Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Cosme e Damião

  1. #1
    Rosana Lucena está desconectado Avatar de Rosana Lucena
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    48

    Cosme e Damião

    1.jpg
    Aqui em nossa igreja nós realizamos um evento que era um sonho meu de muito tempo e deu muito certo no dia das crianças, mas na realidade ele pode ser agendado pra acontecer até mesmo uns dias antes.
    Vou explicar: Comprei um folheto que conta a verdadeira história da vida de Cosme e Damião, que foram mortos por não se curvarem à idolatria e hoje, infelizmente são idolatrados.
    Pois bem. Organizamos uma peça teatral com os irmãos da igreja(adultos) .
    E convidamos não só as crianças de outras igreja, assim como também as crianças da vizinhança nao-crentes ainda.
    Olha, a igreja encheu, e as crianças amaram.

    O texto da peça foi só o folheto, de modo que quase nao foi necessário decorar nada. Adaptamos pouca coisa e os personagem falaram o mínimo necessário. A história do Folheto foi sendo narrada e interpretada. Como o próprio folheto sugere, que se uma criança sinta vontade de comer um doce, que compre numa loja, ao invés de pegar saquinhos de doces oferecidos aos ídolos, nnós entao, arrumamos uma mesa com bolos e diversas guloseimas, que servimos ao final da festa.

    Quanto a essa mesa, Fiz uma lista dos bolos q gostaria de ter lá, e cada irmão doou um tabuleiro, ou uma caixa de algum outro doce. Bom, o ano passado, fizemos no dia das crianças, mas esse ano, vamos fazer na última semana de setembro e repetir a peça no dia das crianças.

    Quero lembrar, que como nao somos do Dep infantil, mas da EBD, convidamos a liderança das crianças e realizamos uma ação conjunta. A idéia partiu de nós porque essa peça teve um caratér principalmente educativo, sendo assim da nossa alçada. Espero q tenha gostado, Fica na Paz. se por acaso essa idéia te servir, depois conte como foi aí.
    Um abraço,
    ROSAGRACIOSA.


    › Veja Mais: Cosme e Damião

  2. #2

    Cosme e Damião

    Peça Infantil - Cosme e Damião.
    Queridos, escrevi essa peça bem simples para alertarmos aos pequeninos sobre uma armadilha do diabo que são os doces de Cosme e Damião, sei que aqui neste site já tem muito material, mas mesmo assim quero compartilhar esse, que seja útil! Fiquem na paz!

    Obs. O dia que o mundo criou pra essa prática é 27 de setembro.

    Queridos segue um cartaz para decorar a sala e usar na programação que vai ser contada a verdadeira história de Cosme e Damião

    Anexo 7288
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Cosme e Damião

    Verdadeira História de Cosme e Damião

    "Como todos sabem, a tradição religiosa e popular de nosso país dedica este dia para venerar a Cosme e Damião (mártires cristãos do século III) através da distribuição de doces.

    Os adeptos dos cultos afro-brasileiros também aproveitam esta data para cumprir sua "obrigações" com ibeji, entidade "protetora" dos gêmeos que, no sincretismo religioso, se associa a Cosme e Damião. O que passa despercebido da maioria da população é que, através da idolatria, estão, na realidade, cultuando a demônios que lançam sementes das trevas e de morte na vida de milhões de pessoas, e principalmente na vida das crianças, que são as que mais se envolvem através do consumo de doces oferecidos às entidades demoníacas.

    Aproveite este espaço e conheça a verdadeira história desses mártires cristãos:

    Seguidores de Jesus Cristo, nasceram na Arábia, no terceiro século depois de Cristo, eram gêmeos e seus pais eram cristãos. Estudaram na Síria, e se tornaram médicos. Eram "Anargiros" (inimigos do dinheiro), e não cobravam nada pelo trabalho que exerciam. Como trabalhavam de graça, começaram a ser muito conhecidos, atraindo muita gente para ouvir a mensagem que pregavam sobre o Salvador Jesus Cristo. Naquele mesmo tempo, Diocleciano era o Imperador Romano, homem perverso que nutria forte ódio por cristãos e mandou para a cidade de Egéia, onde estavam Cosme e Damião, um representante de nome Lísias. Sob o comando deste homem, começaram a torturar Cosme e Damião até degolá-los. Desse modo foram mortos no ano 283 depois de Cristo, não porque trabalhavam de graça como médicos, mas porque eram cristãos e por sua fama tornaram alvo do imperador Diocleciano. Lísias mandou que eles adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens. Porém, como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer isso. A Bíblia diz: "Não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas de debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás, porque Eu sou o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso." (Êxodo 20.4,5) Foi então por obedecerem às ordens de Deus e não se encurvarem ou rezarem às imagens, que eles morreram. Que ironia diabólica, fazer imagens de Cosme e Damião para se curvar diante delas e pedir bênçãos e proteção.

    Jesus disse "Eu sou o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14.6) Portanto sabemos que não adianta pedir nada a Cosme e Damião, a São João, São Paulo, Santa Maria ou outro "santo" qualquer. Buscamos somente a Jesus, o Filho de Deus! Foi Ele quem morreu por nós numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia e hoje roga a Deus por nós (I Timóteo 2.5; I João 2:1). Pegar doces nesse dia torna-se um laço porque a maioria das pessoas que fazem essa distribuição estão presas à promessas feitas à estas imagens e esses doces são oferecidos aos "santos" em algum terreiro de candomblé ou centro espírita como pagamento dessas promessas. Esses que parecem ser "santos" nos terreiros ou centros, são na realidade demônios (ajudantes do diabo que estão enganando tais pessoas) I Corintios 10.19,21)".


    Fonte: Enciclopédia Universal Ilustrada Europeo-Americana - Volume 15, páginas 1140-1142.,

    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    Elaine Miranda está desconectado Avatar de Elaine Miranda
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Posts
    1

    Re: Cosme e Damião

    1.jpg
    Queridas,
    A Paz do Senhor!!!
    Fiz esta história em quadrinhos... acho que ficou interessante e de fácil leitura para as "nossas" crianças.
    Beijos carinhosos,
    Elaine Miranda
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 03-07-12 às 08:13 AM. Razão: O arquivo está OK!

  5. #5
    Encontrei na net este plano de aula que achei interessante:

    Não a Cosme e Damião e sim a Deus!

    Preparação:
    • Confeccionar painel com doces, como pirulito, balas, bombons para decorar a igreja.
    • Confeccionar um saquinho com doces diversos e um recadinho lembrando da ministração.

    Lição: Cosme e Damião
    Imagine só um pacotão de balas e doces?
    Bala de leite, morango, uva, framboesa e até de melão e café.
    Dá água na boca só de pensar, não é mesmo?
    E se alguém colocasse um pacotão de balas desse na sua frente e você tivesse que escolher entre satisfazer a sua vontade, ou obedecer à vontade de Deus, o que você faria?
    a) Pegaria as balas sem me importar se Deus se agradaria ou não da minha atitude.
    b) Chuparia todas as balas e depois escovaria os dentes para evitar a cárie.
    c) Não pegaria as balas, pois é melhor agradar a Deus mais do que a mim mesmo.

    O livro de Daniel que está na Bíblia sagrada, conta a história da Daniel e seus amigos que preferiram agradar a Deus, deixando de comer as deliciosas comidas oferecidas por um rei, justamente para não se contaminarem.
    Saiba que Deus se agradou da atitude deles e os abençoou com muita inteligência e beleza.
    Que tal você ler o livro de Daniel?
    É muito interessante!

    Você sabia que existe uma data, onde um grupo de pessoas distribui muitos doces para as crianças?
    São balas, chicletes, pirulitos, pé-de-moleque, etc.
    É que em 27 de setembro eles comemoram o dia de Cosme e Damião.

    Mas, afinal de contas que dia é este, e quem são estes tais de Cosme e Damião?
    Cosme e Damião eram gêmeos, nasceram na Arábia, seus pais eram crentes em Cristo eles também se tornaram seguidores de Jesus.
    Esses dois irmãos cresceram, e foram estudar medicina num lugar chamado Síria.
    Quando eles se tornaram médicos, passaram a tratar das pessoas e não cobravam nada pelo serviço, além disso, aproveitavam para falar do amor de Deus para seus pacientes.
    Um imperador chamado Diocleciano, que não gostava dos cristãos, ordenou que seu comandante chamado Lísias torturasse os dois irmãos.

    Este comandante ordenou para Cosme e Damião que se curvassem diante de uns ídolos (imagens de esculturas), mas, como eles já sabiam que Deus não se agradava disso, não obedeceram.
    Eles se lembraram do que está escrito em Êxodo 20:4-5 – "Não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima do céu, nem embaixo na terra, nem nas águas embaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, Sou Deus zeloso".

    Sabe o que aconteceu?
    Cosme e Damião foram mortos por não terem orado e nem adorado aquelas imagens.
    Isso aconteceu no ano de 283 depois de Cristo.
    Como você pode ver, já faz um tempão que isso aconteceu, há pelo menos 1.723 anos atrás.

    E agora?
    Muitas pessoas que não conhecem a verdade, nem sabem direito quem foram Cosme e Damião, fazem imagens de escultura dos dois irmãos e os adoram.

    Aquelas balas e doces que eles distribuem para as crianças são oferecidas primeiro para ídolos (imagens de Cosme e Damião – são chamados de ibejis ou êres, espíritos de crianças) como pagamento por alguma promessa feita.
    Tudo isso é feito em um terreiro de umbanda e candomblé com rezas e danças, onde esses adoradores de Cosme e Damião bebem muita cachaça e fumam uns charutos.

    Será que Cosme e Damião aprovariam tudo isso?
    Com certeza que não, pois, eles eram seguidores de Jesus e obedientes a Deus e nunca aprovariam que fossem feitas imagens deles e muito menos um culto e adoração que deve ser feito somente a Deus.
    Jesus disse: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto." (Mateus 4:10)

    O problema não está nas balas, mas sim no fato festas balas e doces terem sido oferecidos a ídolos.
    A palavra de Deus diz: "Fujam da idolatria" (I Coríntios 10:14). Tudo aquilo que é oferecido aos ídolos é na verdade "oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios." (I Coríntios 10:20) é o que recomenda a palavra de Deus.

    Agora que você sabe de onde é que vêm estas balas e doces, o que fará quando alguém oferecer a você doces, no dia de Cosme e Damião?
    É muito difícil resistir à tentação de pegar um pacote cheio de doces, mas, os seguidores de Jesus devem seguir o exemplo Dele e obedecer a Deus.
    Certa vez, satanás veio tentar a Jesus, depois Dele jejuar quarenta dias e quarenta noites.
    O diabo viu que Jesus estava com fome, então mandou que Ele transformasse as pedras em pães para que pudesse comer.
    Sabe o que Jesus fez?
    Disse para satanás: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." (Mateus 04:04)
    O diabo continuou tentando Jesus, mas vendo que não teria sucesso, foi embora.
    Faça como Jesus, resista à tentação!

    Leia o que está escrito em Tiago 04:07
    – "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós."
    Se você gosta muito de balas e doces, que tal começar a juntar algumas moedas, assim você poderá ir escolher e comprar os doces que mais gosta.
    Mas cuidado hein!
    Muito doce dá dor de barriga e provoca cáries!


    fonte: http://cultoeebdinf.blogspot.com/sea...as%20bruxas%2F...

  6. #6
    Meninas sou nova na EBD,e gostaria de parabenizá-las pelo trabalho d vcs!!!!Estou amando tudo!
    Gostaria de saber se alguem tem visuais sobre cosme damiao.Desde já agradeço a vcs!

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Oi, querida Andrielly!
    Fico feliz em saber que vc é nova na EBD e já descobriu o Portal para te ajudar a dar aulas maravilhosas!!
    Que bênção, querida!
    Sobre "visuais" sobre Cosme e Damião, vc pode pesquisar no Google, onde encontrará muita coisa- mas veja que figuras dos ditos "santos" são de origem católica ou outra. Então muito cuidado ao usar.
    Entretanto, vc deveria optar por um dos materiais acima para trabalhar o assunto e, assim, confeccionar os auxílios visuais de acordo com o material escolhido. Vai ficar muito bom, com certeza.
    Jesus te abençoe!
    Bjs**


    Citação Postado originalmente por Andrielly Ver Post
    Meninas sou nova na EBD,e gostaria de parabenizá-las pelo trabalho d vcs!!!!Estou amando tudo!
    Gostaria de saber se alguem tem visuais sobre cosme damiao.Desde já agradeço a vcs!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #8
    Muito obrigado pela atenção Sandra!Vou fazer o q vc sugeriu!Bjs!

  9. #9
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Cosme e Damião

    527.jpg
    Folheto sobre Cosme e Damião, vc pode encomendar aqui:
    http://www.chamada.com.br/livraria/f...ote+com+100%29
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  10. #10

    Re: Cosme e Damião

    Paz amados,

    Pesquisando na net e pegando alguns posts, elaborei um folheto e uma historia com visuais.
    Deus abençoe cada um de vós!!

    Att.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Cosme e Damião

    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •