Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 6 - Sim, Senhor! (Jefté)

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 6 - Sim, Senhor! (Jefté)

    Lição 6 - Sim, Senhor!
    Leitura Bíblica - Juízes 11
    Objetivo: Explicar que devemos ajudar a todas as pessoas que nos pedirem, mesmo àquelas que nos maltrataram, e perdoá-las.
    .............................. .........
    _Lição 6 - Jefté.jpg

    Nesta lição vamos trabalhar o tema PERDÃO com nossos alunos.
    Faças todas as atividades de rotina da sua turminha (boas vindas - marcação de frequência - avisos - oração - tirar ofertas - louvor)
    Aplique esta dinâmica imediatamente ANTES de inciar a lição bíblica


    Material necessario:
    - Balde médio com um pouco de tinta preta no fundo
    - Um saquinho de chup-chup amarrado (ou geladinho ou dim-dim...) - um para cada aluno, cheio de água (filtrada - para o caso de alguém cismar de beber)

    Façam um circulo em volta do balde.
    Cada um irá pedir perdão por algo.
    Comece pelo professor, que pede perdão por algo que tenha feito, mas que está arrependido e não fará mais.
    Em seguida o Prof. estoura o saquinho dentro do balde derrmando todo o conteúdo.
    Jogue fora o saquinho (deixe a lata de lixo ao lado do balde).

    Assim será um por um.
    Cuide para que tudo seja feito com reverência, seriedade e quebrantamento.
    Nada de palhaçadas - Prof, mantenha uma postura séria.
    Depois de todos terem feito, e ouvido o compromisso de cada um, o professor pega o balde e pergunta se alguém quer tomar aquela água suja (remexa o fundo da água para que a tinta escura se misture e a água fique mais escura, com aspécto de sujeira).

    É claro que ninguem vai querer beber daquela água.
    Então explique que quando confessamos nossos pecados, Deus nos perdoa e Ele lança fora tudo o que fizemos de ruim.
    Da mesma forma, todos nós não devemos ficar mais pensando neles.
    Então jogue a água fora daquele balde, se possível, acompanhada das crianças.
    Enfatize que assim como Deus perdoa e se esquece dos nossos pecados e ofensas, assim também nós devemos perdoar os coleguinhas, irmãozinhos, quem quer que nos tenha feito algum mal.
    Faça uma oração simples com a classe. E comece imediatamente a lição do domingo.

    - dinâmica adaptada - autoria da irmã Rosivânia:
    http://www.escoladominical.net/showt...p?791-Perd%E3o

    Conteúdo do Kit:
    - Versículo chave
    Este domingo vc irá fazer 3 GRANDES corações - se possível cada um de uma cor.
    Recortar e prender com colchete tipo bailarina - tamanho médio.
    (contem um coração vazio pra vc guardar de molde para outras atividades)

    - Cartaz Amonitas
    Para destacar o nome dos novos inimigos do povo de Israel.

    - Folha de atividade coração
    Os Juniores deverão pintar, escrever as palavras que faltam no cartão e recortar.
    Imprimir em papel duro - 180g.
    Prender as partes com um colchete tipo bailarina - tamanho pequeno.

    - Folha de atividade marcar um X
    Cada criança recebe sua folha, preenche o versículo, etc.

    - Folha de cartão de versículo chave
    O cartãozinho deve ser distribuído para quem está memorizando o versículo chave.
    Vc tem trabalhado a memorização com seus alunos?
    Já são 6 versículos neste Trimestre!

    Veja aqui no Portal:
    => MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULO
    http://www.escoladominical.net/showt...e-Vers%EDculos

    => RECAPITULAÇÃO
    http://www.escoladominical.net/showt...eios-Criativos

    Espero que este kit continue sendo bênção nas suas aulas!
    Bjs,
    Sandra


    › Veja Mais: Lição 6 - Sim, Senhor! (Jefté)
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 30-08-11 às 10:48 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    TÂNIA MOREIRA está desconectado Avatar de TÂNIA MOREIRA
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Posts
    3

    Re: Lição 6 - Sim, Senhor! (Jefté)

    A Paz querida irmã, como estou um pouco atrasada com as lições, eu entrego
    o cartãozinho de memorização uma semana antes quando vou dar a aula referente, eles ja memorizaram durante a semana, acho q fica mais fácil de trabalhar, gostaria de saber como vcs trabalham. Obrigada por tudo que vcs tem feito por nós tem ajudado demais. Deus abençoe cada vez mais. Bjs........

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 6 - Sim, Senhor! (Jefté)

    Oi, Tânia!
    Meus alunos tem suas revistinhas, então eles já sabem qual o versículo da lição que será dada, e são estimulados a memorizar durante a semana. Mas em sala de aula sempre fazemos dinâmicas para a memorização.
    Eles inclusive chegam na aula com a lição feita em casa (isso vale pontos).
    Então, no final da aula, um por um vai à frente e fala o versículo de cór para receber o cartãozinho.
    Em casa eles colam num caderninho só de cartões.

    Mas a sua ideia também é ótima.
    Se tem dado bons resultados, por favor, continue assim!
    Bjs, Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 6 - Sim, Senhor! (Jefté)

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 06 - Sim, Senhor !!!
    Texto Bíblico: Juízes 11

    “4. Fugitivo na Terra de Tobe (11.1-3)

    Estes versículos apresentam-nos Jefté, o oitavo Juiz de Israel. Ele era um guerreiro poderoso, mas filho de uma união entre Gileade, neto de Manasses (Nm 26.29,30), e uma prostituta cujo nome não é mencionado. Uma vez que o pai de Jefté também teve filhos com sua esposa legítima, estes compeliram seu meio-irmão a sair de casa quando ficou mais velho. Ele foi deserdado por sua família (2) e habitavam em Tobe (3). Este nome significa ‘bom, agradável, doce, formoso, belo’. Pode ter sido et-Taiyibeh, a cerca de 24 quilômetros a leste de Ramote-Gileade. Ali ele se tornou o chefe de homens levianos, renegados, como no caso de Davi, mais tarde (1 Sm 22.1,2), a quem ele levava às festas. Foi desta maneira que Jefté ganhou a experiência e a reputação de homem valente e valoroso (1).

    5. Jefté chega ao Lar, (11. 4-11)

    Mais tarde, quando os amonitas invadiram Israel (10.17), os anciãos de Gileade correram à terra de Tobe. ‘Venha e seja o nosso líder para que possamos nos defender’, imploraram eles a Jefté. Este lembrou aos anciãos o tratamento ruim que recebera anteriormente. ‘Por que vocês me procuram, agora que estão com problemas?’, perguntou ele. Por isso mesmo tornamos a ti (8) foi a resposta deles, talvez com este sentido: ‘Percebemos que o tratamos injustamente e é por isso que viemos: para que possamos mostrar-lhe nossa confiança tendo-o por cabeça’ (8; esta palavra significa ‘general’, talvez ditador’).

    Quando Jefté quis se certificar do que lhe era oferecido, mais uma vez os anciãos afirmaram que, se ele os livrasse, então seria colocado como chefe e cabeça. Desta vez selaram seu acordo com um juramento religioso: O Senhor será testemunha entre nós, e assim o faremos conforme a tua palavra (10). O voto foi reafirmado quando Jefté falou todas as suas palavras perante o Senhor, em Mispa (11).” (Comentário Bíblico Beacon, CPAD, vol.2, p.132).

    ATIVIDADE

    Assim como na turma de primários, vamos aproveitar a ocasião do dia das mães para sugerirmos a confecção de um caderninho de receitas como lembrança.

    Para isso, compre ao longo da semana os cadernos ou faça um com folhas de papel ofício e papel cartão. Reproduza numa folha de papel uma boneca com chapéu e avental. Depois, desenhe as partes da boneca separadas em outra folha, a fim de que você possa reproduzir cópias para as crianças recortarem e montarem suas bonecas. Leve para a sala de aula tecidos, EVA, lã, botões etc.

    Se porventura alguma criança quiser fazer um desenho diferente para o seu caderno, deixe-a à vontade.

    Recomende que os alunos façam um dedicatória no caderno para a mamãe.
    Uma pena que a CPAD não colocou nenhuma atividade prática realmente aplicada à lição sobre Jefté, que poderia ser feita em outra ocasião.
    A sugestão de uma lembrancinha para o Dia das Mães é uma lástima.
    Sem moldes, sem foto. E toda profa. dedicada já está com toda a programação para o Dia das Mães prontinha.
    Aff.... *rs
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5

    Re: Lição 6 - Sim, Senhor! (Jefté)

    Paz!!!
    Somente Deus pode vos abençoar...Esse site é uma benção nas nossas vidas.

  6. #6
    Dorisday está desconectado Avatar de Dorisday
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Posts
    3

    Re: Lição 6 - Sim, Senhor! (Jefté)

    Paz a todos!

    Estou muito feliz pela grata oportunidade de crescimento espiritual, metodológico e pessoal.

    Que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo continue nos abençoando!

    O trabalho de vocês irmãos é sensacional! Glória a Deus pela vida e a disposição de cada um de vocês!

    Abraços,
    Dorisday

  7. #7
    Elda Daniele está desconectado Avatar de Elda Daniele
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    65

    Red face

    Essas figuras podem ser usadas como palitoches.
    Imprimir em papel duro, recortar e colar em palitos de churrasco.
    Vou usá-las na aula do próximo domingo.
    *clique na figura para salvar e imprimir em tamanho grande*

    fig1.jpg fig2.jpg

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140
    Elda,
    Muito obrigada por sua preciosa colaboração aqui no Portal!!
    Aproveito para avisar que postei atividades da revista do aluno lá no novo Tópico sobre JEFTÉ, visitem:
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...p?6504-Jeft%E9
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •