
    01 controle de TV ou de outro objeto

    Procedimento:
    - Organizem os alunos em círculo.
    - Apresentem o controle de TV e falem: Este objeto com certeza é bem conhecido por vocês.
    - Perguntem, ainda com o controle na mão: Para que ele serve?
    Aguardem as respostas, que certamente vão girar em torno de ligar e desligar o aparelho, procurar e mudar de canal, aumentar e diminuir o volume etc.
    - Depois, falem: O controle nos auxilia a encontrar o que desejamos, basta tão somente pressionar uma de suas teclas, sendo portanto de fácil manuseio.
    - Na lição de hoje, vamos estudar sobre um tipo de controle que não é representado por um objeto, mas ele está dentro de cada um de vocês e muitas vezes temos dificuldade em controlar.
    - Mostrem uma caixa e falem que dentro dela há algo que precisamos revelar. A caixa contem com várias situações que devemos ter controle, tais como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.
    Falem que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele ou com alguém. Vocês podem auxiliar os alunos caso eles não se lembrem no momento de algum caso.
    - Depois, enfatizem que há necessidade de controle, disciplina, e que isto deve ser um exercício constante.
    - Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

    Por Sulamita Macedo.

    ----------------------------------------------------
    Texto de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos

    Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
    No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
    Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
    - Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
    Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de que se irar contra alguém.

    Autor desconhecido.

    http://profrobsonculturacrista.blogs...role.html#more
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •