Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 7 - O Rei Mais Famoso (Salomão)

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Talking Lição 7 - O Rei Mais Famoso (Salomão)

    Lição 7 - O Rei Mais Famoso
    _Lição 7 - Juniores.jpg



    Texto Bíblico: 1 Reis 5.1-11.13
    Objetivo: Explicar que devemos cultivar uma boa fama, a fim de que as pessoas possam ver Jesus em nós.

    Tias e Tios,
    Nessa lição Salomão constrói sua mais bela obra, que é o Templo para o povo de Israel.
    Aqui no Portal fizeram a indicação de um filme de 5 minutos no Youtube com o Templo. Seria muito legal se vc pudesse projetar na sua classe! Ficaria uma aula mais viva.



    O Versículo Chave está em 4 cartazes na forma de uma lâmpada.
    Na revista do Prof. tem a idéia de se cortar o texto em pedacinhos e levar para as crianças montarem a sequência. Vc mesma pode fazer no Word, imprimir e recortar, é bastante simples. Vai sar uma atividade útil para memorização, pois o versículo, embora de texto fácil, é um tanto longo.

    Também os cartões de versículo estão no mesmo formato.

    Como atividade, trouxe para os Juniores pintar, recortar e montar um Menorah - aquele candelabro de velas que iluminava o templo, reforçando que hoje devemos refletir a Luz de Cristo neste mundo, em nossas palavras e ações. Encontrei registros informando que:
    "Esta lâmpada fica hoje em dia nas sinagogas, conhecida como ner tamid (literalmente: a lâmpada contínua; normalmente traduzida como a chama eterna), este tipo de chama também é vista nas Igrejas católicas. Onde representa a chama eterna do Espírito Santo. O menorah do Templo tinha sete braços. Após a destruição do Templo, uma tradição foi criada: a de não duplicar nada que tivesse no Templo antigo, assim foram criados os menorah de nove braços. Embora o uso de menorah de só seis braços é popular até nossos dias."

    Espero que sua aula seja imensamente abençoada!
    Abraços, Sandra


    › Veja Mais: Lição 7 - O Rei Mais Famoso (Salomão)
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por SandraMac; 01-07-13 às 08:06 PM.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 7 - O Rei Mais Famoso

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 07 - O Rei mais Famoso
    Texto Bíblico: 1 Reis 5.1-11.13

    Prezado professor, os filhos de Deus foram chamados para refletirem a Luz de Cristo, e as crianças estão incluídas nesse chamado. Explique aos pequenos que, como cristão, devem ter boa fama e deixar a luz de Deus brilhar através deles.

    Um cristão deve brilhar tanto em sua vida que qualquer pessoa que conviva com ele conheça o evangelho. Sua conversa deve ser de um jeito que todos ao seu redor percebam claramente quem ele é e a quem serve.

    Luzes são planejadas para orientar. Temos de ajudar aqueles ao nosso redor que estão na escuridão. Temos de declarar-lhes a Palavra de vida. Devemos mostrar aos pecadores o Salvador, e aos fracos, o divino lugar de descanso. Os homens às vezes leem suas Bíblias e não entendem; devemos estar preparados como Filipe (At 8.26-28), para instruirmos a pessoa que pergunta acerca do significado da Palavra de Deus e do caminho da salvação.

    Luzes também servem para alertar. Em nossas rochas e bancos de areia, um farol deve ser levantado. Os cristãos devem saber que muitas luzes falsas mostram todos os lugares do mundo, e, portanto, a verdadeira luz é necessária. Satanás e seus subordinados estão ansiosos para levantar a luz errada, iluminando o caminho da destruição. Levantemos a luz verdadeira sobre todas as rochas perigosas, a fim de mostrar todo pecado, e dizer para onde ele conduz.

    Luzes também têm uma influência muito alegre, e assim acontece com os cristãos. Um cristão deve ser um consolador, com palavras bondosas nos lábios e simpatia em seu coração. Ele deve transmitir o brilho do sol onde quer que vá e espalhar felicidade ao seu redor” (Texto extraído do livro O Melhor de Charles Spurgeon,CPAD).
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3

    Re: Lição 7 - O Rei Mais Famoso (Salomão)

    OLÁ PESSOAL!
    NO LINK ABAIXO TEM ALGUNS DESENHOS SOBRE SALOMÃO... CONFIRA!!!

    http://www.escoladominical.net/showt...?929-Salom%E3o

  4. #4
    TÂNIA MOREIRA está desconectado Avatar de TÂNIA MOREIRA
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Posts
    3

    Re: Lição 7 - O Rei Mais Famoso (Salomão)

    Como sempre os kits estão maravilhosos, tem me ajudado muito. Acho que a revista traz versículos muito grande para serem memorizados, algumas crianças tem dificuldades para memorizar, as que conseguem logo esquecem, nas aulas de recapitulação elas ja não se lembram mais, confesso q até eu não consigo guardar por muito tempo. Estou pensando em mudar, colocar versículos menores e mais conhecidos, mas q tenham tudo a ver com a lição, tenho alguns materiais, revistas anteriores q falam sobre o mesmo tema e a Bíblia de recursos para o ministério infantil q é uma benção nas vida de professores de EBD. Gostaria de saber a opin~ião das irmãs. BJS...........

  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 7 - O Rei Mais Famoso (Salomão)

    Oi, Tânia!
    Fui conferir o texto áureo das 13 lições e em 4 delas o texto é mesmo muito grande. Nesses casos, acho que vc pode sim modificar e colocar um texto menor, dentro do contexto da lição. Tente utilizar música para fazer a memorização e joguinhos, isso ajuda bastante!
    Muitas vezes eu não gosto é da versão adotada pela CPAD. Teve um trimestre inteiro que eu mudei a versão dos versículos, adotando a mais conhecida.
    Creio que a profa. tem essa liberdade se ela achar mais conveniente para sua turminha.
    Bjs, Sandra


    Citação Postado originalmente por TÂNIA MOREIRA
    Como sempre os kits estão maravilhosos, tem me ajudado muito. Acho que a revista traz versículos muito grande para serem memorizados, algumas crianças tem dificuldades para memorizar, as que conseguem logo esquecem, nas aulas de recapitulação elas ja não se lembram mais, confesso q até eu não consigo guardar por muito tempo. Estou pensando em mudar, colocar versículos menores e mais conhecidos, mas q tenham tudo a ver com a lição, tenho alguns materiais, revistas anteriores q falam sobre o mesmo tema e a Bíblia de recursos para o ministério infantil q é uma benção nas vida de professores de EBD. Gostaria de saber a opin~ião das irmãs. BJS...........
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6
    SelmaSanders está desconectado Avatar de SelmaSanders
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    CAUCAIA-CEARÁ
    Posts
    10

    Re: Lição 7 - O Rei Mais Famoso (Salomão)

    SALOMÃO E A RAINHA DE SABÁ

    Navegando num magnífico navio, a Rainha de Sabá estava a caminho da Terra de Israel, em visita ao Rei Salomão – o mais sábio de todos os homens.

    De repente, ela prendeu a respiração, pois uma visão de insuperável esplendor atraiu seu olhar. Ao longe, viu uma estrela deslumbrante surgindo das espumas do mar. À medida que se aproximava, a estrela emergente parecia ir se transformando numa linda flor, faiscando com o brilho de muitos matizes e cores.

    "Não pode ser outro senão o famoso Palácio de Cristal," exclamou a Rainha de Sabá. Ansiava por ver esta deslumbrante obra.

    "Apressem-se!" ordenou, impaciente, aos remadores.

    Finalmente o navio ancorou junto à praia de uma pequena ilha. Lá a Rainha de Sabá e seu séquito foram saudados por uma hoste de arautos e oficiais, que se postavam dos dois lados da alameda que levava ao palácio. Entre eles destacava-se um homem , cujas vestes reais, porte e maneira, superavam todos os outros em beleza e nobreza.

    "Ora veja, descobri o Rei Salomão," pensou ela, enquanto se ajoelhava graciosamente diante do nobre varão.

    "Por que te ajoelhas, Ó Rainha?" perguntou ele.

    "Pois não és tu o grande Rei Salomão?"

    "Não, Majestade; sou apenas um de seus oficiais aqui enviado para dar-te as boas-vindas às nossas pacíficas praias. E agora, sobe na carruagem real, minha Rainha e eu te levarei ao Rei.
    "Oh," pensou a Rainha de Sabá, "se um simples servo de Salomão é tão nobre assim, o rei deve ser verdadeiramente divino!"

    As portas da sala do trono foram escancaradas, Na soleira permaneceu petrificada a Rainha de Sabá, totalmente maravilhada! Estava num palácio feito do mais puro cristal. A luz do sol se infiltrava nas transparentes paredes que a difundiam em mil brlhantes matizes. Cada jóia na coroa, no trono e no cetro reais atraia a luz como um imã e a refletia em empolgante esplendor. Ao longe, podia-se vislumbrar o mar azul que, através das paredes translúcidas, dava a impressão de que o palácio estava construído sobre as suas ondas.

    Finalmente a Rainha de Sabá encontrou palavras para expressar a sua admiração:

    "Se eu não estivesse neste salão contigo, pensaria que teu trono se erguia sobre as próprias águas do mar."

    Então ela avançou lentamente através da grande sala real para receber a saudação e a bênção do Rei Salomão. Após a troca de cumprimentos a Rainha tomou assento num lugar de honra junto ao trono e dirigiu as seguintes palavras ao Rei:

    "Tu grangeaste amplo renome por tua sabedoria. Deixa que te proponha algumas adivinhações para ver se de fato és tão sábio como todo mundo afirma.

    "Podes perguntar, minha Rainha," disse o Rei Salomão.

    A Rainha de Sabá colocou o primeiro enigma:

    "Dize-me, sábio Rei Salomão,
    Que águas são essas, que não
    Nascem da pedra, chão ou monte.
    E embora venham da mesma fonte,
    Ora amargas, ora doces são?"

    O Rei Salomão ficou pensativo por um momento e então respondeu:

    "As lágrimas não vêm do chão,
    E é doce o pranto da emoção
    Feliz. Amargo é o pranto,
    Da dor, tristeza e desencanto."

    A rainha sorriu diante da rápida resposta e logo lhe propôs outro:

    "A minha mãe me deu um dia
    Presentes dois – que alegria!
    Um veio do alto mar infindo,
    Guardado num estojo lindo.
    O outro veio das entranhas
    Escuras, fundas, das montanhas."

    A resposta de Salomão veio quase sem qualquer hesitação:

    "Finas pérolas, brilho irisado,
    Ricos anéis, ouro lavrado.
    Beleza pura e poder do ouro.

    Rainha, adivinhei o teu tesouro?"

    A pergunta era desnecessária, já que o Rei Salomão sabia que havia acertado a resposta do enigma. A Rainha de Sabá concordou sorridente e apresentou o terceiro:

    "Rei, muito sábio, tu podes dizer:
    Quem, sepultado vivo, no fundo
    Da terra, longe do sol e do mundo
    Morre – e no entanto, torna a viver?"

    A sabedoria de Salomão não falhou também desta vez, quando respondeu:

    "A sementinha sepulta no chão
    Faz nascer a espiga, o dourado grão.
    E aquele que ali a enterrou
    Colheu boa safra e se regalou."

    A Rainha de Sabá prosseguiu:

    "O que é que gira alegre no ar:
    Caindo do céu no chão, sua pureza
    Se vai e morre toda a beleza?"

    O Rei Salomão respondeu:

    "A neve, caindo do céu distante,
    Desce à terra, leve e dançante.
    O homem pisa na sua brancura.
    E acaba com a sua beleza pura."

    A Rainha de Sabá não resisitiu à vontade de fazer mais uma pergunta:

    "Dize-me, Rei e responde-me logo:
    Dádiva da natureza ao fogo,
    Que rios ocultos sob terra e monte,
    O homem bendiz; e bendiz sua fonte?"

    O Rei então respondeu:

    "Dum solo da mais rica natureza,
    Brota, faiscante, da profundeza,
    Óleo precioso, que então alimenta
    O fogo que ao mundo ilumina e esquenta."

    A Rainha de Sabá estava maravilhada com a sabedoria do Rei Salomão e as suas perspicazes respostas. Pensou bastante numa maneira de espantá-lo e finalmente disse aos seus servidores:
    "Vamos pegar os meninos e meninas que trouxe comigo e os vestiremos com roupas extamente iguais. Então veremos se o Rei será capaz de distinguí-los uns dos outros."

    Dito e feito. A Rainha trouxe um grande grupo de crianças diante do Rei Salomão. Estavam todas vestidas exatamente iguais. Era impossível distinguir os meninos das meninas só pelo olhar. O Rei Salomão deveria inventar uma maneira de separá-los.

    Examinou pensativo as crianças paradas à sua frente. Súbito, chamou seus servos e mandou que trouxessem baldes com água e os colocassem diante de cada criança.
    "Agora, queridas crianças, só o que precisam fazer é lavar suas mãos com a água que mandei colocar à sua frente."

    Mas o Rei Salomão avisara seus servos para não fornecer toalhas a elas.

    O Rei observava as crianças enquanto cumpriam sua ordem. Quando terminaram de lavar as mãos, olharam em volta mas não viram as toalhas. Algumas criancas começaram a secar as mãos nos seus aventais.

    O Rei Salomão pensou: "Essas são meninas, porque elas estão acostumadas a enxugar as mãos nos aventais; mas os outros, parados sem jeito, com a água pingando das mãos, certamente são os meninos!"

    Então o Rei mandou todos os meninos ficarem de um lado do seu trono, e as meninas do outro lado e disse à Rainha de Sabá:

    "Aqui à minha direita estão os meninos e à esquerda, as meninas."

    A Rainha de Sabá não podia conter sua admiração pela sabedoria do Rei Salomão. Dirigindo-se aos seus astrólogos e conselheiros, exclamou:

    "Estou tão feliz de ter feito esta longa viagem para ver o Rei Salomão, pois ele é na verdade o mais sábio de todos os homens!"

    E então a Rainha de Sabá desceu de sua cadeira e curvou-se ajoelhada diante do trono do Rei.

    "Tu és abençoado por D’u, pois nenhum mortal jamais andou sobre a terra com tal sabedoria como a tua," disse a Rainha reverentemente.

    "Levanta-te, minha Rainha," disse o Rei. "Vamos à recepção que preparei em tua honra."

    No suntuoso salão de banquetes estavam reunidos os ministros de Estado e os homens sábios do Sanhedrin que o Rei havia convidado para o festim.

    Quando a rainha de Sabá entrou, viu o magnífico salão de refeições, as mesas faiscando de ouro e prata, carregadas de finos manjares, as vestes suntuosas que envergavam o Rei e seus cortezões e os nobres e veneráveis semblantes de todos os presentes, ficou cheia de espanto e admiração pelo esplendor da corte do Rei Salomão. Nos seus sonhos mais arrojados ela não imaginara nem metade do esplendor e da sabedoria que veio a conhecer.

    "Bendito seja o D’us de Israel!" exclamou a Rainha de Sabá.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •