Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Evangelismo e Missões

  1. #21

  2. #22
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Evangelismo e Missões

    EvangeCube.
    Essa é uma ferramenta de evangelismo que ajudará a explicar o plano de salvação de modo claro, simples e cativante ao público infantil, jovem e adulto.

    O EvangeCube é importado dos Estados Unidos e é mundialmente utilizado tanto em evangelismo pessoal quanto em campanhas evangelísticas, e agora está à venda pela Editora Elim.
    Com ele você poderá explicar o plano de salvação tanto de forma resumida e rápida, quanto de forma detalhada.
    Vc pode comprar pela internet!


    http://www.editoraelim.com.br/b/product ... 5dbo28irg0

    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #23

    Re: Evangelismo e Missões

    FIZEMOS UMA PROJETO PARA INCENTIVAR A IGREJA A EVANGELIZAR. O PROJETO "PESCA"
    O BANNER DA CAMPANHA FOI ESTE:

    Juntos...
    P regando
    E nsinando
    S ervindo
    C ongregando
    A dorando
    somos melhores!

    DURANTE TODO O ANO CANTAMOS HINOS SOBRE "PESCAR ALMAS", EVANGELIZAMOS DE VÁRIAS MANEIRAS, FIZEMOS CULTOS AO AR LIVRE, DISTRIBUIÇÃO DE CARTAZES, TIVEMOS SEMINÁRIO SOBRE COMO EVANGELIZAR.

    CADA MÊS DO ANO FOI UMA ATIVIDADE DIFERENTE SOBRE MISSÕES. FOI MUITO BOM.

  4. #24

    Re: Evangelismo e Missões

    Banner de missões que usamos na igreja.
    Quando o ano acabou, colocamos este banner na sala dos varões da escola dominical.
    1.jpg

  5. #25

    Re: Como envolver a EBD com Missões

    ENCONTREI ESTE SITE QUE DISPONIBILIZA OS FOLHETOS DE FORMA GRATUÍTA, É SÓ IMPRIMIR E USAR.
    RECORTE E COLE EM SALA DE AULA JUNTO COM OS ALUNOS, DEPOIS SAIAM NAS RUAS PARA DISTRIBUIR.
    OS FOLHETOS SÃO MUITO LEGAIS.
    http://j3-16.impacto.org/PortugPagFolhetos.html

    OBS: COLOQUEI AQUI DOIS MODELOS, NO SITE TEM MAIS MODELOS, É SÓ ENTRAR NO SITE E BAIXAR

  6. #26

    Re: Evangelismo e Missões

    A SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL ESTÁ DISPONIBILIZANDO
    BÍBLIAS a baixo custo para evangelização, que vc compra pela internet
    ENTRE O LINK:
    http://www.sbb.com.br/

  7. #27

    Re: Evangelismo e Missões

    DINÂMICA DE GRUPO - CONSCIENTIZAÇÃO MISSIONÁRIA

    OBJETIVO:
    Dinâmica para demonstrar como ficam os missionários no campo e os outros contribuintes quando alguém desiste de contribuir.
    Obs.: Não diga aos participantes o nome e objetivo desta dinâmica.
    Obs.: Esta dinâmica também serve para as pessoas refletirem sobre como agem quando os outros começam a se desmotivar e largar o que faziam. Você poderá fazer reflexões sobre jovens que vivem largando cursos, propósitos, esportes só porque outros também largaram ou frente às primeiras dificuldades.
    Com uma boa mediação o líder poderá levar os participantes, ao final da dinâmica a reformularem um propósito de persistência.

    MATERIAL:
    Uma bexiga ou balão de ar para cada participante

    DESENVOLVIMENTO:
    1_Distribua um balão para cada participante e dê a ordem de que deverão rebater as bexigas sem deixá-las cair no chão.

    2_
    a)Vá aos poucos cochichando no ouvido de um por um para sair e ficar fora da sala ou a um canto esperando o jogo acabar.
    b)Conforme as pessoas vão saindo os que estão rebatendo deverão ir dobrando seus esforços para rebater mais bexigas de maneira a que nenhuma fique ao chão. Estimule-os dizendo: Vamos! Esforça-te! Não deixe cair! Estão caindo! Cuidado! Atenção!!!!
    c)Chegará um momento em que a maioria estará ou fora da sala ou a um canto apenas observando e uns três ou quatro rebatendo as bexigas enquanto muitas bexigas estarão pelo chão.
    d)Agora, aos poucos vá dando a ordem, ainda cochichando ao ouvido, que entre e recomece a rebater, recolocando uma das bexigas do chão para o ar.
    e)Quando não houver mais bexigas no chão é o momento de PARAR E REFLETIR.

    3_Faça uma roda e conversem. Deixe todos responderem, um de cada vez. Vá memorizando as respostas, se quiser peça para alguém resumi-las por escrito. Estimule todos a falar seja ele quem saiu ou quem permaneceu até o final.
    a) O que você sentiu quando as pessoas foram saindo?
    b) O que você sentiu quando mandaram você sair?
    c) O que você sentiu quando viu um monte de bexigas no chão?
    d) O que você sentiu quando as pessoas foram entrando novamente?
    e) O que você sentiu quando as bexigas foram todas resgastadas?

    4_Agora imaginem vocês que as bexigas sejam os MISSIONÁRIOS NO CAMPO e as pessoas que rebatem sejam os contribuintes:
    a) O que acontece com os missionários quando um deixa de contribuir?
    b) O que acontece com os outros contribuintes quando alguns abandonam o sustento que vinham dando aos missionários?
    c) O que acontece com a secretaria de missões quando os contribuintes vão deixando de contribuir?

    Agora faça a pergunta final:
    O que você fará daqui para frente?

  8. #28

    Re: Evangelismo e Missões

    USO DA ARTE NO EVANGELISMO E DISCIPULADO
    Jesus usou formas de arte para que seus ouvintes pudessem entender. Ele contou parábolas, histórias e desenhava

    O professor Stan Moore, de Arlington, no Texas (EUA), disse durante evento sobre música e missão em Singapura, realizado entre os dias 4 e 7 de julho, que a arte é um meio indispensável para atingir aqueles que não conhecem a Cristo. “As artes falam com a pessoa como um todo, intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente, atingindo as profundezas da nossa mente e espírito", afirma.

    Moore palestrou sobre o tema durante evento do Global Consultation on Music and Missions. Ele co-fundou a organização e também serve atualmente como pesquisador sênior e professor de música sacra e adoração no Instituto Teológico BH Carroll.

    Para o professor, cristãos têm a responsabilidade de criar ou adaptar as expressões artísticas de forma adequada e que levem a mensagem cristã dentro de uma determinada cultura. Os cristãos são chamados a "usar todos os meios possíveis e dignos de comunicar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os povos", observa Moore.

    Mas as qualidades da expressão artística devem adequadamente reforçar a verdade da mensagem. Não deve ter quaisquer associações inadequadas ou prejudiciais para uma determinada cultura.

    Moore disse que Deus é o supremo comunicador. “Jesus Cristo tornou-se ser humano para comunicar claramente o seu amor para as pessoas de uma forma que elas pudessem entender. Ele fez isso para que possamos conhecê-lo, compreendê-lo e voltarmos a ter um relacionamento correto com Deus. Jesus se tornou homem, em um determinado tempo e lugar com uma mensagem específica para se comunicar com um mundo perdido", explica.

    Moore lembrou que Jesus não forçou os outros a aprender sua língua, Ele aprendeu a deles. “Jesus usou formas de arte para que seus ouvintes pudessem entender. Ele contou parábolas, histórias e desenhava”.

    Segundo o palestrante, a mera transmissão de informação não deve ser confundida com a comunicação. A real comunicação é caracterizada pelo envolvimento e verdadeira compreensão entre dois ou mais. “Para que ocorra a comunicação, o comunicador deve se mover para o quadro de referência dos receptores. Esta é a responsabilidade de qualquer comunicador”, explicou. Moore.

    A mensagem que os cristãos são chamados a difundir "não é somente sobre a morte de Cristo, mas sobre a Sua própria vida obediência ao Pai, até à morte, e a Sua ressurreição gloriosa dos mortos," conclui.

    Fonte: Christian Post via Portal CPAD News
    Extraído do site: http://imagenscristas.blogspot.com/sear ... vangelismo

  9. #29

    Re: Evangelismo e Missões

    BANDEIRAS DO MUNDO - COM O NOME DO PAÍS EMBAIXO DE CADA BANDEIRA
    https://picasaweb.google.com/gilson.mou ... asDoMundo#

    POVOS NO MUNDO - UMA DIVERSIDADE MUITO GRANDE
    https://picasaweb.google.com/gilson.moura/PovosDoMundo#

    FOTOS DE POVOS E MISSÕES AO REDOR DO MUNDO
    IMAGENS DE POVOS E DA OBRA MISSIONÁRIA REALIZADA PELA JUNTA DE MISSÕES INTERNACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA DO SUL - EUA
    VISITE A RICA GALERIA DE IMAGENS DO SITE:
    http://hispanos.imb.org/recursos/post.a ... ageID=5847
    FONTE: http://imagenscristas.blogspot.com/2009 ... or-do.html

  10. #30

    Re: Evangelismo e Missões

    Não se mata um soldado ferido - A Questão dos Afastados da Igreja

    Não se mata um soldado ferido. Pv 18:19

    “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte...”. Pv 18:19

    Pr. Edenir Araújo

    Introdução: Amados eu gostaria de compartilhar essa palavra de hoje com você por que já há algum tempo eu tenho estado incomodado e ocupado orando sobre a realidade dos crentes desviados nas nossas igrejas.
    Gostaria de fazer a seguinte consideração: Ao mencionar a palavra desviado me referir àqueles que estão sem congregar em uma igreja local, não quero que você pense no que é comum pensar a respeito destes. Quando falo desviado, estou me referindo àqueles que passaram por essa igreja, mas por alguma razão não permaneceram mais entre nós. Não quero também fazer juízo destes, dizendo que estão fora dos caminhos do Senhor, apenas quero enfatizar o valor de cada um deles e o nosso desejo de tê-los de volta.
    As igrejas brasileiras têm cumprido o ide de Jesus na pregação da Palavra de Deus.Prova disto é o crescente número de evangélicos no país. No censo do IBGE, realizado no ano 2000, o Brasil tinha 26 milhões de evangélicos (5,45% da população). No entanto, o estudo “Economia das Religiões”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que, em apenas três anos, entre 2000 e 2003, mais de 7,5 milhões de brasileiros foram batizados em igrejas evangélicas. Em 2007 o número de evangélicos no país subiu para aproximadamente 43 milhões de pessoas. O que representa 23% da população brasileira. Vários são os recursos para a propagação do evangelho: rádio, TV, livros, internet, missões... mas poucas são as denominações que se preocupam em manter o rebanho e resgatar as ovelhas perdidas, os soldados feridos. Algumas igrejas na contramão do encargo pastoral até tentam tirar as ovelhas dos vizinhos e tornam-se rivais concorrentes.
    Calcula-se que hoje existam no Brasil cerca de 40 milhões de "desviados", Essas pessoas receberam a Jesus como Salvador de suas almas, passaram pelo batismo, mas acabaram abandonando a igreja. São cidadãos que chegaram a sentir a alegria de fazer parte da igreja do Senhor Jesus, sentaram ao seu lado nessa igreja, porém, por motivos diversos, tiveram “saudades do Egito”. Alguns deles certamente estiveram até ocupando alguma função ministerial, mas hoje estão prostrados diante do pecado. O mais preocupante é que boa parte dos desviados hoje povoa os hospícios e presídios.
    O pastor Sinfrônio Jardim Neto desde 1994 avaliou centenas de igrejas e concluiu que a respeito dos desviados, uma igreja de 200 membros perde outros 400 em 10 anos!

    Enquanto você ouve esta palavra, pare um instante e olhe à sua direita e esquerda. Agora, saiba que daqui a dez anos é possível que a senhora, o jovem sorridente e o austero senhor que estão em cadeiras próximas a você cantando louvores estejam completamente afastados da igreja, bamargurados com Deus e entristecidos por algum motivo.

    A igreja vê o desviado como se fosse Judas Iscariotes, que traiu a Deus e a igreja.E o trata como se fosse lixo que precisa ser retirado daquele ambiente. Mal sabe que o desviado é como o ouro de Deus que se perdeu na lama podre. Está perdido na lama, mas ainda é ouro e precisa de gente interessada, garimpeiros que estendam a mão e vasculhem até encontrá-lo".

    A respeito dos desviados, eu estou sinceramente assustado com a tamanha negligência no meio do povo evangélico para com essas pessoas. Me parece que para a maioria dos crentes congregados que conheço, os desviados são leprosos miseráveis que quanto mais distantes da igreja melhor.

    Certo militar disse a um pastor: “Vocês crentes são loucos! Pois a igreja é o único exército que abandona os seus soldados feridos na batalha.”

    O propósito das minas nas guerras não é matar, mas ferir, fazendo com isso que outros soldados sejam mobilizados para prestar socorro, detendo assim o avanço do exército inimigo. Então todas as vezes que uma mina explode, um soldado ferido precisa de socorro, e até os exércitos mais cruéis do mundo cuidam dos seus feridos.
    Muitos crentes estão desviados do corpo local, estão feridos, e a maior parte dos congregados indiferentes ao sofrimento destes irmãos.

    ???Mas quem de fato são os desviados???

    Agora veja que quando um crente negligencia a responsabilidade de ir atrás da centésima ovelha, também se torna um desviado. Pois se alguns se desviaram saindo da igreja por motivos vários, não estamos nós dentro da igreja desviados pelo simples motivo de não irmos atrás destes mesmos irmãos, uma vez que a orientação de Jesus neste caso é ir atrás da ovelha perdida?
    “Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até achá-la?” Lc 15:4
    Você pode estar ouvindo essa palavra e pensando: “ainda bem que eu não sou pastor!”
    Não se engane! Ainda que a maioria de nós não tenha o título e nem seja chamado de pastor em nossas igrejas, somos também corresponsáveis pelo pastoreio deste rebanho no qual estamos inseridos. Quase todos nós, assumimos que amamos a Jesus, todavia quem ama a Deus de todo coração deve ter o encargo de cuidar de ovelhas.
    Negligenciar este chamado, é desobedecer a Deus e cooperar com a obra do maligno. Pv 18:9 diz: “O negligente na sua obra é irmão do destruidor.”

    Veja a conversa de Jesus com Pedro sobre tal responsabilidade:

    “15Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos. 16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.” Jo 21:15-17
    Muitas teorias dão conta de explicar este texto. Uma delas diz que Pedro teve que confessar três vezes por que essa foi a quantidade de vezes que ele O negou. Outros dizem que Pedro ao negar Jesus teria negado também ao Pai e ao Espírito Santo, e também por isso confessou seu pecado três vezes, particularmente gosto dessa interpretação. Mas a hermenêutica aqui não cabe para saber sobre isso. O que importa de fato é a vontade de Deus revelada, e sua direção para Pedro a partir daquele momento era: Seja um apascentador!

    Hoje a lição para todos os crentes é: Quem ama apascenta!

    As pessoas que estão desviadas, ao contrário do que muitos pensam, não foram excluídas do rebanho de Jesus, eles fazem parte do corpo do Senhor. Estes precisam de auxílio, pois estão longe da vida da igreja local, e nós estamos sendo recrutados para resgatá-los com vida.
    Será preciso deixar a televisão, o futebol, talvez alguns passeios, a comodidade de dormir até mais tarde no fim de semana para visitar um soldado ferido, um irmão desviado. Lembre-se: O tempo que gastamos nos ocupando com algo, determina o valor disto para nós. Precisamos ter um encargo genuíno por pessoas, e isso só será possível se houver compaixão em nós.
    Salomão falando sobre a responsabilidade que os cristãos devem ter no tratamento com os demais membros da Igreja disse: “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte...”. Pv 18:19
    Resgatar um soldado ferido é trabalhoso e nos custará um alto preço, pois o inimigo o fez refém. Estes estão debaixo da condenação do pecado, sem forças para lutar.

    No filme “Um ato de coragem” Jonh Q. (Denzel Washington) descobre que seu filho possui um problema grave no coração e precisa de um transplante urgente. Mas a operação é muito cara e o plano de saúde de John não cobre. Correndo contra o tempo e sem dinheiro para pagar a cirurgia, John procura a direção do hospital, órgãos governamentais e associações civis, coloca a sua casa e tudo o que tem à venda. Mas, infelizmente, é em vão! O hospital vai mandar o garoto para casa e selar o seu destino. John, então, toma uma atitude radical: invade o setor de emergência do hospital, faz médicos e pacientes reféns, na tentativa de obrigá-los a realizar o transplante em seu filho. Logo o hospital está cercado pela imprensa, pelo público e pela polícia. Na mira dos atiradores de elite, John não sabe como tudo terminará, mas tem uma certeza: Ele não enterrará seu filho!
    Será que estamos passivos à sentença de morte que foi dada aos nossos irmãos e filhos na fé? Será que estamos enterrando nossos irmãos desviados? Precisamos apenas de “um ato de coragem”, uma decisão de ir e resgatar os feridos das mãos de satanás. Devemos dizer como Moisés disse a faraó: “Nem uma unha ficará!” Nada do que Deus nos deu, permanecerá nas mãos do inimigo.
    Vamos dar de encontro com as portas do inferno pois elas não resistirão a IGREJA DE JESUS!!!

    Qual o valor do crente desviado para Jesus?

    “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” Mt 16:26
    Uma alma vale mais que o mundo todo!
    “Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados. Tg 5:20
    “O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é.” Pv 11:30
    Será que estamos cooperando para manter desviados, os nossos irmãos na fé?

    O que fazer diante da triste realidade em que muitos de nossos irmãos se encontram?
    Paulo pode nos ensinar algo a respeito disso.
    Vejamos o texto de 2Co 2:5-11
    “5 Ora, se alguém tem causado tristeza, não me tem contristado a mim, mas em parte (para não ser por demais severo) a todos vós.
    6 Basta a esse tal esta repreensão feita pela maioria.
    7 De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja devorado por excessiva tristeza.
    8 Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.
    9 É pois para isso também que escrevi, para, por esta prova, saber se sois obedientes em tudo.
    10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós;
    11porque não ignoramos as suas maquinações.11”

    Paulo aqui está tratando a respeito de um irmão que estava fora da comunhão do corpo local. Esse irmão agiu de maneira errada e por essa causa estava desviado. Paulo preocupou-se com esse irmão, orientando a igreja para que o perdoasse e o restaurasse à comunhão do corpo local.

    Podemos aprender algumas coisas preciosas com esse texto a respeito do crente desviado.

    1.Perdoar. ...deveis antes perdoar-lhe. v.7
    2.Consolar. ...e consolá-lo. v.7
    3.Confirmar o nosso amor. ...confirmeis para com ele o vosso amor. v.8
    Devemos ter o coração de Deus neste sentido pois desde o primeiro relato de desvio do homem, Deus sempre procurou corrigir e restaurar a condição do homem (Gn 3). Ir de encontro com o soldado ferido a fim de restaurá-lo foi sempre a atitude de Deus. Foi assim com Adão (Gn 3), Caim (Gn 4), com seu povo Israel, e ainda hoje com cada um de nós.
    Não podemos ignorar a ação do maligno, ele está trabalhando para destruir a vida daqueles que estão longe de Jesus, afastados da comunhão do corpo local.

    Fonte: http://www.gaiv.com.br
    ______________________________ ________________________

    Dicas para Auxiliar sua Igreja no Resgate aos Afastados

    Ministério Jesus Não Desistiu de Você – Liderado pelo Pr. Sinfronio Jardim Neto, o Ministério JNDV é dedicado exclusivamente a recuperar cristãos afastados. Ele realiza Cruzadas de Reconciliação nas igrejas, oferece seminários Reconquista em DVD e CD, livros sobre como reconquistar os desviados, e também livros específicos para evangelizar os que se afastaram.

    Conheça através do site: http://www.jesusnaodesistiudevoce.com.br

    A Cruzada Mundial de Literatura, organização cristã presente em diversos países, dentre muitos outros folhetos, oferece um específico para evangelizar os afastados, o folheto ‘VOLTE’.

    Os folhetos são vendidos pela internet no site:
    http://www.cruzadamundial.org.br/

    ENCONTREI A INDICAÇÃO DESTE ARTIGO NO SITE:
    http://arsenaldocrente.blogspot.com/

  11. #31

    Re: Evangelismo e Missões

    Campanha Missionária da JMM oferece rico material para download

    Todos os anos, a Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira elabora uma Campanha de Evangelismo e Missões, sempre com um foco e uma temática específicas.

    Sob o título 'Eles Também Precisam da Graça do Pai', o foco deste ano são os povos muçulmanos. O interessante é que para tais campanhas a JMM elabora diversos materiais para auxiliar as igrejas a promoverem o tema. Sempre com um site especial, onde é possível obter muita informação e baixar excelentes materiais gratuitos, como por exemplo as várias revistas especiais (Revista da Campanha, Revista Avanço Missionário, Revista do Pastor, Revista Criança e Missões, etc). Nelas, além da grande riqueza de informações, há ainda dicas para cultos e eventos, estratégias para a promoção missionária, recursos para pregações e muito mais.

    Embora seja uma campanha da denominação batista, qualquer um pode baixar e se beneficiar do rico material, e nada impede que você adapte as dicas e estratégias para a realidade de sua igreja.

    Visite o site da campanha: http://www.elestambemprecisam.org.br

    FONTE: http://veredasmissionarias.blogspot.com/

  12. #32

    Re: Evangelismo e Missões

    DICAS PARA EVANGELIZAR A TERCEIRA IDADE

    A AMME tem acompanhado, por meio da consultoria, inúmeras igrejas, conversando semanalmente com pastores e líderes, percebendo as dificuldades na área da evangelização, fazendo um intenso exame, verificando as causas e oferecendo receitas práticas com soluções. Um dos problemas detectados é a dificuldade no desenvolvimento de um ministério sólido com a terceira idade. Segundo a pesquisa realizada para o Ministério da Saúde, “O Brasil envelhece de forma mais rápida e itensa e já conta com mais de 14,5 milhões de idosos.” Como ajuda, eu gostaria de indicar a leitura sistemática desse interessante artigo que está em nossa Revista Evangelizar, edição 10, que é um excelente instrumento de trabalho para sua igreja ganhar muitas vidas para Cristo:
    O autor Howard Hendricks cita em um livro: “Uma mulher de cem anos foi abordada com a pergunta sobre o que ela fizera de sua vida. Ela então respondeu: “Ainda não posso lhe dizer; estou viva e continuo a fazer minha vida”.
    Nada mais encorajador do que alguém se sentir valorizado como instrumento útil até o final de sua vida. Com esta visão, a Igreja Batista Cidade Universitária em Campinas – SP tem desenvolvido um ministério voltado para os “seniores”, buscando alcançar homens e mulheres na sua melhor idade ( terceira idade). O propósito desse ministério é integrá-los à vida da igreja, ampará-los nas suas necessidades e conduzi-los ao compromisso pessoal com Deus e Sua obra.

    Queremos desenvolver um ministério que:
    1 – Organize atividades que eficazmente aproximem e integrem os seniores;
    2 – Capacite muitos seniores a influenciar muitos outros;
    3 – Promova o alcance dessa faixa etária para Cristo;
    4 – Seja competente para identificar as necessidades e definir a ajuda apropriada dentro da comunidade;
    5 – Produza material próprio e específico para o ensino e aconselhamento dessa faixa etária;
    6 – Sirva de apoio a outras lideranças e igrejas interessadas.

    Iniciando um Ministério:
    Se você deseja iniciar um ministério com a terceira idade, leve em consideração as necessidades dos mais velhos e os interesses que têm em comum, que são fatores bem importantes para encorajá-los e trazê-los para participar ativamente da vida da Igreja.

    Pequenos Grupos:
    Buscam atrair para o Evangelho aqueles que estão longe e engajar no ministério os que já fazem parte da comunidade da fé. Com esta perspectiva, envolvemos essas pessoas em pequenos grupos que se reúnem semanalmente nas casas. Um dos resultados é ver como os relacionamentos assim formados ajudam a afastar a solidão, um dos males que afligem este grupo.

    Eventos:
    Além daquelas reuniões regulares, são realizados alguns eventos que atendam aos interesses deste público. Um grupo assim deve realizar encontros sociais como: almoços, jantares, palestra ect. Ao fazer isso, buscamos um tempo de edificação, confraternização e evangelização. Esta costuma ser uma excelente oportunidade para trazer amigos e convidados. Nesses encontros se estabelecem novas amizades com o objetivo de apresentar o evangelho.

    Relacionamentos:
    Também temos um projeto que busca estimular a formação de duplas de encorajamento mútuo e prestação de contas. O objetivo é levar cada um a caminhar com alguém que seja instrumento de Deus para ministrar em sua vida. Estas duplas incluem pessoas com menos idade, já que os mais velhos têm muito a oferecer aos mais jovens. A Bíblia, atenta a isto, exorta as mulheres mais velhas a orientarem as mais jovens.

    Artesanato:
    Utilize o artesanato. Essa é uma estratégia que tem alcançado, estimulado e envolvido os mais velhos. Semanalmente, cerca de cem pessoas, seniores em sua maioria, são treinadas e realizam manuais em diversas áreas. Alguns são atraídos e permanecem na igreja.

    USANDO UM FILME PARA EVANGELIZAR

    Segundo as estatísticas do IBGE, a população de idosos representa um contigente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira). A igreja tem uma rica oportunidade de alcançar esse público tão grande e ao mesmo tempo tão carente de uma evangelização criativa e dinâmica. Segue a orientação de um programa bem relevante, usando filme como uma excelente estratégia.
    A escolha do filme é fundamental para a organização desse momento com os idosos, uma vez que será em torno dele que as atividades serão desenvolvidas. O filme que propomos é Chalie e eu, uma produção de 2008, que conta a história de uma menina e seu relacionamento com o pai a o avô. O filme promove uma reflexão a respeito da restauração entre as gerações, especialmente dentro do grupo familiar. Assista ao filme antes e procure providenciar todo o equipamento necessário, assim como local e equipe. Modifique o que achar necessário para que a reunião seja um sucesso e atenda às necessidades do seu grupo de idosos. Verifique, na igreja, as pessoas que gostariam de fazer alguma participação especial com música, coreografia, poema etc.

    Primeiro Passo – Verifica se tudo no ambiente está em ordem. Prepare algumas pessoas para receber os idosos; o grupo de recepção deve ter um sorriso espontâneo e a prontidão para atender as solicitações dos convidados. Esses convidados devem sentir confortáveis no ambiente. Você pode passar o filme integral e depois lançar algumas perguntas para discussão ou pode dar algumas paradas para discutir alguns aspectos. Conhecendo o grupo para quem é destinado este encontro, você poderá decidir pela melhor opção. Elabore perguntas fáceis, que possam estar relacionadas com os problemas enfrentados pelos idosos que estarão presentes.

    Segundo Passo – Ao final desse momento de discussão, faça quebra-gelo para interação do grupo. Para esta reunião pode ser feita a dinâmica ” Abra teu olho” do livro Dinâmicas Criativas, da autora Débora Ferreira da Costa, CPAD. A dinâmica consiste em pedir que os presentes olhem para a pessoa que está à direita, procurando ver como é essa pessoa. Depois de alguns minutos, cada pessoa vai falar sobre as observações feitas. Faça as seguintes perguntas: Qual o detalhe que mais lhe chamou a atenção na pessoa? Qual a cor de seus olhos? Como é a maneira da pessoa se expressar? Após as respostas comente sobre a importância de descobrirmos as pessoas maravilhosas que temos a nossa volta.

    Terceiro Passo – Faça uma ligeira meditação no texto de I João 3:11, Fazendo a aplicação do propósito de Deus que sejamos cuidados com as pessoas que estão a nossa volta, porque Deus nos deixou para cuidar uns dos outros; sempre foi a vontade dEle que nos amássemos. Após essa meditação, pode haver o momento de apresentações especiais.

    Finalização – O encontro pode finalizar com um lanche e uma oração pela vida daqueles que participaram. Podem ser preparadas, antecipadamente, fichas para pegar os pedidos de oração dos participantes e uma pequena lembrança. Agora que você aprendeu, defina o dia que colocará essa maravilhosa estratégia em prática. Sua igreja colherá muitos frutos.

    Tantas atividades não devem desviar os líderes do que é mais importante: o alvo maior desse projeto é a proclamação do Evangelho de Cristo a toda criatura. Nossa alegria é que deve incluir a todo ser humano.
    Artigo escrito por: Oswaldo Carreio, pastor junto ao ministério Cuidado do Rebanho na Igreja Batista Cidade Universitária em Campinas – SP.

    IMPORTANTE: Faça agora mesmo a assinatura da REVISTA EVANGELIZAR pelo telefone 0800-7721232 – Contato: Missionária Tânia

    FONTE: http://www.evangelizabrasil.com (adaptado)

    ENCONTREI A INDICAÇÃO DESTE ARTIGO NO SITE: http://arsenaldocrente.blogspot.com/

  13. #33

    Re: Evangelismo e Missões

    Evangelização através de objetos: Aprenda a evangelizar com um espelho de bolso

    Como posso evangelizar através de um simples e corriqueiro espelho de bolso?
    A resposta é simples. A AMME Evangelizar está disponibilizando mais essa ferramenta para você que faz da evangelização seu estilo de vida.
    Então vamos lá.
    Primeiro é necessário saber que o seu propósito maior é ganhar a pessoa para Cristo. Portanto considere a pessoa que está a sua frente. Agora estabeleça um objetivo, escolhendo uma verdade espiritual que ela precisa aprender para aquele momento. O objeto que foi escolhido agora é um espelho de bolso, algo que as pessoas geralmente utilizam, principalmente as mulheres, e que seja de tamanho pequeno, sendo fácil para o manuseio. Feito isso é o momento de entrar em ação. O ponto que escolhi a ser tratado é um sério problema que as pessoas têm com a baixo auto-estima. Então digo à ela que a maioria das pessoas sofrem com esse tipo de problema; algumas não gostam do seu cabelo, outros do seu físico, também não gostam de quem ela é, enfim, não se amam. Mas nesse momento eu gostaria de dizer que a maior criação de Deus cabe dentro do meu bolso. Você sabe disso!? Obviamente ela dirá que não. Então você leva ela a pensar mais um pouco, até dizer que não sabe, e você discretamente coloca a mão no bolso e tira o espelho e mostra o rosto dela de contra o espelho e diz: Essa é a maior criação que Deus poderia ter feito, você! Diga a ela que a palavra de Deus em Gênesis 1:26 diz que Deus nos fez a sua imagem e a sua semelhança. Taí um grande motivo em mostrar à pessoa que ela é muito especial para Deus, e que não há nenhum motivo para ela estar desse jeito, visto que Deus à fez de maneira especial. Faça agora o apelo à pessoa tomar uma decisão em mudar de vida, experimentando viver uma vida não de derrotas, mas se auto-valorizando, entendendo que Cristo a fez especial e sobretudo morreu por ela, e quer torná-la cada vez mais parecida com ELE.
    Caso você queira aprender mais sobre “Evangelização com Objetos”, a AMME Evangelizar estará em Santos promovendo essa grande oportunidade para a sua igreja. Também, se sua igreja estiver interessada nessa forma de evangelização, basta entrar em contato conosco e agendar através do 0800-121-911.
    Fonte: http://www.evangelizabrasil.com

    Este site disponibiliza folhetos de evangelismo virtual.
    Eu achei a idéia muito interessante!
    http://www.webservos.com.br/gospel/folh ... lhetos.asp

    ENCONTREI A INDICAÇÃO DESTE ARTIGO NO SITE: http://arsenaldocrente.blogspot.com/

  14. #34

    Re: Evangelismo e Missões

    COMO UMA IGREJA PEQUENA PODE FAZER MISSÕES
    Edison Queiroz

    Quando prego e desafio pastores a levar suas igrejas à tarefa de missões mundiais, sempre sou questionado se é possível a uma igreja pequena fazer missões. A , ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Ef 3. 20-21).

    Às vezes olhamos para nossa incapacidade e fraqueza, para o tamanho de nossas igrejas, para a situação financeira e ficamos desanimados, dizendo que é impossível. Mas isso está errado! Precisamos olhar para Deus e crer em seu poder, pois ele é grande e quer fazer coisas grandes. Do nada ele cria tudo! Aleluia! Precisamos orar como o rei Josafá: “Porque em nós não há força...porém os nossos olhos estão postos em ti” (2 Cr 20.12). Aqui está o segredo da vitória: tire os olhos das circunstâncias e coloque-os no grande Deus, e ele transformará nossas igrejas em verdadeiras bases missionárias.

    1 - Confie no grande Deus

    Devemos entender que o plano de Deus para a igreja, não importa o seu tamanho, é a implantação do seu reino por meio de pregação do evangelho a todas as nações. O que faz a diferença é o tamanho de nosso Deus. Ele disse: “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes” (Jr 33.3). A Bíblia afirma que Deus “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Ef 3. 20-21).
    Às vezes olhamos para nossa incapacidade e fraqueza, para o tamanho de nossas igrejas, para a situação financeira e ficamos desanimados, dizendo que é impossível. Mas isso está errado! Precisamos olhar para Deus e crer em seu poder, pois ele é grande e quer fazer coisas grandes. Do nada ele cria tudo! Aleluia! Precisamos orar como o rei Josafá: “Porque em nós não há força...porém os nossos olhos estão postos em ti” (2 Cr 20.12). Aqui está o segredo da vitória: tire os olhos das circunstâncias e coloque-os no grande Deus, e ele transformará nossas igrejas em verdadeiras bases missionárias.

    2 - Inicie um movimento de oração

    Por meio da oração, a igreja pode fazer um movimento missionário e atingir nações. Desafie os membros de sua igreja a orar em casa, no trabalho, nos momentos de folga, na igreja, etc. Pela oração, vidas serão tocadas por Deus; portas, abertas; missionários, abençoados; vidas, salvas. Mais adiante darei alguns passos práticos para o início de um grande movimento de oração em sua igreja, não importa o tamanho dela.

    3 - Treine os crentes para a evangelização pessoal

    Descobri uma coisa interessante em meu ministério: os crentes não evangelizam porque não sabem fazê-lo. Antigamente eu pensava que se tratava de falta de consagração, de falta de fé, de desânimo etc., mas logo descobri que o grande problema era a falta de um ensino prático.

    Certo domingo preguei, sobre a importância de o crente ganhar vidas para Cristo. Durante minha pregação exortei a igreja, afirmando que todo crente deve ser um ganhador de almas e que o crente que não ganha almas está em pecado, etc. Após o culto um jovem venho falar comigo e disse: “Pastor, você fica o tempo todo nos dando chicotadas do púlpito, nos exortando a ganhar vidas para Cristo, mas nunca nos ensinou a fazê-lo.”

    Confesso que tive de reconhecer meu erro e dar a mão à palmatória. Pedi perdão àquele jovem e disse que iria providenciar o treinamento. Naquela época convidei a equipe da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo para vir dar um treinamento de evangelização e discipulado para a igreja; telefonei-lhes e perguntei se tinha um treinamento para a igreja.

    Eles me informaram que sim e que necessitavam de um período de 12 horas/aula. Agendei o mês de outubro e usei o tempo do culto e da escola dominical nos quatro domingos daquele mês para o treinamento. Foi maravilhoso o trabalho do Espírito Santo, que levou os crentes a entender que podem pregar o evangelho.

    No terceiro domingo de treinamento, preparamos uma surpresa para os membros da igreja.
    Cheguei mais cedo com a Equipe da Cruzada, colocamos uma mesa na calçada da igreja, fechamos o portão e esperamos os crentes chegarem.

    Cada um que chegava perguntava: “O que aconteceu, pastor? Não haverá treinamento hoje?” Logo explicávamos que iríamos fazer uma experiência e enviávamos pares a evangelizar na praça; pedimos que voltassem ás 11h para darem testemunhos.

    Lembro-me do testemunho de um diácono que falou com lágrimas nos olhos: “Pastor, sou crente há mais de 30 anos e nunca alguém orou comigo entregando a vida a Cristo, mas nesta manhã eu tive a alegria de ver alguém orando comigo, convidando Cristo para entrar em sua vida. Aleluia!”.

    Hoje o treinamento em evangelização faz parte da instrução dos novatos na Escola Dominical, e a meta é que todos os membros da igreja saibam explicar o plano de salvação, levar uma pessoa a orar recebendo Cristo como Senhor e Salvador e dar os primeiros passos no discipulado.

    4 - Desafie pessoas para o campo missionário

    Mediante pregação, ensino, recomendação de livros, etc., você pode desafiar pessoas a se entregarem para a obra de missões. Creio que em toda igreja há pessoas vocacionadas para o campo missionário. Então pregue, desafie e procure identificar essas pessoas, dando-lhes o apoio necessário no discipulado pessoal, no encaminhamento para o preparo adequado. Não somente desafie, mas também apóie os vocacionados. Muitos pastores estão pecando ao deixar de apoiar , ajudar e orientar aqueles que têm sido chamados por Deus para a obra missionária. Talvez por medo de perderem o lugar, por ciúmes ou por irresponsabilidade. Se há em sua igreja algum membro chamado por Deus para o ministério, dê-lhe todo apoio, pois você estará colaborando para a expansão do reino de Deus. Não tema ! O mesmo Deus que o colocou no ministério é poderoso para mantê-lo ou tirá-lo dele, de acordo com sua soberana vontade.

    5 - Desafie os crentes a contribuir financeiramente

    Uma igreja pequena pode fazer muito para missões mediante contribuição financeira dos seus membros. Deus não está olhando para o tamanho da sua oferta, mas sim para o tamanho do coração da pessoa que deu a oferta. Lembra-se da oferta da viúva pobre? Sua oferta foi maior que as das outras pessoas porque ela deu todo o coração (Lc 21. 1- 4).

    Além disso Deus é poderoso para multiplicar qualquer oferta, como ele fez na multiplicação dos pães. Eu sou testemunha disso. Deus faz milagres nas finanças da Igreja quando esta coloca missões em primeiro lugar. Mas adiante quando falar sobre finanças vou contar alguns desses milagres.

    Conheço famílias que estão sustentando parentes no campo missionário. Muitas vezes, quando encontro algum missionário, pergunto-lhe: “Quem está sustentando?” De vez em quando, a resposta é: “Meus pais, meus irmão, etc.” Então pergunto: Quantos são? Às vezes, cinco ou seis pessoas estão se unindo e sustentado um missionário no campo. Qual o tamanho da sua igreja? Mesmo que seja de cinco ou seis pessoas, se elas forem desafiadas e assumirem a responsabilidade, poderão se unir e sustentar missionários no campo, assim como algumas famílias estão fazendo. Desafie o seu povo a contribuir financeiramente!

    6 – Associe sua igreja a outra para enviar missionários

    Uma igreja pequena pode fornecer pessoas e dinheiro para a obre de missões. Mas, às vezes, não tem condições de levantar todo o sustento financeiro necessário; portanto, poderá se unir a outra igreja e, juntas, enviar o missionário. Vou contar uma experiência marcante em minha vida. O pastor de uma igreja pequena veio à nossa convenção missionária e foi desafiado a fazer missões por meio de sua igreja. Voltou disposto a fazer de sua igreja uma igreja missionária. Desafiou o seu povo, e a resposta veio. Iniciou-se um movimento de oração e de contribuição financeira. Quando arrecadaram o dinheiro das ofertas mensais para missões, não sabiam como aplicá-lo e, então, pediram à nossa igreja a oportunidade de participar do sustento de uma de nossas missionárias na África. Consultei nossa igreja, e todos com alegria aceitaram formar uma sociedade com a outra igreja para, juntas, sustentarmos a missionária. Agora, aquele mesmo pastor está partindo para o campo, e as duas igrejas juntas vão participar do seu sustento.

    Uma igreja pequena pode e deve fazer missões. Tudo depende de ser desafiada, de receber a visão e de aceitar a responsabilidade.

    Do livro “A IGREJA LOCAL E MISSÕES” - Edison Queiroz ( Edições Vida Nova)

    ENCONTREI A INDICAÇÃO DESTE ARTIGO NO SITE: http://arsenaldocrente.blogspot.com/

  15. #35

    MARATONA MISSIONÁRIA

    Em Guarulhos, realizamos um evento parecido, entre as Igrejas Presbiterianas do Presbitério.
    O evento acontece sempre no mês de Agosto, chama-se "Maratomiss"(Maratona Missionária), é possível visualizar o programa do Evento, as provas, e outros, no site: http://www.maratomiss.com.br
    São distribuidos cofrinhos para cada igreja, e até o mês de agosto a igreja arrecada suas ofertas para missões.
    Cada igreja representa um País ou Estado e indica um missionário.
    No final do evento, o valor arrecadado é dividido por em partes iguais e ofertado aos missionários indicados pelas igrejas.
    No dia do evento cada igreja decora seu stand, entre as provas além do casal tipicamente trajado, há também a apresentação de uma música que fale da cultura e das necessidades missionárias do País/Estado representado.
    Como o evento ocorre em um acampamento, há ainda a seleção de futebol e outros esportes do País.

  16. #36
    SBB promove Treinamento para Evangelização com Literatura no Rio

    Leia aqui:
    http://arsenaldocrente.blogspot.com/...ento-para.html
    Última edição por Rosemeire; 24-09-12 às 08:53 PM.

  17. #37
    Revistas Missionárias: Assine, informe-se e apoie a obra de Missões

    revista_missoes.jpg

    Uma excelente fonte de informações sobre a obra missionária no Brasil e no mundo pode ser encontrada em revistas dedicadas ao tema de Missões. Publicadas por igrejas, missões ou editores independentes, elas trazem informação, estudos, dicas e muito mais. E você ainda contribui com a obra missionária ao adquirir estas revistas. Excelente para promotores e líderes de departamentos de missões, pastores, missionários e para qualquer cristão que ame e apóie a obra missionária.
    São muitas as revistas , e listamos aqui algumas delas, com links para as páginas das mesmas. Faça a sua assinatura, informe-se e ajude a obra missionária!

    Revistas Confins da Terra (Missão Novas Tribos do Brasil)
    http://www.mntb.org.br/index.php?opt...per&Itemid=261

    Revista Portas Abertas (Missão Portas Abertas)
    http://www.portasabertas.org.br/revista/

    Revista Visão Missionária (União Feminina Missionária Batista do Brasil) - http://loja.tray.com.br/loja/produto...ao_missionaria

    Revista Vida Missionária (Gideões Missionários da Última Hora)
    http://www.gideoes.com.br/

    Informativo A Voz dos Mártires (Missão A Voz dos Mártires)
    http://vozdosmartires.com.br/

    Capacitando Para Missões Transculturais (Associação dos Professores de Missões do Brasil)
    http://www.apmb.org.br

    Você pode ainda acessar online e gratuitamente as revistas Ethnic e Antropos, com textos aprofundados sobre missiologia, antropologia e saberes relacionados.


    Revista Ethnic
    http://www.ethnic.org.br/

    Via blog Veredas Missionárias
    http://veredasmissionarias.blogspot.com/

    Fonte: http://arsenaldocrente.blogspot.com
    Última edição por Rosemeire; 24-10-11 às 04:12 PM.

  18. #38
    FOLHETOS EVANGELÍSTICOS PARA JOVENS, ADOLESCENTES E CRIANÇAS

    Procurando atender a necessidade de material evangelístico próprio para jovens, adolescentes e até mesmo crianças, o ministério Entre Jovens produz folhetos contemporâneos, atrativos e com uma mensagem clara e objetiva para cada situação. Se você ou sua igreja se interessam por esse material, visite o site deles para obter maiores informações e visualizar outros modelos além dos exibidos abaixo: http://ministerioentrejovens.wordpress.com/folhetos/

    Fonte: http://arsenaldocrente.blogspot.com/...ra-jovens.html

    folheto2.jpg

    folheto4.jpg

  19. #39
    Livros de Missões para download grátis

    O site Editorial Musulmania oferece diversos livros missionários para download gratuito. São livros em espanhol e alguns em português, todos focados em missões aos povos muçulmanos, de diversos e gabaritados autores - que cederam gentilmente os materiais para download sem fins lucrativos. Excelentes recursos para capacitação e informação missionária. No site você pode ter acesso ainda a links interessantes, artigos e etc.

    Acesse o site: http://musulmania.com/

    Um outro site que fornece muito mais livros missionários na língua espanhola, desta vez sobre todos os aspectos da obra missionária, é o Recursos Misioneros. Um detalhe: muitos dos livros oferecidos ali para download gratuito em espanhol, possuem edições impressas em português em nosso país, com direitos autorais registrados. Outros nunca foram publicados por aqui. De toda forma, lembre-se sempre que tais livros são para uso pessoal, e não podem ser vendidos sob nenhuma hipótese.

    Acesse: http://recursosmisioneros.com/

    Ambos os sites são ligados às missões COMIBAM Internacional e PMI Internacional.

    Fonte: http://arsenaldocrente.blogspot.com/...ad-gratis.html
    Última edição por Rosemeire; 24-09-12 às 08:56 PM.

  20. #40
    A IGREJA E O BANHO - Porque não vou e porque não tomo

    igreja evangelica desenho2.JPG

    10 razões porque não vou à Igreja
    1 – Fui forçado a ir à igreja quando era criança.
    2 - Pessoas que vão à igreja são hipócritas - elas acham-se mais santas que as outras.
    3 - Há muitos tipos de igrejas, eu nunca saberia qual a certa.
    4 - Eu costumava ir à igreja, mas tornou-se uma coisa chata.
    5 - Nenhum dos meus amigos vai à igreja.
    6 – Vou à igreja apenas no Natal ou na Páscoa.
    7 - Começarei a ir à igreja quando ficar mais velho.
    8 - Não tenho tempo.
    9 – A igreja é muito fria.
    10 - Os pastores estão somente atrás do meu dinheiro.


    10 razões porque não tomo banho

    1 – Fui forçado a tomar banho quando era criança.
    2 - Pessoas que se banham são hipócritas - elas se acham mais limpas que as outras.
    3 - Há muitos tipos de sabonete, eu nunca decidiria qual usar.
    4 - Eu costumava tomar banho, mas tornou-se uma coisa chata.
    5 - Nenhum dos meus amigos toma banho.
    6 - Tomo banho apenas no Natal ou na Páscoa.
    7 - Começarei a tomar banho quando ficar mais velho.
    8 - Não tenho tempo.
    9 - O banheiro é muito frio.
    10 - Os fabricantes de sabonete estão somente atrás do meu
    dinheiro.

    Fonte: http://arsenaldocrente.blogspot.com/...nao-vou-e.html


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •