Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: EBF para adolescentes e Juvenis

  1. #1
    Gleydson Bruno está desconectado Avatar de Gleydson Bruno
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Campo Grande - MS
    Posts
    4

    EBF para adolescentes e Juvenis

    Por favor, se alguem tiver uma idéia de como posso fazer uma EBF para adolescentes e Juvenis, por favor me ajudem...

    Vocês devem estar achando estranho ver alguem perguntando sobre EBD de adolescentes né?
    mais é que eu queria fazer coisas diferentes para os adolescentes de minha igreja, e trazer mais para a casa de Deus.

    Ai pensei que uma EBF de Adolescentes e Juvenis poderia ajudar...
    Se alguem tiver uma idéia de como fazer, eu serei eternamente grato....

    Que Deus vos abençoe...


    › Veja Mais: EBF para adolescentes e Juvenis

  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    Realmente, é uma idéia inovadora, Prof. Gleydson.
    Certamente os moldes terão que ser bem diferentes - ainda que os objetivos sejam os mesmos.
    Para essa faixa etária sempre se faz acampamentos, com duração de 3 dias.
    Pesquise o que existe na Sala de Prof. de Infantil e Juniores => Tópico EBF.
    Não sei se realmente vai ajudar...
    Espero que outros professores dessa faixa etária se manifestem, colaborando com suas idéias, opiniões e experiências!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    Gleydson Bruno está desconectado Avatar de Gleydson Bruno
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Campo Grande - MS
    Posts
    4

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    :D Obrigado sandra...
    realmente espero que outras pessoas possam me ajudar também.....

    tenho visto suas contribuições e ja usei muitas delas...

    Que Deuscontinue te abençoando....

  4. #4
    GEISER está desconectado Avatar de GEISER
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Posts
    1

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    Ola Gleydson, que o senhor te abençoe pela iniciativa.

    Nunca fiz uma EBF para adolescentes mas já participei de EBF onde enormes grupos de adolescentes frequentavam. Pelo que pude acompanhar, os professores fazem sempre tarefas do tipo, mini maratonas biblicas, mini gincanas, concursos de talentos, concursos de canto etc. Para isto os alunos devem estar previamente inscritos, e tem que haver sempre uma "folga" nas atividades para os visitantes. Sempre vi temas diferentes dos usados para as crianças e bem voltados para a idade deles... as palestras podem ser como as usadas em seminários jovens/adolescentes... mas como esta se tratando de EBF acho que misturar um pouco de diversão naõ faz mal algum.

    Deus te abençoe.

  5. #5
    Andre Galdino está desconectado Avatar de Andre Galdino
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2009
    Posts
    4

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    Paz do Senhor!

    Se vc conseguiu montar alguma programação por favor me repasse como fez pois não queremos deixar passar esta oportunidade de interagir com eles no período da nossa EBF que vai ser dia 24 e 25 de julho de 2009.

    Não quero deixá-los de fora pra não causar um clima tenso quando comunicarmos que não haverá nada para a faixa etária deles aos pais.

    dia 10 de junho tenho uma reunião a noite na congregação e gostaria pelo menos de levar algo como proposta para o Pastor e o Pessoal do Ministério Infantil.

    Conto com a ajuda de todos.grato

  6. #6
    Ana Rita Silva está desconectado Avatar de Ana Rita Silva
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Posts
    17

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    OI!ANDRE GALDINO,EU USEI A IDÉIA DA FEIRINHA DE TALENTOS COM OS MEUS ADOLESCENTES E JUVENIS E ELES GOSTARAM MUITO,ESPERO QUE VC GOSTE,VC PODE ADAPTAR PARA OS DIAS QUE VC VAI FAZER A EBF,COMO POR EXEMPLO COMEÇANDO DESDE JÁ DANDO TAREFA PARA ELES ADIQUIRIREM DRACMAS.VOU ENVIAR PARA VC O SITE DE ONDE TIREI A IDÉIA,LÁ VC PODE PEGAR O RESTO DO MATERIAL, MAS VC PODE FAZER DO JEITO QUE VC QUIZER OK!TENHA UMA ÓTIMA EBF.[attachment=0:1o6jpsfc]A FEIRINHA DE TALENTOS.doc[/attachment:1o6jpsfc]

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    Oi, Ana!
    Essa idéia da Profa. Lina (do Linólica Kids) é muito legal. Só que ela criou como plano de frequência para Juniores - para pontuação de itens para incrementar a frequência e participação nas aulas.
    Em 2007 adpatamos essa idéia e ela está postada aqui mesmo no Portal, com as Dracmas e tudo.. :)
    :arrow: http://escoladominical.net/forum/viewto ... t=15#p5989
    Entretanto, na minha opinião essa atividade não serve muito para uma EBF para Adolescentes e Juvenis.
    Mas... valeu pela intenção, amiga!
    Os irmãos Glaydson e André não deram um retorno a este post se afinal conseguiram organizar suas EBFs.
    Gostaríamos muito de saber ....

    Citação Postado originalmente por ana rita silva
    OI!ANDRE GALDINO,EU USEI A IDÉIA DA FEIRINHA DE TALENTOS COM OS MEUS ADOLESCENTES E JUVENIS E ELES GOSTARAM MUITO.....[/attachment]
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #8
    Andre Galdino está desconectado Avatar de Andre Galdino
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2009
    Posts
    4

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    Olá irmãos.

    A E.B.F foi ótima de modo geral. Tivemos 92 participantes sendo que 17 foram pré-adolescentes que é sobre o que vou falar.

    O assunto era sobre 3 decisões que eles tinham de tomar na adolescencia que eram: Será que eu devo beber?, Será que eu devo fumar? e Será que eu devo usar drogas?. Explicamos os males de cada item e a classe foi muito participativa em perguntas e informações adionais sendo que no final pedimos para que eles fizessem uma história envolvendo os temas principalmente relacionado ao que eles entederam e a relação entre o que ouviram e a realidade que eles enfrentam. foi ótimo. fizeram desenhos em quadrinho e apresentaram.

    Parte Positiva :D
    O mais interessante é que a vista de vários adultos eles jamais reagiriam assim, pois eram tidos como "muitos avançados", mas com várias atitudes em classe deram lugar a "criança que ainda existe" e vi que se nós tratarmos eles como eles são, "crianças em desenvolvimento" eles correspondem bem e ainda temos chances de mudar seus conceitos.

    Parte Negativa :x
    Trazê-los pra E.B.F, realmente, a primeira impressão que fica pra eles, e que pode até fazê-los não retornar no dia seguinte, é que esse evento é coisa pra criancinha por causa do padrão de abertura que é típico dessa atividade. Eu tive que falar pessoalmente com eles pra tirar essa possível má impressão evitando deste modo a evasão.O que pode garantir um sucesso maior pra essa faixa etária é programar um tipo de abertura especifico pra eles e de preferência em outro lugar no mesmo dia ou fazer uma abertura noutro dia mais contextualizada apenas pra eles.

    Dívida
    Nao consegui ainda transformar o assunto em arquivo mas em breve, se não conseguir, vou dar a referência exata do material.

    Conclusão
    Como isso é novidade não apenas pra nós mas a qualquer igreja, não saiu com perfeição. Com a nossa perseverança em fazer real esta situação logo logo teremos um evento evangelístico de férias totalmente direcionado a pré-adolescentes e isso precisa de muita oração, dedicação e abrir o verbo em reuniões ministeriais da parte de quem está visualizando a apatia da igreja quanto a um evento direcionado a esse grupo acessorando os nossos líderes para o bem da igreja.

    Espero ter ajudado e agradeço a Deus por estar sendo, juntos com os irmãos, um dos pioneiros neste tipo de trabalho que é diferente de acampamentos, encontros e até invecionices mais que na predominância não indicam uma vida espiritual saudável pra esses garotos(as).

    A vitória é nossa. Paz do Senhor Jesus!

  9. #9
    Andre Galdino está desconectado Avatar de Andre Galdino
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2009
    Posts
    4

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    Citação Postado originalmente por ana rita silva
    OI!ANDRE GALDINO,EU USEI A IDÉIA DA FEIRINHA DE TALENTOS COM OS MEUS ADOLESCENTES E JUVENIS E ELES GOSTARAM MUITO,ESPERO QUE VC GOSTE,VC PODE ADAPTAR PARA OS DIAS QUE VC VAI FAZER A EBF,COMO POR EXEMPLO COMEÇANDO DESDE JÁ DANDO TAREFA PARA ELES ADIQUIRIREM DRACMAS.VOU ENVIAR PARA VC O SITE DE ONDE TIREI A IDÉIA,LÁ VC PODE PEGAR O RESTO DO MATERIAL, MAS VC PODE FAZER DO JEITO QUE VC QUIZER OK!TENHA UMA ÓTIMA EBF.[attachment=0:3k91rd1g]A FEIRINHA DE TALENTOS.doc[/attachment:3k91rd1g]
    Obrigado. copiei o aquivo e vou aplicar.

    PAz!

  10. #10
    Gleydson Bruno está desconectado Avatar de Gleydson Bruno
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Campo Grande - MS
    Posts
    4

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    :oops: desculpem por não ter respondido, mas é que meu computado em casa queimou, ai complicou minha vida....
    A idéia da Ebf não deu muito certo devido á agenda da igreja, mais ja conversei com o superintendente e com o Pr. da igreja e ele autorizou a realização de uma EBV (Escola Bíblica de Verão), para sair da rotina um pouco...
    Em breve colocarei a programação e o tema abordado...
    abração
    e obrigado pela participação de vocês...
    Fiquem com Deus e até breve. :D

  11. #11
    Marcia Luisa está desconectado Avatar de Marcia Luisa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Posts
    1

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    Olá...
    Sei que pode ser um pouco tarde mas voce pode se preparar para um outro período
    uma coisa muito joia para fazer com adolescentes e juniores, mas para ser mais sincera vc teria que realmente fazer para pré-adolescente e adolescentes, os juniores mesmo com muita maturidade não poderia acompanhar o grupo
    é fazer o FBI - FÉRIAS BIBLICAS INTENSIVAS
    voce faz a escolha de uma tema e uma musica geralmente que se usa, estilo PG, Oficina G3 e por ai vai que fala mais a lingua da galera que se interagir
    geralmente a atividade é de uma semana e toda a igreja tem que estar envolvida pois há custo e dependendo é necessario que se faça um planejamento para aquisição dos recursos com antecedencia
    o maior sucesso de uma trabalho com essa turma é ter uma equipe que esteja disposta a pagar o preço, oração, planejamento e organização
    Primeiro passo: escolha uma equipe
    segundo passo: faça um planejamento
    terceiro passo: procure fazer com que todos se engage nesse projeto
    quarto passo: algumas atividades que podem ser feita, a igreja tem que estar disponivel uma semana para se fazer tal atividade
    algumas dicas do que pode ser planejado
    culto de abertura
    workshops voltado para a idades deles como: dinamicas de grupos, metodos de evangelização interativo
    passeios em parques ou shopping ( nao esquecer jamais de pegar autorização dos pais ou responsáveis)
    ter um lual que eles amam essas atividades
    noite do pijama separado para meninos e meninas
    fazer uma ebf de um dia em um bairro que nao tem acesso
    noite da familia em que se faz um jantar e eles escrevem cartas para os pais e os mesmos tambem escrevem... so que eles nao sabem que na noite do jantar os pais ou a pessoa mais proxima estará presente
    fazer gincanas ou dinamicas tipo: noite da pizza em que eles vao ter que fazer uma casa ao tesouro procurando os ingredientes que ja vao estar na casa dos irmãos...

    bem tem muita coisa que pode ser elaborada depende muito do grupo e do apoio que a igreja e os irmãos irao lhe dar
    vc vai ficar so o laço da capa do batman no fim de toda atividade, mas o preço de ver vidas que estao se envolvendo vai ser sua grande recompensa
    depois faça um planejamento de fazer um trabalho de consolidação

    Que o amor de Cristo esteja sobre a sua vida e que o Espirito Santo lhe inspire a fazer muito mais coisas
    recursos sao infinitos para serem usados todos para a honra e Gloria de Deus

  12. #12
    Gleydson Bruno está desconectado Avatar de Gleydson Bruno
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Campo Grande - MS
    Posts
    4

    Re: EBF para adolescentes e Juvenis

    :D o corpo do meu projeto para a EBV (Escola Bíblica de Verão) está em anexo logo abaixo...
    Ah lembrando que estas datas e local, ainda não é o certo, fiz só como modelo...
    estou aguardando a resposta do Pr. da minha igreja...
    mais espero que com isso, você prof. que quer aderir a esse evento, possa realizar um evento maravilhoso...

    espero ter ajudado...

    P.S. Caso tenham algum complemento, dúvida ou crítica, postem aqui.....

    abração :)
    segue abaixo o banner que eu fiz para divulgar o evento....


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •