A paz do Senhor amados.
Preciso de uma ajuda de vocês.

Eu gostaria, se possível de um estudo um pouco mais aprofundado sobre músicas seculares. Apesar de eu também trabalhar com músicas, sempre há perguntas dos alunos a respeito do assunto. Minhas respostas são sempre essas, de que as coisas de Deus não se podem misturar com as coisas do mundo, etc. Mas acredito que não é só isso que os jovens e adolescentes querem ouvir.

Minha pergunta é: Alguém tem algum estudo mais aprofundado a respeito do assunto?

Algumas questões mais frequentes dos jovens:
1 - Qual a origem do Rock? Os jovens podem ou não podem ouvir músicas nesse estilo musical, mesmo sendo gospel?
2 - Existem estilos musicais (independentemente da letra) que não são boas para serem ouvidas, por terem alguma relação demoníaca (Ex: Samba, que lembra as batucadas do candomblé, ou o Funk atual que leva o jovem para o apelo sexual)?
3 - Realmente existem mensagens subliminares nas músicas? Se existem, essas mensagens podem ter algum efeito na vida de um cristão?
4 - E das músicas que são feitas por outras igrejas não-evangélicas. Pode ter algum efeito, mesmo que elas falem do amor de Deus, como temos visto ultimamente, que tudo está se misturando?

São coisas deste tipo que acredito eu que é o que eles querem ouvir, e nós professores aprender.

Aguardo anciosamente o apoio de vocês. E Parabenizo os idealizadores deste portal que têm abençoado muita gente.

A paz do Senhor Jesus
Ismael R. Nascimento