Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Esaú e Jacó

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    JACÓ luta com o anjo

    Citação Postado originalmente por rafaellicat
    Irmaos,
    Gostaria de saber se alguem tem a historinha de jaco lutando com o anjo para q possa ser ensinado às crianças; consegui apenas a atividade e estou com difilculdade na historia.

    fiquem na paz
    :D
    ___________________________
    *JACÓ LUTA COM O ANJO*

    Jacó era o tipo de cara espertinho, desses que gostam de levar vantagem em tudo. Mas Deus gostava demais de Jacó para deixá-lo nesse caminho de auto-suficiência, teimosia e obstinação.
    Era preciso colocar um freio naquilo.

    Então, certa noite o Senhor veio e lutou com Jacó e o deixou coxo de uma das pernas. Aquilo foi a reviravolta em sua vida. Até o nome de Jacó Deus mudou, passando a chamá-lo de Israel! A história toda você encontra na Bíblia, em Gênesis 32:24-32.

    A partir daquele dia, cada vez que Jacó mancava ele sabia que aquilo era um lembrete de que era Deus Quem estava no comando.

    Uma deficiência física foi necessária para tratar de uma deficiência de coração. Todos nós temos esse tipo de deficiência.
    Rebeldia, auto-piedade, amargura são apenas alguns dos sintomas.

    Jacó era assim, mas quando o Senhor tocou o nervo de sua coxa, ele se agarrou ao Senhor e disse: "Não Te deixarei ir se não me abençoares". Foi só perder seu apoio natural, e lá estava ele recorrendo a Deus! É, foi uma bela puxada de tapete!

    Mas Deus não o decepcionou. Foi só quando Jacó se achou inválido que descobriu o que realmente é válido, o que realmente tem valor

    http://www.stories.org.br/queroconta...s/00000020.htm

    ______________________________ ___________________
    *Jacó*

    A única descrição biográfica que Jesus deu de Si próprio foi, "Sou manso e humilde de coração" (Mt 11:29).

    Gênesis 32

    Gn 32:1-2 Outra prova do cuidado de Deus por Jacó. Deus envia um grupo de anjos ao encontro dele. Poderá ser de ajuda você abrir em algumas passagens sobre anjos. Sl 34:7, Dn 6:22, Hb 1:4 e 1 Pd 1:12. Nelas vemos que os anjos não são apenas servos de Deus (Hb 1:7) mas nos servem também. Eles estão ao nosso redor hoje (Hb 13:2). A palavra "Maanaim" significa dois arraiais ou dois exércitos. Um arraial era formado por suas esposas, filhos e por ele próprio. O outro era um guarda-costas formado por anjos! Será que estamos menos protegidos? não. Mas este arraial só é visto por nós pelo olhar da fé.

    Gn 32:3-7 Ao invés de confiar na promessa de Deus, e nos anjos de Deus, Jacó faz seus próprios planos. Ele envia servos para dizerem a seu irmão Esaú o quão rico ele está. Mas Jacó fica mais apavorado quando escuta que Esaú está vindo com um exército de 400 homens!

    Gn 32:8 Jacó divide sua família em dois grupos.

    Gn 32:9-12 Quase como uma lembrança de última hora, ele ora a Deus!

    Gn 32:13-23 Ele continua a armar estratagemas!

    Gn 32:24-32 Um homem o encontra e luta com ele. Jacó persiste em lutar e em atracar-se ao anjo (na verdade o Senhor) até que lhe seja dada uma bênção. Sua coxa é tocada e pelo resto de sua vida ele andou mancando (vers. 31). Quando chegamos ao fim de nós mesmos e o Senhor nos toca de algum modo que nos faça sentir nossa fraqueza, então nunca mais "andamos" do mesmo modo. O nome de Jacó é mudado, e também seu caráter. O Senhor nos mudou? Ou será que continuamos a mesma pessoa obstinada, presunçosa, que costumávamos ser?__________________________ ______________

    http://www.stories.org.br/chaday/ch0033.html


    › Veja Mais: Esaú e Jacó
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Esaú e Jacó

    Para o Maternal

    Visuais dessa História aqui, neste tópico:
    http://www.escoladominical.net/forum...igo-Testamento

  3. #3
    MirianMgalli está desconectado Avatar de MirianMgalli
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Posts
    18

    Re: Células de Crianças - Estudos

    Data: 25/10/2009
    Tema: Jacó e Esaú

    1- Revisão da lição anterior: Abraão e Isaque (faça algumas perguntas para as crianças)

    2- Objetivo: Ensinar às crianças que Deus não se agrada quando mentimos ou enganamos as pessoas.

    3- Quebra-Gelo: Você já mentiu ou enganou alguma pessoa? Como foi? Ela descobriu depois?

    4- Versículo para Memorizar: “Por isso deixem a mentira, e falem a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.“ Ef 4:25

    5- Leitura da Bíblia: Gênesis 25: 19-34, 27:1-46 e 33

    6-Mensagem: Isaque tinha quarenta anos quando casou com Rebeca. Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus. O Senhor ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida. E ela teve dois meninos. Os meninos cresceram. Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa. Isaque amava mais Esaú, Rebeca, por sua vez, preferia Jacó. Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo: — Estou morrendo de fome, por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí. Jacó respondeu: - Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho. Esaú concordou. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado. Um dia, Isaque, que já estava bem velho e havia ficado cego, chamou Esaú e pediu-lhe para que caçasse um animal, preparasse uma comida para ele, e depois que comesse, o abençoaria. Acontece que Rebeca escutou o que Isaque disse a Esaú. E ela queria que Jacó fosse abençoado, não Esaú, por isso pediu para que Jacó trouxesse dois cabritos para que ela preparasse a comida para Isaque. Aí Jacó disse à mãe: — O meu irmão é muito peludo, e eu não. Se o meu pai me apalpar e descobrir que sou eu, ele vai saber que eu estou tentando enganá-lo. Então ele vai me amaldiçoar em vez de me abençoar. Mas Rebeca já sabia o que fazer: pegou a melhor roupa de Esaú, que estava guardada em casa, e com ela vestiu Jacó. Com a pele dos cabritos ela cobriu as mãos e o pescoço de Jacó, que não tinha pêlos, depois entregou a Jacó a comida gostosa e o pão que ela havia feito para Jacó levar para seu pai. Quando Jacó chegou no quarto, Isaque disse: — Traga-me a carne da caça para que eu coma. Depois eu o abençoarei. Jacó serviu a comida ao seu pai. Isaque comeu, e bebeu. E em seguida, abençoou o filho Jacó. Logo depois, Esaú chegou, vindo da caçada. Mas quando entrou no quarto do seu pai, Isaque, soube que Jacó o havia enganado. Esaú ficou desesperado ao saber que seu irmão recebeu a bênção do pai. Mesmo assim Isaque também deu uma bênção para Esaú, mas não era tão especial como foi para Jacó. Esaú ficou com muito raiva, que prometeu se vingar do seu irmão, matando-o. Jacó ao saber disso fugiu, e Rebeca também foi castigada, pois nunca mais viu seu filho. Jacó foi morar com o seu tio Labão e acabou sendo enganado por ele: Jacó trabalhou na propriedade do tio para casar-se com a sua filha Raquel, mas o tio o enganou, e entregou Lia, a irmã de Raquel. Então Jacó teve que trabalhar mais alguns anos para poder se casar com Raquel, a quem ele amava. Passaram-se muitos anos, os dois irmãos, agora casados e com filhos, se reencontram, e fazem as pazes Jacó pediu perdão e Esaú o perdoa!

    7-Aplicação: Jacó sofreu muito porque mentiu e enganou o seu pai Isaque e seu irmão Esaú. E ele mesmo foi enganado pelo seu tio. As pessoas mentem e enganam os outros com muita facilidade, acham que isso não tem nada de mais. Mas mentir é um pecado como matar, não existe pecado grande ou pecado pequeno. Pra Deus tudo o que fazemos que prejudique o nosso próximo é pecado. A Bíblia diz que o pai da mentira é o diabo, por isso não devemos mentir porque somos filhos de Deus, e Deus é o pai da verdade.

    8- Exercício de fixação: Jogo da Mentira: O jogo começa com um dos participantes contando uma história, ou uma situação sendo que toda vez que a criança, que estiver de fora, disser mentira, quem está contando a história deve mudar totalmente o rumo. Por Ex: eu fui na praia e estava um sol bem gostoso - MENTIRA! - Bom na verdade, eu fui pra praia mas tava um frio de doer.... Outra versão: pedir para a criança contar um fato que aconteceu com ela, pode ser verdade ou mentira, e as crianças tem que adivinhar se ela esta falando a verdade ou não.

    9-Comunhão/ Encerramento


    http://miriangalli.blogspot.com/search/ ... 0Esa%C3%BA

  4. #4
    Esaú e Jacó: O encontro dos gêmeos
    HISTÓRIA PARA CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS
    Peguem aqui:
    http://escola-dominical-infantil.blo...os-gemeos.html


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •