Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

  1. #1
    ROSEMARY MATOS está desconectado Avatar de ROSEMARY MATOS
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Posts
    1

    INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

    Comecei a ensinar agora a faixa etária Juvenis, e contaram-me que muitos deles deixaram de frequentar a escola dominical depois que uma determinada professora saiu. Como faço para incentivá-los a voltar a participar???


    › Veja Mais: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

  2. #2

    Re: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

    Querida irmã,
    Que tal você fazer uma visitinha a cada um dos seus alunos. Aos faltosos leve um cartão dizendo que ele está fazendo falta na EBD e que você o espera no próximo domingo. Como está a ornamentação da sala? Se estiver terminando a revista, aproveite para fazer novos cartazes e incentivos com o tema da próxima revista e ore por cada um deles. Não desanime, prepare aulas bem interessantes e você em breve estará colhendo os frutos. Deus a abençoes!

  3. #3
    irnJunior está desconectado Avatar de irnJunior
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Posts
    5

    Re: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

    Bom dia, a Paz do Senhor.

    Sou professor de Adolescentes em Aracruz.
    Primeiramente faça uma análise de como são suas aulas: Se os alunos participam ou não, se eles ficam doidos para dar o horário do término, porque estão de sacos cheios da aula, se ficam falando o tempo todo não dando atenção ao professor, se ficam emburrados o tempo todo, etc.
    Caso algum dos itens que citei acima esteja acontecendo, ops! isso é um problema!
    Tente mudar a dinâmica das aulas.

    Trabalho com os adolescentes há mais de 6 anos, e muitos deles quando chegam a completar os 18 anos nao querem sair da sala. Tem "adolescente" de 19 anos na minha sala ainda pq não quer sair. Muitos alunos meus dizem que não querem trocar de sala, simplesmente porque dizem que as aulas são um pouco chatas, etc. e preferem eu e outro professor que trabalha comigo na sala ministrando as aulas.

    Uma pergunta: Os alunos não querem ir à sala de aula porque gostavam do outro professor? OPS! Será que gostavam do professor como "pessoa" ou do professor como "professor"? Com certeza é a segunda opção, porque se fosse a primeira, bastava os alunos tirarem umas férias curtindo ao lado do outro professor o tempo todo, pronto! Resolveria os problemas, você continuaria dando aula e os alunos assintindo normalmente a todas as aulas. Mas infelizmente não é essa a realidade.

    Visitar alunos, mandar cartas, decorar as salas de aula, isso ajuda sim e muito, mas o que resolve mesmo, com os adolescentes nessa faixa de idade, é a forma de ministrar as aulas. É isso que faz a grande diferença!

    Vai algumas dicas minhas pra vc ter uma aula mais saudável e mais atraente:

    1 - Não faça de sua sala de aula como se fosse um pulpito, ou um culto de doutrina. Isso não atrai a atenção deles. Pelo contrário, muitos irão querer desistir de assistir as aulas.

    2 - Seja amigo de todos. Não seja aquele professor chato que só vive brigando e chamando a atenção mandando os alunos "calarem a boca"!. Converse, mas não deixe ser dominado.

    2 - Seja descontraido de vez enquando (tente nao fugir do assunto da lição) contando histórias, brincadeiras (Isso ajuda muito desde que feitos com sabedoria), ou experiências que aconteceu com você, tudo isso como se realmente estivesse entre amigos (e na verdade é).

    3 - Sempre tente levar as lições com a vida atual. Mesmo que seje aulas de histórias bíblicas, tente sempre fazer comparações com os dias atuais.

    4 - Seja um professor SEMPRE ALEGRE e descontraído. Além de ter uma aula feliz, isso faz com que os alunos se envolvam mais com o professor.

    5 - Faça perguntas a eles sobre o dia a dia deles nas aulas da EBD. Ex: Se a lição fala de amizade, procure saber deles como tem sido as amizades nas escolas, igreja, etc. Peça para que contem experiências do dia a dia. Além de ajudar na participação do aluno nas aulas, o professor tem uma prévia de como pode ajudar a orientá-los.

    7 - Estude e fique sempre por dentro da atualidade. Pesquise sobre o que os adolescentes mais gostam de fazer, pesquise sobre todas as ferramentas de internet que existem, etc.

    8 - Crie dinâmicas na sala de aula para atrair a atenção dos alunos.

    9 - Promova momentos de lazer entre eles, e se possível, ao final de cada trimestre, leve premiações aos mais dedicados.

    10 - E por fim ore para que Deus abençoe a vida deles e as suas aulas.

    Essas são algumas dicas que na minha opinião são a chave para um bom sucesso nas salas de aula.
    Seguindo essas dicas, com certeza os alunos não vão querer que você seje substituído. rsrs.

    Um forte abraço espero ter ajudado.
    Que A Paz de Cristo esteja em seu coração!

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

    Prof. Junior,
    Excelente suas dicas! O Forum dos Adolescentes será muito enriquecido com o seu compartilhar!!
    Deus abençoe! Abraços,
    Sandra
    Citação Postado originalmente por irnjunior
    Bom dia, a Paz do Senhor.
    Sou professor de Adolescentes em Aracruz.
    Primeiramente faça uma análise de como são suas aulas: ......
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    Flavinho está desconectado Avatar de Flavinho
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Bocaiúva- MG
    Posts
    13

    Re: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

    Paz, minha cara irmã!
    quando comecei a lecionar na classe da minha igreja, eu tinha apenas cinco alunos, e mesmo assim eles não queriam ir à classe. alguns deles iam à igreja e ficavam junto com os jovens, ou nem iam! logo no primeiro trimestre eu consegui duplicá-los! os que iam na classe dos jovens voltaram e os que não iam foram aparecendo! de repente, a surpresa! eles mesmos começaram a convidar outros amigos para participarem! hoje conto com vinte e cinco sem falar no número de visitantes, e de alunos que toda aula um se matricula!
    O segredo está no tratamento individual que disponho a todos eles! procuro saber do gosto de cada um, daquilo que não gostam,do que cada um passa em casa (aliás, a maioria de nossos adolescentes passam por um problema, por menor que seja em casa ou no se ambiente fora da igreja), como foi sua semana na escola , etc.
    Quando você consegue se aproximar dos seus alunos, aí conesegue saber suas dificuldades! Após isso, fica fácil saber em que campo atuar!
    conquistar seus alunos é algo trabalhoso! mas vale a pena! não seja apenas professora deles! eu disse isso no fórum e direi aqui pra vc! seja o que eles precisarem! seja a heroína deles! se eles precisarem de mãe, seja mãe! se precisarem de uma amiga, seja esta amiga! se precisarem de uma pastora, seja! cao precisem de uma psicóloga, seja!
    na verdade, é mais fácil ser um pastor que um professor! digo por experiência própria! Meus alunos confiam tanto na minha pessoa (honras e glórias a Deus) que quando alguém traz uma novidade que eles não conheçam, eles nunca perguntam ao pastor se aquilo é certo ou errado! perguntam a mim! Até mesmo o que o pastor prega, eles me dizem: Flávio: o pastor disse isso! é certo? está na Bíblia?
    Outra coisa: eu consegui junto ao departamento da EBD da minha igreja um movimento para todo fechamento de semestre: um torneio de conhecimento bíblico!
    modéstia à parte, adivinha quem ganharam o torneio deste primeiro semestre do ano?

    conquiste seus alunos, e eles também te conquistarão!
    Ore por eles o máximo que puder!
    E Mais : siga o conselho do apóstolo Paulo: ele dizia de seus discípulos: Meus filhinho, por quem ainda sinto as dores de parto; até que cristo seja gerado em vós! quer ter uma casse abençoada, sinta as dores por ela e Cristo será gerado neles!
    um grande abraço e que Deus a abençôe!

  6. #6
    cel está desconectado Avatar de cel
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2009
    Posts
    2

    Re: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

    Bom dia queridos irmãos

    Desde que me converti sempre trabalhei com as senhoras, casais da igreja, nunca com crianças
    Ano passado o Senhor me levou a assumir uma classe de 11-13 anos. Confesso que, às vezes tenho certa dificuldade pois são elétricos, discutem, falam pelos cotovelos. Mas quero dizer que estou maravilhada com o que Deus tem feito em nossas vidas. Tenho aprendido muito com eles. Uma coisa que fizemos e eles amaram foi um diário de oração.
    Ministrei a lição sobre oração (tipos) e depois confeccionamos cadernos para eles anotarem suas petições e todos os domingos depois da aula apresentamos a Deus nossas petições e já temos visto muitas respostas às orações.
    Tenho pedido a Deus que gere fé em seus coraçõezinhos e tem acontecido isso.
    Eles viram que Deus ouve suas orações e se importa com eles também. Glória a Deus

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

    Professores,
    Utilizem os meios do Sec. XXI para manter contato com seus alunos!


    1. No verso das fichas de matrícula anote também o whatsapp deles! Acho que provavelmente TODOS tem!!
    Ao longo da semana, envie um recadinho, bata um papinho rápido com seu aluno.

    2. Envie também 'torpedos' coletivos lembrando daquele evento, colocando o versículo chave da semana. Todo adolescente é vidrado em celular!

    3. A galera tem FaceBook - Twitter, então vamos add uns aos outros!

    4. Vc pode criar um grupo da sua turminha no Face e abrir um espaço para troca msgs do grupo.

    5. Se algum aluno NÃO TIVER os meios acima citados, não o exclua do seu sistema de contato!
    Ainda existem os Correios, lembra!!!!???
    Na segunda-feira, envie aquela sua cartinha especial, dizendo como é bom ter o aluno 'fulano de tal' na sua turma e como é importante estarem juntos aos domingos, estudando a Palavra de Deus!
    É emocionante receber uma cartinha do Professor!


    Para isso... tenham as fichas dos seus alunos bem atualizadas, com todos os dados certinhos!!
    Aqui tem modelos prontinhos pra vc usar na sua classe:
    http://www.escoladominical.net/showt...de-Matr%EDcula
    Bjs, Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #8
    Simone Avila está desconectado Avatar de Simone Avila
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Posts
    1

    Re: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

    estou iniciando o ministério, mas,já notei que é importante manifestar aos jovens a sua vocação para com a obra de deus.
    Eles ficam bem entusiasmados quando trabalhamos sobre como deus um dia vai usa-los na obra, uns cantores, outros missionários e assim vai indo.
    Bom é uma opinião e em cima disso trabalhar usando projetos,trabalhos diversos,visuais etc..
    A paz do senhor.

  9. #9
    M.E.P está desconectado Avatar de M.E.P
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    4

    Re: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

    Bom, Meninas!!!
    Trabalhar com Juniores (pré - adolescentes) e adolescentes não é uma tarefa bastante fácil,mas é muito satisfatória!!! Como coordeno junto com uma grande parceira ministerial temos sempre procurado atender de uma forma divertida, dinâmica e acima de tudo trasmitir a palavra de Deus.
    No começo do meu ministério eu achava que a minha "vocação" era com os pequenos... pois eu brincava, pulava me sentia uma verdadeira criança então até hoje os pequeninos vivem atrás de mim... mas de um tempo pra cá vi uma grande necessidade em trabalhar com os pré- adolescentes porque os adolescentes em minha igreja tem suas atividades que os pré - adolescentes queriam participar... então foi aonde que eu entrei!!!!

    Começei a fazer gincana dentro da sala de aula dividimos em grupos e assim as nossas aulas foram divertidas!!! muitos dos que estavam desanimados começaram a voltar!!!

    Promovi "Pescadores de Almas" - cada junior/adolescente tinham que evangelizar um dos seus amigos ou trazem para E.B.D, a partir daí o grupo começou a crescer bastante!!! eles convidavam seus amigos para participar e os amigos começaram a frequentar e no final tivemos as premiações dos pescadores de almas!!!

    Também fizemos Acampadentro - nossa eles gostaram muito disso e acabou que aproximou bastante o grupo!!!

    Festival dos Sagados e Doces - cada um deles tinham que levar um prato doce ou salgado e assistimos um filme e fizemos algumas brincadeiras... piquinique...

    Festival da Batata... eles gostam disso!!!

    Os meus alunos gostam muito sobre as aulas da Vinda de Jesus (dá pra explorar bastante esse tema), passei videos, fizemos debates, cada aula tem que ter um diferencial!!! Não deve cair na rotina!!!

    Fizemos um mural "Amigo de Oração" - cada um colocava os seus pedidos nesse mural e no final fizemos um amigo de oração valendo troca de presentes. Incentiva a eles a orarem uns pelos outros.

    Também fizemos "Uma Tarde com Deus"onde tivemos a participação do Ministério de Louvor da nossa igreja e um deles pregou para eles... ali foi tremendo porque eles aprenderam a levantar um clamor pelas familias deles e muitos choravam na presença do Senhor, e no final fizemos umas brincadeiras, foi muito bom esse momento.

    É isso, temos que envolve-los no amor, todas as oportunidades que vcs tiverem não deixem de ministrar a Palavra de Deus, eles também não gostam, já reparei isso, de histórias Bíblicas, eles gostam mesmo de estudo direcionados na Palavra (afinal muitos deles sabem essas histórias) , mas tudo o que vcs falarem tem que trazer para o dia - dia deles!!!

    Promove tbm um Cine Gospel pode até ser na sala de aula com pipoca e refri.

    E se assim Deus permitir que tal vcs tbm fazerem um culto dos Adolescentes???
    Cada um fica com uma tarefa, de organizar, de cantar, de pregar... aqui os Juniores e Adolescentes tem o seu culto e a igreja participa disso!!!
    É ótimo pra Deus revelar os dons dentro do corpo de Cristo.
    Abraços

  10. #10
    LidianeFrancielle está desconectado Avatar de LidianeFrancielle
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Goiânia
    Posts
    10

    Wink Re: INCENTIVAR ALUNOS A PARTICIPAREM DA EBD

    Fico maravilhada!

    Em ver a qualidade do material existente no portal e uma benção!
    Simplesmente edificante! Estava agora lendo as dicas de vocês e pensando como aplicalr com os nossos adolescentes e sei que sairemos vencedores nesse desafio!

    Fiquem na paz!

    Lidiane Francielle


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •