Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Dança na Igreja

  1. #1
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45

    Dança na Igreja

    Hoje há muitas igrejas que promovem danças entre os jovens e os fiéis e dizem ser algo bíblico porque Davi dançou diante da arca e Mirian também, mas os irmãos acham certo haver danças na igreja? ou será que as igrejas não se contentam mais com a palavra e querem atrair fiéis a qualquer custo?


    › Veja Mais: Dança na Igreja

  2. #2
    ApSilva1 está desconectado Avatar de ApSilva1
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Posts
    1

    Re: Dança na Igreja

    A paz irmão.
    Creio que hajam várias formas de adorar ao Senhor, e a dança é uma delas.
    Somos livres na presença do Senhor e não devemos nos ater a protocolos, ou seja, tudo nos é permitido, mas tem tudo nos convém, quando a dança é de adoração ao Senhor não há problema nenhum, agora quando a pessoa diz que adora ao Senhor e demonstra em sua dança estar exibindo-se para com os irmãos que estão ao redor ela deve ser cessada e a pessoa orientada e/ou repreendida.
    Deus os abençoe.

  3. #3
    Lealson está desconectado Avatar de Lealson
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Socorro/SP
    Posts
    19

    Re: Dança na Igreja

    A PAZ DO SENHOR.

    Dança, um assunto um tanto polêmico.

    Davi ofereceu ao Senhor uma adoração em forma de dança.
    Mirian dançou e cantou louvando a deus após a travessia do mar vermelho.

    Não tenho nada contra danças e coreografias como forma de adoração e louvor a Deus.

    A única ressalva que faço é a seguinte:
    __nem Davi e tampouco Mirian dançaram no templo, creio que o templo é um lugar onde prestamos a Deus o nosso culto racional, e não nosso culto emocional, é o lugar onde com toda nossa percepção focamos nosso pensamento em Deus e lhe oferecemos o melhor que temos em análise racional, ou seja, pela razão e não pela emoção.

    Geralmente a dança demonstra um estado emocional e não racional, por isso creio que se a dança for de modo comedido e racional poderá ser sim utilizada como forma de adoração a Deus.

    Entretanto, muitas pessoas se utilizam da dança para demonstrar superioridade a outros e ainda mais grave, para demonstrar SENSUALIDADE... nesses casos não deve ser utilizada na igreja.

    Então, analisando pura e simplesmente a lógica da dança, embora ela seja um intrumento de adoração, deverá ser feita de modo a agradar a Deus e não aos homens, cabendo ao Pastor fiscalizar essas dança para verificar se estão dentro dos parâmetros religiosos. Estilos mundanos (funk, rap, samba, rock, jazz, etc, etc) não devem ser utilizados como parâmetros para dança.

    É isso!!!

  4. #4

    Re: Dança na Igreja

    Prezados irmãos:

    É a primeira vez que participo do debate, escrevendo. Tenho lido e me impressionado com o nível de conhecimento bíblico e até jurídico de alguns debatedores. Agradeço a Deus, por isto.

    Quanto ao assunto dança, faço os seguintes comentários:

    1. Usar a dança de Miriam, como base para tal prática: diante de um Mar se abrindo e fechando, qualquer um dançaria! Agora, usar essa expressão corporal em cultos, acho desnecessário;

    2. Como fui criada em uma igreja evangélica, até a minha adolescência via PROFESSORES DE CRIANÇAS usando gestos e expressões corporais para ensinar crianças a fixarem o ensino dos cânticos. Já jovem e até hoje, vejo quem trabalha com o MINISTÉRIO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS usando gestos (não dança) para expressar melhor a mensagem para os que não ouvem;

    3. como foi citado anteriormente, há o perigo da sensualidade, se o ministério da dança não for muito bem trabalhado;

    4. Para mim, cantar um cântico ao Senhor e prestar atenção em coreografia, ao mesmo tempo, me distrai.

    Agradeço a oportunidade que o portal nos dá, para expormos nossas convicções + a oportunidade de crescermos, lendo comentários de outros irmãos.

  5. #5
    CaBaldissera está desconectado Avatar de CaBaldissera
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Posts
    1

    Re: Dança na Igreja

    Paz queridos!

    Acredito que a dança é uma das formas de engrandecer o nome do Senhor.
    Eu entendo que dançar diante de Deus é na verdade expressar o meu louvor a Ele com todo o meu ser, com toda a minha força, com todo o meu corpo e não apenas com gestos.
    Faço coreogafia tanto com jovens como com crianças, e o meu foco principal é sempre a adoração a Deus. Nunca como uma apresentação. Isto é o que ensino quando falo sobre as músicas, que não devemos apenas cantar aquele louvor, ele deve ser do nosso coração. Não adianta a nossa boca falar uma coisa e nosso coração não querer expressar aquilo. Não é sincero.
    Por isto que acredito que a dança é uma das expressões de adoração, assim como o teatro e tantas outras formas de arte... Os textos bíblicos que aparecem em relação a dança são para nos ensinar que devemos louvar ao Senhor com tudo o que somos e expressar a nossa gratidão a Ele seja qual for a situação.
    Mas quando se trata de adoração com dança no momento culto, é regra: cuidado com a sensualidade.
    Começando pelas roupas que são usadas: nada de roupas justas, saias transparentes, blusas curtas e decotadas. Sempre que se for utilizar saia, seja o tamanho que for, é melhor usar por baixo uma calça larga, nada de usar legging. Tudo isto que falei é por experiência própria. Já fiz isto e no final acabei me sentindo mto mal, onde o próprio Espírito Santo ministrou comigo em relação as roupas para dança.
    Outro cuidado que devemos ter é a intenção do nosso coração: é para adorar ou dançar? Que propósito está no teu coração? Deus espera adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
    Irmãos, espero que eu tenha ajudado com as sugestões e contribuido para o reino!!!

  6. #6
    Denise22 está desconectado Avatar de Denise22
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Posts
    3
    Somos livres para louvar e adorar ao Senhor com santidade.
    a dança e uma forma de adoração sim! principalmente pra jovens
    sou MINISTRA de dança lider do MINISTERIO de dança na minha igreja
    e pra Gloria de Deus tenho tido muintas experiencias com Jesus atraves da dança
    dança é arte e toda arte pertence a Deus, eu acho que Deus deu a cada um o seu dom
    e nós somos livres para adorar cada um com o dom que Deus lhe deu, uns pregam, outros profetizam, outros tocam estrumentos, outros cantam, fazem teatro
    etc... quando fazem para o Senhor não olhamos pra criticas a não ser que seja construtiva pq certas criticas pode destruir com o ministerio
    de uma pessoa, se a Gisela não tivesse olhado somente para Deus hoje ela não teria o ministerio abençoado como ela tem
    Olhar somente para Deus e ouvir somente aquilo que pode edificar o meu MINISTERIO.
    Sou MINISTRA de dança e louvo ao senhor por isso.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •