Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 2 - Um Deus ou vários deuses? (Otoniel)

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 2 - Um Deus ou vários deuses? (Otoniel)

    umouvariosdeuses.jpg
    Lição 2 - Um Deus ou vários deuses?
    Leitura Bíblica: Juízes 3:1-11

    Objetivo: Enfatizar os problemas que podemos enfrentar quando mantemos uma amizade com pessoas que não crêem em Deus.
    .............................. .............................. .

    Memorização do Versículo Chave
    A revista traz uma dinâmica legal com sorteio de instruções a serem seguidas.
    Isso vc faz a mão mesmo. Coisa simples. Faça de forma bem alegre e competitiva, como os Juniores gostam tanto.
    Vc pode escrever cada frase em uma folha de papel de cor diferente!

    Cartaz com versículo: está em duas partes.

    - Dinâmica: sugiro que vcs pesquisem as muitas dinâmicas sobre amizade que estão postadas no Forum de Dinâmicas:
    http://www.escoladominical.net/forum...anas-Concursos

    - Atividade:
    1- Cartão para o amigo
    A revista do Prof. traz a idéia de cada criança confeccionar um cartão para ser dado especificamente para amigos católicos. Não concordei muito com a idéia, por isso fiz um cartão onde as crianças irão escrever à mão o versículo de João 3:16, e poderá ser dado para qualquer amigo, independente dele ser ou não católico.
    Entregar para amigos NÃO crentes, claro, pois o cartão é evangelístico.
    Oriente para que elas escrevam PERSONALIZANDO o versículo.
    Assim:
    "Porque Deus amou o João Luiz de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que o João Luiz que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
    Na página em branco, seu aluno pode escrever um convite para o amiguinho vir à Escola Dominical, colocando o horário, etc.

    2- Folha para trabalharem com suas Bíblias.
    As crianças irão pesquisar o Salmo 115.4-8 e escrever com suas palavras o que compreenderam.
    Cada aluno deve ter sua Bíblia.
    Em todas as aulas o Prof. deve fazê-los trabalhar com suas Bíblias. Devem localizar o versículo chave e pintar com lápis de cor em volta. Distribua lápis para todos. É importante aprenderem a manusear a Palavra e marcar as passagens estudadas.
    Tem aluno seu que ainda não tem uma Bíblia?
    Que tal conversar com algum adulto da igreja para que dê de presente uma Bíblia para esse aluno?
    Muita gente tem várias Bíblias em casa, sobrando!
    Esforce-se para que TODOS os alunos tenham Bíblia e trabalhem com elas!

    Espero que mais este kit seja uma ajuda para os dedicados Profs. da EBD do Brasil todo.
    Que o Senhro recompense o trabalho de cada um de nós.
    Bjs,
    Sandra



    › Veja Mais: Lição 2 - Um Deus ou vários deuses? (Otoniel)
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 30-08-11 às 10:28 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Nicinha29 está desconectado Avatar de Nicinha29
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Posts
    1

    Re: Lição 2 - Um Deus ou vários deuses?

    Primeira apostasia(Jz.3.7-11)
    -"Os israelitas estabeleceram-se entre as nações sírias.
    Pareciam muito inclinados a viver em paz com elas e a ceder bastante por amor à paz(5-8).
    Casaram-se com eles para tornar sua posição mais segura.Negociavam com os amorreus,heteus e ferezeus.
    Eles definiram questões de limite para evitar atritos.Depois adotaram a religião dos vizinhos(7),e,a seguir.os seus maus costumes.Mas logo os mesopotamios começaram a oprimi-los(8).
    Os israelitas compreenderam que tinham um Deus do qual se afastaram.Israel era um povo pródigo.Havia deixadoo Deus cuja presença antes lhes havia assegurado a vitória.Durante 8anos foram oprimidos por essas nações do norte.Cada ano q passava as condições deles pioravam.
    Foi do extremo sul q Deus mandou socorro em resposta ao seu angustiante clamor(9).

    O libertador foi Otoniel, sobrinho de Calebe.Sem dúvida ele já tivera frequentes escaramuças com os saqueadores árabes do deserto.
    Veio sobre ele o espírito do Senhor,e ele julgou a Israel; saiu à peleja(10)>primeiro ele orou e depois saiu para a batalha.
    O primeiro cuidado de Otoniel foi remover a idolatria do povo de Israel, e ensinar a lei do Senhor e lembra-los de sua chamada com nação.
    Não demorou para q experimentassem êxito e vitória.
    Otoniel o 1º dos juízes,foi um dos melhores.Ele levou Israel a um alto nível de reverência para com Deus e seus planos.

    Seguiram-se 40 anos de tranquilidade. Homem algum,que ñ tenha o temor de Deus e ñ ame a justiça mais q o próproi país,poderá prestar-lhe serviço real."

    EXTRAÍDO DO LIVRO "Estudo Panoramico da Biblia"

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - Um Deus ou vários deuses?

    fonte: www.cpad.com.br
    Lição 02 - Um Deus ou vários deuses?
    Texto Bíblico: Juízes 3.1-11

    CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

    “Os juízes foram os governadores de Israel desde o tempo de Josué até o reinado de Saul (At 13.19,20). Eles não eram juízes no sentido moderno, mas lembravam os arcontes entre os antigos atenienses ou os ditadores entre os romanos. Os juízes dos tempos bíblicos eram comandantes militares com poderes administrativos absolutos, mas seu ofício não era hereditário. Eles também não eram selecionados a partir de alguma tribo em particular, nem mesmo ‘eleitos’ pelo voto popular. Em vez disso, eles eram escolhidos pelo próprio Deus de alguma maneira sobrenatural e governavam estritamente dentro de um arcabouço teocrático. O verdadeiro rei de Israel era Yahweh. Os juízes eram meramente seus representantes na terra. Eles não tinham poder para legislar ou alterar as leis existentes. Sua única tarefa era cumpri-las. O ofício não foi contínuo porque houve intervalos nos quais nenhum juiz governou naqueles momentos. Os juízes eram pessoas extraordinárias que Deus levantava em tempos de emergência nacional como instrumentos em suas mãos para libertar Israel da tirania e da opressão. Temos como exemplo Otniel, Eúde, Sangar, Débora (e Baraque), Gideão, Tola, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, e Sansão (Eli e Samuel também foram contados entre os juízes, mas nenhum dos dois é mencionado neste livro [juízes]). Temos conhecimento do nome de 14 juízes, mas, provavelmente, existiram outros anônimos como, por exemplo, o líder que libertou o povo dos maonitas (10.12).” (Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.91)

    ATIVIDADES

    Com o objetivo de trabalhar o tema desta lição, a influência das amizades e a pressão de grupo, sugiro a realização da seguinte atividade:

    Faça um chapéu maluco utilizando vários materiais distintos e leve-o para a sala de aula juntamente com o mesmo material que vc utilizou para fazer o seu. Para facilitar um pouco, se quiser, leve chapéus e bonés velhos também.

    Chegue cedo à escola dominical e coloque o seu chapéu. Conforme os alunos forem chegando, informe-lhes que poderão fazer um chapéu para si, se desejarem.

    Preste atenção na reação dos alunos: se vão fazer ou não, se vão encorajar outros a fazer ou não etc.

    Depois disso, converse com os alunos a respeito desta experiência e da influência que o grupo exerce sobre nós, a tal ponto de, às vezes, sermos levados a fazer coisas que não queremos, como aconteceu com o povo de Israel.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    MarinaeQuesia
    Avatar de MarinaeQuesia

    Re: Lição 2 - Um Deus ou vários deuses?

    Olá, gostaria que se possível vocês postassem as figuras referente a esta lição pois na minha igreja não conseguimos comprar pois a turma de juniores foi iniciada no 2º trimestre e o kit completo só vem no 1º trimestre, tentei comprar no site da cpad porém estão esgotadas e estas figuras ajudam muito na hora de lecionar, agradeço pois sei que vcs irão me ajudar.

  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - Um Deus ou vários deuses?

    Querida Marina,
    Infelizmente não temos como postar as figuras de todas as lições aqui no Forum, por questões de direitos autorais.

    A pasta de visuais ainda está à venda pelo site da Editora Mais Betel, vale a pena comprar, pois assim vc já fica com o acervo para quando a lição se repetir, daqui a dois anos:

    http://www.maisbetel.com.br/loja/ind...tipo=categoria

    Vcs também podem e devem criar seus próprios visuais a partir de figuras postadas no Forum Desenhos - Atividades - Figuras.
    Também pesquise o conteúdo dos Foruns de Fantoches e o Tópico Cenários (na Sala de Recursos Visuais)



    Também recomendo usarem da criatividade e confeccionar os personagens bíblicos utilizando os mais diversos materiais, como rolinho de papel, caixas de leite, de suco, de remédios, etc.
    O Portal está repleto de ideias criativas.
    Leve algo novo, diferente para sua aula!!
    Surpreenda seus alunos!!


    Boas aulas!
    Bjs, Sandra

    Citação Postado originalmente por MarinaeQuesia
    Olá, gostaria que se possível vocês postassem as figuras referente a esta lição pois na minha igreja não conseguimos comprar pois a turma de juniores foi iniciada no 2º trimestre e o kit completo só vem no 1º trimestre, tentei comprar no site da cpad porém estão esgotadas e estas figuras ajudam muito na hora de lecionar, agradeço pois sei que vcs irão me ajudar.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6
    MarinaeQuesia
    Avatar de MarinaeQuesia

    Re: Lição 2 - Um Deus ou vários deuses? (Otoniel)

    Obrigada,
    só pude responder agora, graças a Deus minhas aulas estão sendo uma benção, é a primeira vez que leciono para o juniores e está sendo um grande desafio, mas vocês têm me ajudando muito com este site.Deus continue abençoando vocês.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •