Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Pré-Adolescentes

  1. #1
    MariGagno está desconectado Avatar de MariGagno
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    1

    Pré-Adolescentes

    Me ajudem, por favor.
    O que tratar com pré-adolescentes?
    Que palestras fazer?
    Nessa fase de mudança, como trabalhar com eles?

    Me ajudem!


    › Veja Mais: Pré-Adolescentes

  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Pré-Adolescentes

    Mari,
    Trouxe seu post para a Sala de Adolescentes, pois acho que tem mais a ver.... e aqui já existem outros Tópicos relacionados a eles.
    Sobre sua pergunta... em qual contexto seriam essas "palestras"?
    Qual periodicidade e qual tempo de duração?
    Não são encontros no âmbito da Escola Dominical?
    Vc trabalha com alguma revista de lições bíblicas?
    As 'palestras' poderiam ser ref. ao tema do trimestre...
    Seria bom também fazer um levantamento de assuntos que preocupam essa faixa etária diretamente com eles, e trazer Psicólogos cristãos, Pediatras cristãos, Pastores, etc para abordar essas questões..
    E, também, ouvir quais são as dificuldades dos pais em lidar com as mudanças próprias dessa faixa etária....
    Sua pergunta é muito abrangente, então seria bom nos dar mais detalhes.
    Espero que outros Professores - e pais de Pré-Adolescentes - vejam seu pedido e deixem aqui seus comentários.
    Bjs,
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    Tia Jane está desconectado Avatar de Tia Jane
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Posts
    7

    Re: Pré-Adolescentes

    sabe sou mae de pre e de adolescente....oq eles menos gostam sao de serem tratados como crianças,afinal de contas eles estao pulando uma fase....axo q nessa fase da vida eles gostam de fazer atividades q gastam energias,...palestras só n ira resolver ....tm q ter atividades fisicas de vez enqundo

  4. #4
    Celtx está desconectado Avatar de Celtx
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    1

    Re: Pré-Adolescentes

    Estou trabalhando este semestre com os Pré-adolescentes e percebo que eles gostam muito de movimento.
    Gostam muito de falar, de colocar suas idéias, de serem ouvidos.
    Eles são elétricos, é preciso ter um pique daqueles.
    Lanço um tema e conversamos sobre o mesmo.Ouço a opinião deles e me surpreendo.
    Gostam de dramatização, jogos bíblicos.
    Tem sido uma experiência nova.
    Às vezes fico um pouco estressada mas tem sido muito bom estar com eles.
    Eles são sinceros, são lindos!

  5. #5

    Re: Pré-Adolescentes

    Olá, trabalho com adolescentes há algum tempo..
    Sugiro o envolvimento através de jogos bíblicos, tipo palavra oculta, descubra o versículo entre outros
    Os adolescentes gostam de disputas (gincanas).

    Portanto às vezes trabalho com debates onde criam perguntas para os outros responderem..
    Acho que seria legal criar um tribunal, onde poderiam discutir amplamente a diferença entre o caráter e as atitudes dos dois irmãos.

  6. #6

    Re: Pré-Adolescentes

    Olá a todos !

    estou trabalhando com um grupo de pré-adolescentes, idades entre 11 a 13 anos. Há no grupo 12 crianças e alguns meninos são muito agressivos nas palavras. Outro dia fiz uma dinâmica daquela de colocar as frases atrás das costas (frases muito simples como "tenho piolho, me ajude", "me mostre a língua", etc.) e depois dizer como foi a reação deles e como se comportaram. Na frase " me mostre a língua, por exemplo" o próprio menino com a frase nas costas fez o gesto para o outro (aquele do dedo do meio) :( . Na hora disse que o comportamento dele não era adequado e expliquei porque não devemos fazer este gesto.

    Bom, esta é a situação. Quero saber como posso trabalhar este tipo de agressividade, principalmente com palavras entre eles, alguma dinâmica específica, filme, enfim.... alguma ideia??

    obrigado desde já,

    Afonso

  7. #7
    Fernanda.Lima está desconectado Avatar de Fernanda.Lima
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    1

    Wink Re: Pré-Adolescentes

    Olá Gente trabalho com Pré-adolescentes a seis meses e percebo que eles gostam muito de se expressar, falar, de da idéias ou seja super ativos.
    No desenrolar da aula enquanto lemos, e debatemos sobre o assunto, são bem participativos dão opinioes, falam o que pensam e sempre me surprendem muito, com perguntas em relação a namoro, sexo,drogas, e ás vezes fico preucupada em relação aos seus conceitos e tenho uma preucupação muito grande em relação a isso, portanto queria ideias de como trabalhar com eles a luz da biblia, em relação a temas como esses.

    Tenho tido uma experiência única com eles e confesso que tenho aprendido muito com meus pimpolhos...rs
    Ás vezes me falta um pouco de paciência, mas graças Deus tenho conseguido conseguido lhe dar com eles.

    Quem tiver boas ideias me mandem!!
    Bjs

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Pré-Adolescentes

    Oi, Fernanda!
    Aqui mesmo neste Forum para Profs. de Adolescentes temos tópicos para troca de ideias, separados por tema, veja:

    - Namoro

    - Educação Sexual

    - Tatuagem

    - Sobre Drogas ninguem ainda criou um tópico, mas o tema é abordado na Sala de Prof. Infantil e Juniores:
    http://www.escoladominical.net/showt...hp?2593-Drogas

    As tias que tiverem materiais para compartilhar, favor postar nos referidos tópicos, de acordo com os temas.
    Brigaduuuuu!!!


    Citação Postado originalmente por Fernanda.lima
    Olá Gente trabalho com Pré-adolescentes a seis meses e percebo que eles gostam muito de se expressar, falar, de da idéias ou seja super ativos.........Quem tiver boas ideias me mandem!!
    Bjs
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9
    Tia Naty está desconectado Avatar de Tia Naty
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Posts
    3

    Re: Pré-Adolescentes

    este ano tb estou trabalhando com pré adolescentes. realmente não é fácil, pois exigem mais do que as crianças. Na minha igreja, é o primeiro ano que estão separados, e no começo não foi fácil, mais graças a Deus estamos indo muito bem e a cada dia que se passa mais ideias surgem para poder trabalhar com ele.

    O que vc pode fazer para trabalhar com pré-adolescentes:

    - faça festas periodicas, por exemplo a cada 3 meses com temas diversificados. Aqui fizemas festa tropical, festa brega.

    - Faça também o "Teen bom e Bíblia".

    O que é o teen bom de biblia?
    Por exemplo escolha 4 livros da biblia, os evangelhos (mateus, marcos, lucas e joão) e depois faça uma gincana, com torta na cara, soletrando biblico. premie os primeiros colocados.
    Vc vera que sera uma benção. Com certeza eles ficarm muito entusiamados em participar.

    Agora estamos fazendo o 1º seminario teen com eles, esta sendo uma benção.
    Eles são muitos curiosos em aprender a palavra de Deus, incentive-os a memorizar versículos da biblia.

    No final do ano teremos a formutura com direito a beca, coral, premiação dos destaques do seminario.

    Coloque se a disposição de Deus e com certeza ele te dara a novas ideias para trabalhar com esse lindo departamento.

  10. #10
    Carla Fideles Lopes está desconectado Avatar de Carla Fideles Lopes
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Fortaleza - CE
    Posts
    1

    Re: Pré-Adolescentes

    oi gente!!!
    estou no mesmo barco que vocês,comecei com a turma agora e não sei qual a melhor revista,forma de trabalhar,atividades,etc..
    gostaria de trocar mais informações,pois vejo que na sala do departamento infantil tem bem mais recursos,mais na dos adolescentes parece que temos menos professores(as),alguém pode me ajudar????

  11. #11
    Kyvia Raissa está desconectado Avatar de Kyvia Raissa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    3

    ajuda

    como tornar as minhas aulas mais dinâmicas? sou professora de pré-adolescentes!!

  12. #12
    Jó Medeiros está desconectado Avatar de Jó Medeiros
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Posts
    1

    Re: Pré-Adolescentes

    Este semestre estou trabalhando com pré-adolescente, e estamos estudando as divisões
    da Bíblia e seus livros. Estou com diiculdade para encontrar material de apoio.
    Se alguém tiver alguma coisa me ajudem. Obg!

  13. #13
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Pré-Adolescentes

    A Paz, Jó Medeiros!
    Já pesquisou o material deste Tópico OS LIVROS DA BÍBLIA?
    http://www.escoladominical.net/showt...os-da-B%EDblia


    Citação Postado originalmente por Jó Medeiros
    Este semestre estou trabalhando com pré-adolescente, e estamos estudando as divisões
    da Bíblia e seus livros. Estou com diiculdade para encontrar material de apoio.
    Se alguém tiver alguma coisa me ajudem. Obg!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  14. #14
    M.E.P está desconectado Avatar de M.E.P
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Posts
    4

    Re: Pré-Adolescentes

    Bom Meninas...
    Li alguns comentários de vcs e faço parte da coordenação do Ministério Infanto/Juvenil em minha igreja... trabalhar com pré- adolescente e adolescentes é uma tarefa não tanto complicada basta ter disposição, trabalho com todas as idades por isso a gente aprende de tudo um pouquinho.
    As crianças menores elas obedecem mais uma rotina do que os pré - adolescentes... eles são mais ação!!! Por isso falam mais... trocam mais idéias do que os menores.

    Dicas:
    Promova dentro da sala de aula competições (grupos/gincanas) sobre a Bíblia, a lição em que estão estudando... pois eles gostam disso!!! Mas que essas competições também promovam a unidade entre eles.

    Façam acampadentro + gincanas, Festival de batata ( batata frita/ Ruffles...) Piquiniques, Cine Gospel, Tarde com Deus... enfim eles irão amar!!!

    Não tinhamos muitos "Juniores" (é assim que chamamos) e eles eram muito divididos... tinham grupinhos entre eles quando começamos a fazer essas coisas sempre promovendo a unidade entre eles, o grupo cresceu bastante...

    Fizemos tbm "Pescadores de Almas" - cada Junior tinha que evangelizar um amigo durante a semana ou trazer esse amigo para igreja na Escola Domincal... eles ganhavam um peixinho feito de E.V.A (imã de geladeira) eles ficaram bastante impolgados que foi através disso o grupo cresceu!!! No final tivemos uma premiação de incentivo para aquele que tenhe mais peixinhos.

    Outra idéia ... vi isso num blog e vou começar esse ano de 2011 com eles!!! "Feirinha de Talentos" Faça uma planinha no Excel com os nomes dos alunos, cada junior que trouxer um amigo, evangelizar, trazer a Bíblia, participar das atividades e da aula, ter um bom comportamento ganha uma "dracma". A cada dez "dracma" eles trocam em talento (dracma poderá ser feito no Word tipo nota de dinheiro) e o talento (poderá ser feito de outra forma - um desenho de uma moeda ) no final do trimestre promova uma feirinha (peça ajuda dos irmãos da igreja para abençõarem com brindes : chaveiros, canetas...) ai eles compram os brindes com os talentos que eles ganharam durante o trimestre.

    Aproveite para feriados, finais de semana, para que o professor se envolva mais com os alunos... reúnam em alguma casa para assistirem filmes... conversar... brincar porque não basta só ficar em sala de aula, tem que se envolver mesmo!!! essa é uma idade de transformações, onde as mentes deles são alvos de Satanás e de dúvidas também!!!

    Converse sobre o arrebatamento (os nosso alunos amam falar disso), a Volta de Jesus, passe alguns vídeos sobre isso....

    Outra idéia: Para Gincanas - Promova passa ou Repassa "valendo torta na cara" / Show do Milhão Bíblico / Soletrando bíblico...
    Espero que isso ajudem vcs!!!

  15. #15
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Pré-Adolescentes

    Dependendo do perfil dos seus chamados Pré-Adolescentes, eu creio que este material super interessante da Editora Cristã Evangélica pode ser muito bem usado com a sua turminha!!



    Veja aqui todos o conteúdo de uma série de 5 Revistas:
    http://www.editoracristaevangelica.com.br/
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  16. #16

    Pré-Adolescentes - Habilidades práticas

    "É comum vermos, nos dias atuais, crianças e adolescentes que não sabem fazer coisas práticas que já têm habilidade.
    Infelizmente, a ausência dessas habilidades se dá muitas vezes por culpa dos pais. Ou eles fazem tudo no lugar da criança, ou pagam alguém para fazê-lo, ou ainda acreditam que ela não tenha capacidade para executar a tarefa.
    Para ajudar pais e professores, publicamos aqui algumas atividades que, respeitando a idade, podem ser ensinadas a crianças e adolescentes ao longo da vida, ou podem ser ditas para que eles, quando tiverem mais entendimento, possam buscar esse conhecimento, serem auto-didatas."


    12 anos de idade:
    - Ler a Bíblia e orar todos os dias, sem precisar ser lembrado. AVISO AOS PAIS: Vocês podem providenciar mais materiais de estudo bíblico, biografias cristãs, dicionários bíblicos, etc., para incrementar a biblioteca das crianças;
    - Selecionar e comprar os próprios itens de higiene pessoal, como desodorante, artigos para cabelo, etc.;
    - Dar nó em gravata (tanto para meninos quanto para meninas);
    - Conhecer métodos básicos de remoção de manchas de óleo, sangue, café, chá, frutas, refrigerante, etc. de roupas (mantenha um manual sempre acessível);
    - Passar todos os tipos de roupas;
    - Lavar roupas delicadas, como as de lã ou finas;
    - Começar a costurar roupas simples na máquina de costura;
    - Preparar lanches;
    - Cozinhar macarrão;
    - Fazer pão;
    - Organizar a despensa;
    - Limpar a geladeira;
    - Limpar o forno e o fogão por dentro e por fora;
    - Limpar banheiras, as paredes e o box do banheiro;
    - Acender a lareira;
    - Fazer uma fogueira;
    - Armar uma barraca.


    Extraído e adaptado do livro “O que todos os filhos precisam saber”, Editora Universidade da Família.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •