Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Mapas Bíblicos e Geografia Bíblica

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Mapas Bíblicos e Geografia Bíblica

    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Mapas Bíblicos

    Os professores de Escola Dominical e seminários tem à sua disposição um excelente recurso interativo para a utilização de mapas das terras bíblicas: o site BibleMap (http://www.biblemap.org/ ).
    É uma ferramenta construída com os recursos do Google Earth, a ferramenta da Google que trabalha com mapas e fotos de satélite, associada ao texto da Bíblia.

    Funciona assim: você escolhe o texto bíblico, selecionando o livro e o capítulo na janela, e o mapa é apresentado, de forma interativa, exibindo a região relatada na passagem bíblia, com destaque para as cidades, que são apontadas no mapa.

    Para facilitar a utilização do mapa é possível esconder ou exibir a janela do texto bíblico.
    Pode-se, também, clicar no indicador da cidade, para obter mais informações sobre a mesma.
    [attachment=0:13avah2y]biblemap2.jpg[/attachment:13avah2y]

    A navegação acontece como no Google Earth, dando a possibilidade de arrastar a janela, para posicionar o mapa, aumentar ou diminur o zoom, utilizando o botão de rolagem do mouse, ou alternar a vizualização entre Mapa, foto do Satélite ou ambos (Híbrido).
    Apesar das imagens exibirem o cenário atual, e não a situação da época bíblica, e de o texto da Bíblia estar em inglês, o BibleMap é um grande recurso para a localização dos lugares bíblicos e que oferece uma boa qualidade gráfica, além da interatividade, que permite ampliar ou concentrar a visualização de uma região, além de mudar rapidamente de uma região para outra.

    Claro que tudo só será possível de acontecer se você tiver um computador com acesso à internet e, de preferência, um projetor para exibir em grande formato. Isto providenciado, acesse o site BibleMap, escolha o texto bíblico e boa aula!

    É um excelente recurso!

    por Márcio Klauber Maia
    http://www.ebdweb.com.br/2008/04/12/sit ... -biblicos/
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Geografia Bíblica

    A GEOGRAFIA BÍBLICA

    É exatamente a Bíblia a fonte principal da Geografia Bíblica. Nela encontramos citações de inúmeros lugares, povos, nações, cidades, acidentes geográficos. A Bíblia menciona cerca de 600 cidades da Palestina ocidental. Estudar Geografia Bíblica é atuar no palco terreno e humano das revelações divinas, esclarecendo fatos e enigmas constantes das Escrituras.

    Deus tem estabelecido as nações (Dt 32.8) e estudar este assunto à luz da Bíblia é bastante compensador (At 17.26).

    A partir dos filhos de Noé (Gn 10.2;6;22), houve o povoamento da Ásia, África, Canaã e Europa. Dentre as terras Bíblicas, destacamos Canaã ou Palestina e citaremos alguns de seus nomes, os quais aparecem na Bíblia. Canaã (Gn 13.12); Terra dos hebreus (Gn 40.15); Terra do Senhor (Os 9.3); Terra de Israel (Mt 2.20); Terra de Judá (Is 26.1); Terra Gloriosa (Dn 11.41); Terra da Promessa (Hb 11.9) e Terra Santa (Zc 2.12). A partir do reinado de Davi, Jerusalém passa a ser a capital da Palestina. Seu primeiro nome é Salém (Gn 14.18), em Josué 18.28 chama-se Jebus e por fim Jerusalém, (Jz 19.10). A Santa Cidade (Ne 11.1). Jerusalém, sempre erguida sobre suas próprias ruínas, permanece a Cidade Eterna, símbolo da Jerusalém Celestial, que se estabelecerá na consumação dos Séculos (Ap 21.2), Destacamos nesta lição três ciências que tem auxiliado a Geografia bíblica, ao longo dos anos:

    a) História geral - Com certo cuidado, o estudante da Bíblia, pode se valer desta ciência para descobrir fatos Bíblicos, relacionados à história dos povos e nações.

    b) Arqueologia - Principalmente a Bíblica, é um auxiliar direto na elucidação de fatos Bíblicos, escondidos no tempo. A arqueologia desvenda os mistérios dos antigos, escavando e revelando-nos os fatos.

    e) Cartografia - A famosa ciência dos mapas, coloca-nos frente ao lugar que a Bíblia fala. Situa-nos no espaço físico da narrativa bíblica.

    fonte: http://www.pilb.t5.com.br/estudoBiblia3.htm
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Geografia Bíblica - estudo

    O site me parece ser católico, mas o professor deve examinar e reter o que lhe for útil, em conformidade com a Palavra:
    http://www.empaz.org/dabar/geografia.htm
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Mapas Bíblicos e Geografia Bíblica

    Pequeno Atlas Bíblico
    Tim Dowley

    Um Atlas Bíblico com texto de fácil compreensão, completamente novo para estudantes ou leitores da Bíblia em geral. É possível Através das histórias bíblicas o autor explica ao leitor a geografia bíblica.
    É possível encontrar nesse Atlas: fotos, gráficos e diagramas coloridos, mais de oitenta mapas coloridos da Palestina, do Oriente Próximo e do mundo Romano, do Antigo e do Novo Testamento.
    Abrangendo todas as eras e os maiores acontecimentos da história bíblica, o Pequeno Atlas Bíblico explora também o contexto histórico do mundo antigo, o povo e os acontecimentos do Período Intertestamentário, até a expansão do cristianismo em 300 d.c.
    Apresenta ainda argumentos e ilustrações acerca da geografia, clima e agricultura na Palestina.
    96 páginas
    Formato: 18,5 x 25,5cm (colorido)
    CAPA DURA
    www.cpad.com.br
    ISBN 85-263-0643-X
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Mapas Bíblicos e Geografia Bíblica

    Atlas Bíblico
    Um arquivo excelente com muitos mapas, informações e recursos!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 26-11-12 às 09:00 PM. Razão: Arquivo já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    GeaCron - mapas do mundo desde 3000 a.C.

    Para ver o link do site e instruções de como usá-lo, clique aqui:

    image12.png

    http://imagenscristas.blogspot.com/2...e-3000-ac.html

  8. #8
    Lusete está desconectado Avatar de Lusete
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Posts
    2
    ola, tb? gostaria de baixar o arquivo atlas biblico mas esta dando corronpido poderia me ajudar

  9. #9
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    No link abaixo você encontrará o excelente Atlas da Acess Foundation com mais de 50 mapas:

    http://gregoryblvdcoc.org/Bible%20Ma...Foundation.htm


    Citação Postado originalmente por Lusete Ver Post
    ola, tb? gostaria de baixar o arquivo atlas biblico mas esta dando corronpido poderia me ajudar

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Lusete,
    O arquivo foi recuperado!
    Abraços...


    Citação Postado originalmente por Lusete Ver Post
    ola, tb? gostaria de baixar o arquivo atlas biblico mas esta dando corronpido poderia me ajudar
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •