Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 9 - Papai do céu me dá saúde (Naamã)

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 9 - Papai do céu me dá saúde (Naamã)

    fonte: http://www.cpad.com.br
    Lição 09 - Papai do céu me dá saúde
    Leitura Bíblica
    2 Reis 5.1-16

    De professor para professor

    Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do céu nós dá saúde.

    · Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

    · A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “saúde”.

    · No decorrer da aula repita a frase: “Papai do céu me dá saúde”.

    Para refletir

    “A vida pode dar voltas inesperadas e dolorosas. Uma garotinha de Israel descobriu-se um prêmio de guerra. Ela tornou-se uma escrava, propriedade da família de Naamã. Mas ainda que a história se desenrole de forma contrária ao que poderíamos esperar ao invés de autopiedade, encontramo-la compadecendo-se de seu mestre; ao invés de desejar o mal àquele que a tinha capturado, ela espera o seu bem-estar. Ela não estava arrasada por sua desventura e ergueu-se acima de tudo isso.

    Naamã, o mestre dessa garotinha, era um comandante sírio bem-sucedido. Mas também era leproso. Em Israel, uma pessoa com lepra era excluída. Os sofredores eram obrigados a anunciar sua imundícia a todos que estivessem próximos.

    Com uma fé simples, a garotinha sugeriu à esposa de Naamã que ele fosse ver o profeta de Deus em Samaria, pois tinha certeza que Eliseu seria capaz de realizar a cura. Deve ter havido uma nota de convicção em sua sugestão, porque Naamã a levou a sério. Finalmente ele foi curado por Deus.

    Às vezes tudo o que podemos fazer é indicar Deus às pessoas. Todavia, por isso Já realiza grandes coisas. A fé de uma criança pôs em ação uma cadeia de eventos os quais Deus recebeu a glória. Devíamos estar alertas às mesmas oportunidades hoje. O Senhor pode realizar milagres através de nossas pequenas ações”. Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD.

    Regras prática para professores

    Os professores precisam se colocar no lugar dos seus alunos e tentar sentir o que eles sentem, pensar como eles pensam e vivenciar o que eles vivenciam. Deixar de lado o fato de já conhecerem a lição, sempre lembrando de que os alunos não conhecem. Não podem permanecer em seu próprio mundo, tentando lhes falar através de um grande abismo, como se eles estivessem distantes. Tentem tocar o mundo em que eles vivem. O processo de ensino se tornará uma grande aventura. Texto adaptado do livro Educação que é Cristã, CPAD.

    Atividades

    Você vai precisar de círculos de cartolina, lã, caneta hidrográfica, tesoura, cola branca e cola colorida.

    Procedimento:

    1º Passo
    Recorte vários círculos de cartolina.

    2º Passo
    Coma a fita adesiva fixe o palito de churrasco atrás do círculo.

    3º Passo
    Passe cola branca em outro círculo e fixe no primeiro, na parte onde está o palito afixado. Desenhe uma carinha feliz de um lado e uma triste do outro.

    4º Passo
    Distribua entre as crianças: fios de lã, cola colorida.

    5º Passo
    Ajude-os a fazer o cabelo, e peça-os para fazer as gotinhas no rostinho triste, que representaram à doença.

    Comente com as crianças que Naamã ficou muito triste quando ficou dodói. Mas depois que Papai do céu o curou ele ficou muito feliz.

    Desenvolva a seguinte brincadeira com as crianças: quando você disser: Naamã ficou doente! Elas deverão mostrar a carinha que representa a tristeza, Papai do céu curou Naamã, deverão mostrar a carinha que representa a felicidade.



    › Veja Mais: Lição 9 - Papai do céu me dá saúde (Naamã)
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 9 - Papai do céu me dá saúde

    Quem for fazer a atividade sugerida pela CPAD pode pegar molde de carinhas no Forum CLIPARTS:
    http://www.escoladominical.net/forum...php?36-Clipart

    Aqui tem desenhos/figuras/atividades sobre a história de Naamã:
    http://www.escoladominical.net/forum...igo-Testamento
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    Pry está desconectado Avatar de Pry
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    96

    Olá queridos(as) professores do Maternal.

    Pra mim se constitui uma imensa alegria quando posso contribuir com o portal.
    Minha participação aqui não é constante, pois também trabalho junto ao meu esposo no pastoreio de jovens de nossa cidade.

    Já vim pensando nessa lição há duas semanas e isso fez com que minha cabeça fervilhasse de ideias.
    Espero que seja útil e aplicável a todos vocês que trabalham com essa maravilhosa faixa etária.

    * Recepção - Vou recepcionar as crianças vestida como uma enfermeira, já que nossa lição fale sobre saúde. Tenho um jaleco em casa, fiz um chapéu de origami e uma amiga, que está estudando medicina, vai me emprestar o estetoscópio dela.
    Vou deixar as crianças ouvirem o coraçãozinho uma da outra, acho que eles irão amar.
    Você pode comprar aqueles estetoscópios de plástico, nas lojas de R$ 1,99, ou até mesmo fazer em EVA.
    Na internet você encontra vários modelos.
    Segue um modelinho que encontrei na internet.
    12939998341.jpg

    Segue a foto do chapéu que fiz e o link do vídeo que ensina a fazer. É muito fácil.
    Enfermeira.jpg



    * Para a memorização do versículo, fiz esse cartaz.
    Imprimi em papel com 120gr bege e colei algumas coisinhas, tais como: algodão, bandagem e cartela de remédios. Ficou bem legal.
    O arquivo para impressão está abaixo.
    Versículo.jpg

    * CLIQUE NA IMAGEM PARA SALVAR E IMPRIMIR TAMANHO GRANDE*
    Cartaz MATERNAL.jpg

    *Para o lanche, vou repetir a receita das bolachinhas em formato de bonequinhos.
    Só que dessa vez, vou acrescentar pintas vermelhas (glacê) para simbolizar a lepra.
    Nesse link, você pode verificar a receita do docinho.

    http://www.escoladominical.net/showt...u-Ad%E3o-e-Eva

    Para o glacê vou fazer essa receita (vou experimentar, ainda não fiz). Vou colocar corante vermelho.
    http://tudogostoso.uol.com.br/receit...-biscoito.html

    * Para o louvor, vou ensinar esse corinho. Não conhecia, mas já aprendi.
    Dá pra fazer esse mesmo recurso visual, que é bem fácil.


    * Para a história, vou fazer bonecos articulados, como esses:
    http://www.blogdaebi.blogspot.com.br...rticulado.html
    Assim que estiverem prontos, mostrarei pra vocês.

    Já fiz o Rio Jordão.
    Cobri uma caixa de sapatos com bastante TNT e colei alguns peixinhos.
    É bem fácil e fica uma graça.
    Rio Jordão.jpg

    * Para a recapitulação da história, fiz esse recurso abaixo. É bem simples.
    Comprei 2m de TNT azul, colei com cola quente ao redor de um bambolê e pronto!
    Pra ficar mais bonitinho, colei alguns peixinhos.
    A criança entra ali dentro e a profa pode contar até 7 (sete), enquanto a criança faz de conta que mergulha.
    Vou colar alguns selinhos vermelhos redondos (uns 3) pra dizer que é a lepra, e quando a criança der o último "mergulho" retiro os selinhos.
    Se você tiver uma piscina de bolinhas, também pode utilizar pra fazer essa recapitulação.
    Rio.jpg

    * Para a atividade de fixação, vou fazer conforme indicado aqui no Portal.
    As crianças apenas pintarão o Naamã.
    Vou levar os copinhos furados e com os peixinhos colados, pra apenas colar o Naamã no palito na hora.
    Esta atividade também servirá de lembrancinha.
    http://www.escoladominical.net/showt...hp?906-Naam%E3

    Segue uma fotinho de como ficaram.
    Lembrancinha.jpg

    Esse é o material que preparei, e estou preparando para a EBD.
    Quando estiverem prontos os demais materiais, trago pra vocês verem.

    Nossa EBD está com um problema de frequencia.
    Nos últimos domingos tem vindo apenas um aluno. Já mandei algumas mensagens para as mães e vou reforçar o aviso na sexta, para que tragam suas crianças.
    É um trabalho maravilhoso, mas que exige muito empenho, dedicação e oração.
    A recompensa? É ver um sorriso lindo de uma criança, é ler um relatório da escola secular de uma aluna sua, relatando que ela falou em classe que a escola que mais gosta é a EBD.
    Isso não tem preço. Fora a recompensa que será entregue em nossas mãos pelo próprio Senhor.

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Tia Pry,
    O planejamento dessa aula está super legal!
    As crianças vão amar!
    Obrigada por compartilhar aqui no Portal. Certamente vai ajudar muitas outras profas.!
    Que Deus abençoe seus pequeninos e que essa classe fique mais firme e cheinha de crianças pra Jesus.
    Bjs**
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Pry está desconectado Avatar de Pry
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Blumenau - SC
    Posts
    96
    Olá...

    Ontem fiz as bolachinhas, que por sinal ficaram uma gostosura e tb muito fofas.

    DSC02126.jpg

    Segue a receitinha:
    - 3 ovos
    - 500gr de farinha de trigo
    - 300gr de açucar
    - 250gr de margarina
    - 2 colheres (chá) fermento em pó

    Misturar todos os ingredientes.
    Abrir em superfície enfarinhada.
    Corte com cortador próprio para biscoitos e pincele com ovos batido (caso não for usar o glacê).
    Enfeite com açúcar cristal ou confeitos coloridos e leve para assar em forno pré aquecido em forma untada e enfarinhada.
    Variações:
    Juntar castanhas do Pará ou nozes moídas, canela em pó, cravo em pó à massa.


    Para o glacê bati uma clara na batedeira muito bem batida, adicionei algumas gotas de limão e depois uma xícara de açúcar.
    Bata mais um pouco e pronto!
    Adicione o corante alimentício na cor que desejar.
    Utilizei um saquinho plástico com um furo bem pequeno pra poder desenhar o rosto e as manchinhas.

    ---------------------------------------------------------------------------------
    *Fiz os bonecos articulados para a história, ficaram fofos. Para a confecção utilizei garrafa pet, TNT, bola de isopor, EVA,olhos móveis e marcador.
    **Acabei esquecendo de fazer um boneco, vou utilizar um boneco (Ken) que tenho...

    Para a lepra de Naamã vou utilizar bolinhas de massinha de modelar. Na hora em que ele dá o último mergulho, retiro as manchinhas.
    Tenho uma casinha que já utilizei em outra aula e utilizarei para ser a casa do profeta.
    Neste link tem uma foto da casinha. http://www.escoladominical.net/showt...us-d%E1-amigos

    Vou levar um baú pequeno com coisas de ouro (bijuterias) e tecidos para simbolizar o presente que Naamã levou para o profeta.

    DSC02128.jpg

    Se tiverem alguma dúvida podem deixar um comentário aqui.
    Que Deus abençoe a todos!


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •