Curtidas Curtidas:  1
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Jejum para crianças?

  1. #1

    Jejum para crianças?

    Gostraia de orientações para ensinar as crianças e adolescentes sobre o jejum e se eles devem jejuar.


    › Veja Mais: Jejum para crianças?

  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Jejum para crianças

    Olá, Cristiane!
    Eu penso que crianças e adolescentes não devem jejuar. Estão em fase de crescimento e o metabolismo sempre em ação. Além disso, o jejum é um compromisso espiritual com Deus muito sério. Há que se assumir uma grande responsabilidade quando se fizer o propósito de jejuar. A Bíblia diz que se votar e não cumprir, melhor seria não votar. Ou seja, se vc fizer um voto, um acordo, uma aliança com Deus de se submeter a um jejum e falhar nesse voto, melhor seria NÃO ter se comprometido a fazer. Crianças e adolescentes tem pouca capacidade para assumir a profundidade de tal ato.
    Recomendo a leitura de um ótimo artigo intitulado "Conselhos práticos sobre o jejum Cristão:

    :arrow: http://ipportovelho.com/index.php?optio ... &Itemid=42

    Neste outro site também encontrei um texto interessante:
    http://www.estudosdabiblia.net/bd210.htm
    O Que a Bíblia Diz? Deveriam os cristãos jejuar?
    Jejuar significa abster-se de alimento por um certo período de tempo. No Velho Testamento, o jejum está geralmente associado com três coisas:
    - tristeza (Juízes 20:26; 1 Samuel 31:13; 2 Samuel 1:12; 1 Reis 21:27; Ester 4:3; Salmo 35:13; Daniel 6:18);
    - confissão de pecados (2 Samuel 12; 1 Samuel 7:6; Jonas 3:5; Neemias 9:1);
    - e buscar o Senhor (2 Crônicas 20:3; Esdras 8:21, 23; Ester 4:16; Joel 1:14; 2:15; Neemias 1:4; Daniel 9:3).
    Muitas vezes estes elementos de aflição, confissão e oração foram juntados em períodos de jejum. Um dia regular de jejum foi observado pelos judeus todos os anos: o dia da expiação (Levítico 16:31; veja Atos 27:9). O dia da expiação era naturalmente associado com aflição, confissão e oração, quando o povo se recordava dos pecados que havia cometido durante o ano e oferecia sacrifícios pela sua purificação.

    Nos dias do Novo Testamento, os fariseus tinham transformado o jejum em um ritual e um espetáculo. Jesus ensinava que o jejum é para ser feito em particular e não para impressionar os outros (Mateus 6:16-18). Ele também ensinava que o jejum é para ser feito em ocasiões apropriadas, isto é, em tempos de aflição (Lucas 5:33-39). O jejum não é um ritual mecânico, para ser praticado simplesmente com o propósito de jejuar. Mas quando a tristeza, a culpa ou a necessidade por uma comunicação mais íntima com o Senhor pede isso, então o jejum pode ser praticado.

    Ainda que o Novo Testamento nunca ordene o jejum, ele mostra que os cristãos primitivos ocasionalmente jejuavam, quando as circunstâncias eram propícias. Por exemplo, em Atos 13:2-3, a igreja jejuava quando enviava dois dos seus professores numa longa viagem de pregação. Em Atos 14:23, as igrejas jejuavam quando indicavam anciãos. Jejuar nunca deveria ser pensado como um meio de manipular o favor de Deus ou como um modo de fazer com que Deus ficasse mais atento às nossas orações. Antes, jejuar pode ser um meio de nos aproximarmos do Senhor, orando e meditando no Senhor, sem interrupção para tomar uma refeição. E o jejum é, freqüentemente, o acompanhamento natural da aflição e da triste confissão de pecado.
    -por Gary Fisher

    ______________________________ ______________________________ _

    Por outro lado, vc pode e DEVE trabalhar com suas crianças e adolescentes a importância da oração, como orar, como interceder, como apresentar a Deus suas necessidades pessoais e de outros, como cultivar esse precioso hábito da vida cristã. Temos um Tópico aqui no Portal justamente voltado para esse tema:
    :arrow: http://escoladominical.net/forum/viewto ... f=4&t=1384

    Deus te abençoe!
    Bjs***
    Citação Postado originalmente por Cristiane Moore
    Gostraia de orientações para ensinar as crianças e adolescentes sobre o jejum e se eles devem jejuar.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3

    Re: Jejum para crianças?

    A paz irmã,

    Eu já tenho uma opinião diferente da Sandra,acho que desde cedo a criança e o adolescente
    devem sim aprender a jejuar,a consagrar ao Senhor,a orar e tudo do mesmo jeito que adulto.
    Por exemplo faça uma consagração com adolescentes e crianças.Eles não precisam ficar muito tempo em jejum,faça uma programação rápida e séria,mas adaptada para a linguagem deles.
    Vc pode programar algo para um sábado às 8:30min,cante uns hinos com eles,explique o propósito,leve uns motivos visualizados(ex.igreja,criança s,congresso,pastor,país...),or e de joelhos separados em grupos cada um com o seu motivo e no final ore finalizando a consagração e ofereça um lanche bem gostoso.A consagração dura em média 1 h .
    Uma hora sem comer não mata criança nenhuma!E o propósito do trabalho é só vc ensinar eles têm de aprender cedo,pq senão qdo crescerem não vão crentes que jejuam.Tudo é uma questão de ensino.



  4. #4
    Celia está desconectado Avatar de Celia
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Maceió
    Posts
    43

    Re: Jejum para crianças?

    Queridos irmãos ,
    Trabalho com crianças em minha igreja e nasceu no coração de Deus para o meu coração a ideia de fazer uma consagração com eles e Deus fez muitos milagres:
    Bom claro que não faziamos por muito tempo, era de 8h da manhã do domingo antes da escola biblica oravamos uns 15m e chegamos a orar por 1/2h , fizemos um caixa de pedidos de oração, a cada domingo escalavamos uma tia para dar a palavra, els cantavam, no final davamos um lanche a els porque ficavam pra escola biblica então seria muito tempo sem comer e foi benção Deus abriu porta de emprego, batizou com Espirito Santo, Libertou, salvou
    pessoas vieram a testemunhar milagres feitos por Deus e pagar votos. Amém foi uma benção mas mudamos de pastor e deu no esquecimento.E não era so crianças que vinham orar conosco não ; adultos também cinham e pediam oração.

    bjs Tia Célia

  5. #5

    Re: Jejum para crianças?

    Amados irmãos e professores dos pequenos, aqui em nossa igreja adotamos o jejum com os juniores;escolhemos um domingo do mes e propomos uma hora de jejum com 15min. de oração pela vida deles, escola, pais, professores da ebd ou por algo em especial que eles queiram alcançar, 15 min. de leitura biblica, 15 min. ouvindo e cantando com cd,terminando com oração de adoração ao SENHOR, contamos com a ajuda dos pais;tem sido eficaz na vida dos nossos pequenos.

    bjs Tia Débora

  6. #6
    Sirlei nossa está desconectado Avatar de Sirlei nossa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Posts
    3

    Re: Jejum para crianças?

    Queridos irmãos,

    Acho que pode ser uma experiencia valida e enriquecedora na vida espiritual dos Juniores, mas deve se começar com periodos curtos de tempo para ir acostumando e tomando conciencia da seriedade do ato. (começe com duas ou tres horas e depois vai aumentando aos poucos).

  7. #7
    Olá amadas!

    O que temos adotado em nossa igreja, com as crianças é o jejum de delícias, onde elas ficam por exemplo sem comer doces e chocolates, tomar refrigerante, sem assistir seu desenho preferido, sem jogar vídeo game... isso em um curto período de tempo e com o apoio dos pais, pois concordo com a Sandra que a criança/adolescente ainda não possuem maturidade suficiente.
    Citação Postado originalmente por Cristiane Moore Ver Post
    Gostraia de orientações para ensinar as crianças e adolescentes sobre o jejum e se eles devem jejuar.

  8. #8
    Ana clarinha clara
    Avatar de Ana clarinha clara

    Re: Jejum para crianças?

    Eu queria saber que jejum devo fazer, tenho 12 anos, mas minha família não é cristã, e não posso ficar muito tempo sem comer, se não eles iram perceber

  9. Curtidas Roberto Curtiu este post
  10. #9
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Jejum para crianças?

    Oi Ana Clara!

    Dadas às circunstâncias o melhor jejum nessa situação seria o parcial. O jejum parcial significa abster-se de certos alimentos. Algumas autoridades interpretam a atitude de Daniel (Dn 1) como um jejum parcial. Daniel e os outros jovens só tomaram água e comeram uma espécie de legume.
    Quando alguém faz jejum parcial, significa que a pessoa vai se abster de alimentos que normalmente ingere nas refeições. Por exemplo João Wesley ao jejuar em várias ocasiões só comia pão.

    E não menos importante é a duração. Na maioria das vezes o jejum bíblico durava apenas um dia, da manhã à noite, com comida permitida à noite.

    Jejuar não significa apenas abster-se de alimento, jejuar envolve também orar, o jejum é "a asa da oração".

    Citação Postado originalmente por Ana clarinha clara Ver Post
    Eu queria saber que jejum devo fazer, tenho 12 anos, mas minha família não é cristã, e não posso ficar muito tempo sem comer, se não eles iram perceber


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •