Curtidas Curtidas:  10
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Memorização de Versículos

  1. #21

    Varal de Versículos

    Uma técnica q eu tbém uso para memorização de versículos é o "varalzinho".
    Você confecciona Roupinhas diversas em Papel cartão ou EVA, com espaço vazado para colocar tirinhas com partes do versículo.
    Na hora da memorização você lê o versículo com a turma, e pede para algumas crianças "recolherem" peças de roupinhas do varal, assim elas demonstram a memorização, é um método divertido e a vantagem é q vc pode utilizá-lo para varios versículos diferentes...
    Abs,
    Noeli

    http://mqccpinhais.blogspot.com/




    › Veja Mais: Memorização de Versículos

  2. #22
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Varal de roupas para versículos

    Uma maneira muito legal para a memorização de versículos!
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #23
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lembrete de versículos

    Sugestões que vc pode adaptar como lembretes de versículos!

    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #24
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Memorização de Versículos

    PESCARIA
    *clique para salvar e imprimir*
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #25

    Memorização de Versículos - classe 4 a 5 anos

    Lá na igreja estão fazendo a memorização de uma forma diferente mas que está dando mto certo.
    Cadastraram vários voluntários na igreja, não são pessoas que trabalham no ministério infantil, mas pessoas que gostam de crianças, gostam de teatro, música e etc.

    Cada domingo, dois desses voluntários entram em cada uma das salas, vestidos de uma forma diferente e fazendo algum tipo de encenação ou cantoria, para ensinar o versículo do mês, que, em geral, tem sido o msm para todas as turmas, já que estamos todos juntos ensinando a msm coisa, mas de forma apropriada para cada idade. O versículo desse mês p.ex. foi "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento" Provérbios 3:5 - para a minha turminha, o versículo foi "cortado" e eles só aprenderam a primeira parte. Para as demais foi ensinado inteiro. Então, eles entram na sala, sempre de uma forma engraçada, caindo no chão, aprontando alguma coisa que chame a atenção das crianças e começam a falar sobre o versículo, levam lembrancinhas de cartolina com o versículo e etc. No último domingo, eles dão brindes para as crianças que memorizaram. Tem sido bem legal.

    No caso dos nossos pequenos aluninhos, eles ainda não sabem ler, mas aprendem pela repetição, assim como aprendem tb as músicas. Precisamos colocar versículos de fácil entendimento e pequenos (podemos até cortar por partes) e ensinar assim, repetindo mtas vezes, mas usando um visual escrito, apontando o que está escrito, até porque isso ajuda no processo de alfabetização, é o chamado letramento, eles vão aprendendo a identificar palavras de tanto ver escrito.

  6. #26
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Memorização de Versículos

    eu e minha casa serviremos - modelo.jpg
    EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR.
    1. imprimir em papel duro
    2. pintar
    3. cortar cuidadosamente as portinhas com estilete (a Profa. é quem deve fazer isso).
    4. colar uma folha sobre a outra de forma que, ao se abrir as portinhas, aparecerão os pedacinhos do versículo.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #27
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Memorização de Versículos

    PASSANDO A BOLA
    _ Memorizar com bola.jpg
    "Disponha a turma em círculo para realizar a dinâmica 'PASSANDO A BOLA'.
    Escreva o versículo no quadro e peça aos alunos que o leiam em voz alta várias vezes.
    Depois que já estiverem familiarizados com este, apague-o e inicie a brincadeira.
    Um dos alunos segura a bola, fala a primeira palavra do versículo e lança-a para outro.
    Este deve dizer a segunda palavra e passar a bola adiante.
    Eles devem continuar até completar todo o verso.
    Todos devem participar, por isso, não importa se o versículo tiver de ser repetido mais de uma vez."


    fonte: Revista CPAD Juniores Professores - Pag.74.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #28
    PatriciaKelli está desconectado Avatar de PatriciaKelli
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Posts
    6

    Versículos ilustrados

    Olá pessoal, a Paz do Senhor...
    Fiz com minha turminha uma caixinha de versículos, ficou muito legal...
    Peguei um molde caixinha, desenhei para eles, então eles recortaram e encaparam com papel colorido.
    Depois que fizemos a caixinha, dei os versiculos ilustrados para eles recortar e colocar na caixinha,
    eles colocaram enroladinhos tipo canudinho, prenderam com aqueles elastiquinhos de silicone (para cabelo)...
    Depois da caixinha pronto colamos um ursinho na frente para ficar mais infantil...
    Ficou muito show a galerinha gostou muito...

    POR ISSO QUERO DIVIDIR COM VOCÊS ESSA IDÉIA...ESPERO QUE GOSTEM
    MANDO EM ANEXO OS VERSICULOS E O URSINHO.... A CAIXINHA FICA POR CONTA DA CRIATIVIDADE DE CADA PROFE...
    BJOOOOO A TODOS...

  9. #29
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: Memorização de Versículos

    Mais alguns...
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  10. Curtidas Sheilinha Curtiu este post
  11. Os seguintes usuários agradeceram Taina por este post útil:

    Sheilinha (23-06-19)

  12. #30
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: Memorização de Versículos

    Deste livro... DECORAR & BRINCAR.
    Pesquise no Google onde comprar.

    _Livro Decorar e Brincar.jpg
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  13. #31
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: Memorização de Versículos

    Mais ideias sobre como Memorizar Versículos.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  14. #32
    Herenilton está desconectado Avatar de Herenilton
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2008
    Posts
    2

    Re: Memorização de Versículos

    A Paz do Senhor para todos.

    Acredito que seria bem interessante algumas atividades para decorar versículos para crianças que ainda não sabem ler

  15. #33
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Memorização de Versículos

    Herenilton,
    No caso das crianças que não sabem ler ainda - imagino que sejam pequeninas, os versículos devem ser bem menores e vc pode usar a música para isso.
    Pode 'musicalizar' o versículo com algum corinho conhecido.
    Deve usar gestos para as palavras, assim como 'caras e bocas'...
    Use também figuras no lugar das palavras ao montar um cartaz.
    Pode usar fantoche, etc.
    Abraços, Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  16. #34

    Re: Memorização de Versículos

    Olá, a partir da idéia do cubo postada nesse site para visual de memorização de versículos compus Jeremias 7. 23. Abaixo anexos para copiar e imprimir.

    Dica:
    -imprimir em papel cartão (de quaqlidade mais inferior; é mais molinho);
    -imprimir em escala cinza se o papel for colorido não dará diferença;
    -recortar de acordo com o modelo que segue abaixo;
    -dobrar com a ajuda de uma régua;
    -colar com cola quente.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  17. #35
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: Memorização de Versículos

    ACERTE O SACO DO FEIJÃO
    Idade:Primário
    Materiais: Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão.
    Preparação: Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. espalhe essas folhas misturadas no chão.

    JOGO
    As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajude as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.
    ---
    REPITA O QUE EU DIGO
    Idade: Todas
    Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
    Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.

    JOGO
    Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem. Pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três, etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.
    ---
    PASSE A PALAVRA
    Idade: Todas
    Materiais: Cartões de índice, pincel atômico, rádio com fita cassete ou cd para música.
    Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se o verso for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.

    JOGO
    Coloque as crianças sentadas em círculos e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, elas vão passando os cartões para a criança ao lado. Quando a música pára, as crianças que estiverem segurando o cartão lêem o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.
    ---
    FAÇA UM GESTO
    Idade: Todas
    Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico
    Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.

    JOGO
    Senta-se em círculo. Comece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as mãos. (Obs: não é necessário que o movimento represente o significado das palavras).
    ---
    ESCRITO NO ESPELHO
    Idade: Primário
    Materiais:Cartões de índice, espelhos, papel, lápis, pincel atômico.
    Preparação: Escreva cada palavra do versículo a ser memorizado, de trás para frente em cartões separados com o pincel atômico. (Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina de maneira normal e colocar em um local visível para referência das crianças).

    JOGO
    Providencie vários espelhos e convide as crianças para se revezarem lendo as palavras através do espelho. Cada criança copia a palavra "decodificada" que conseguiu ler, colocando os versos em ordem.
    ---
    JUNTE-SE A MIM
    Idade: Primário
    Materiais: Cartões de índice, pincel atômico.
    Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina, da maneira normal e por num local visível, para referência das crianças).

    JOGO
    Sente-se no chão de frente para o grupo. Posicione os cartões no chão atrás de você. Segure um cartão em cada mão, coloque suas mãos atrás das costas. Convide uma criança a escolher um dos cartões em suas mãos, dizendo "o da direita" ou "o da esquerda". Quando a criança pega o cartão, ela fica com ele para ler. Depois que todos os cartões foram distribuídos, as crianças que estiverem com os cartões organizando-os para formar o versículo. Repitam o verso várias vezes juntos. Repita o jogo tanto quanto o tempo permitir.
    ---
    CHAMANDO VOCÊ
    Idade: Todas
    Materiais: Bíblia, venda, lousa e giz ou cartoina e pincel atômico.
    Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local bem visível.

    JOGO
    Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então peça um voluntário para vendar os olhos. A criança vendada conta até dez enquanto os outros circulam em volta abrindo espaço. A criança vendada fala alto a primeira parte do versículo (por exemplo: "Ide por todo o mundo" se o verso for Marcos 16:15). Outra criança estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover), em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda (parada) deve responder recitando a segunda parte. Quando finalmente ela é encontrada, a que estava parada recebe a venda e a brincadeira continua.

  18. #36

    Salmo 145.17

    Olá, estou postando um visual para auxiliar as crianças na memorização do Sl 145.17.
    Usamos esse versículo associado a história de Jonas e por isso o colocamos em imagem de peixe.
    1peixe.jpg

    Dica:
    - Use papel cartão laranjado (não encontrei na minha cidadezinha) para parecer um peixe-palhaço;
    - Recorte para que a criança monte;
    - Guarde em envelopes pequenos para que a criança não perca.

    Fizemos também um painel (papel cartão azul para dar a idéia de aquário) com o mesmo versículo dividido em 8 peixes tamanho A4 e colocamos com velcro para fazer jogos de memorização tirando um peixe de cada vez.
    Colamos os velcro dos dois lados do peixe no lugar dos olhos.

    Graça e Paz

  19. #37
    Lilian Dias está desconectado Avatar de Lilian Dias
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Posts
    1

    Re: Memorização de Versículos

    Uma brincadeira de memorização muito legal e eficiente que tenho usado com meus alunos é a seguinte:
    - Toda a classe, lê o versículo;
    - Em seguida é sorteado um aluno para que fique de costas para turma. Enquanto isso a classe escolhe uma palavra que não falará da próxima vez que repetirem o versículo;
    - Escolhida a palavra, a classe repete o versículo, e no lugar da palavra que foi retirada, batemos palmas;
    - O aluno que então estava de costas, deverá adivinhar qual palavra não foi dita;
    - Se ele acertar ganha um prêmio (balas,por ex.), se errar paga um mico.
    Espero que seja válido, e que possa abençoar a sua aula!

  20. #38

    Re: CADERNO DE ATIVIDADES DO "PORTALZINHO"

    Estes são os cadernos de atividades para memorização de versículos do portalzinho.
    1zsd.jpg

  21. #39
    NaraIPB está desconectado Avatar de NaraIPB
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Niterói
    Posts
    66

    Monte e memorize o versículo

    Monte e memorize.
    Beijos
    Nara


    1cat.jpg

  22. #40
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Re: Memorização e Versículos em Cartazes

    Aqui vai alguns versículos que você poderá usar, editando-se as imagens:

    Antigo Testamento
    http://www.msssbible.com/memoryverses/otindex.htm

    Novo Testamento
    http://www.msssbible.com/memoryverses/ntindex.htm

    Diversos
    http://www.msssbible.com/memoryverses/createyourown/


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •