Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Extinguiram a EBD!

  1. #1
    ERICK PEREIRa está desconectado Avatar de ERICK PEREIRa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Posts
    6

    Extinguiram a EBD!

    oi A PAZ!!! Vi o text da irmã, talvez essa não seja a sala correta para falar do assunto, mas como sou novo no site me desculpem. Fato é que tenho visto isto acontecer em muitas Igrejas. Alías a minha própria Igreja já extinguiu a EBD determinada feita, passando para o culto de sexta-feira a noite. qual o problema? aos poucos o que era um estudo bíblico no período da noite (a idéia do dirigente em primeira instância) se tornou um culto complexo, horas campanha e recados e pregações das mais variadas tiravam o foco, oras as oportundades para testemunhos e muitos hinos resumiam qual seria o final do culto. Aos poucos não sabiámos mais se era; um culto, uma escola bíblica, campanha, ou uma simples reunião de estudo bíblico sem grade curricular. A mudança da escola bíblica para horários reservados a culto (isto me refiro especificamente a classe de jovens e adultos), deve ser em si uma mudança de trabalho de fato. Deve haver nome, revistas, chamada e uma matriz curricular adequada, secretarios e professores e suerintendente, caso contrário será um problema. Outra que questão que percebo é que; estas indas e vindas desmotivam os alunos mais comprometidos com a EBD ou mesmo a EBO e EBF (mesmo que seja só em período de férias). Da idéia que escola bíblica é algo de pouca importância. Hoje estou dirigindo aulas de estudos teológicos na Igreja no domingo pela manhã, colocando as primeiras bases para a reativação da escola bíblica de fato, estou reunindo material e pessoas para dispor nos deps da escola, bem como preparando o marketing da escola na sua volta a ativa.
    Leciono Teologia a Um Ano e meio como formado (bacharel em teologia) e a dois como estagiário, e atestado minha indignação contra aqueles que preferirem fechar as portas da EBD em vez de procurar a solução adequada. Nenhum departamento é capaz de suprir a falta que a EBD Faz para a vida da Igreja.

    PARABÉNS GOSTEI MUITO DO SITE DEUS ABENÇOE!!!


    › Veja Mais: Extinguiram a EBD!

  2. #2
    Carlos Pimenta está desconectado Avatar de Carlos Pimenta
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Posts
    2

    Re: Extinguiram a EBD!

    Há mais ou menos nove (9) anos atrás, li uma reportagem na revista VEJA, uma pesquisa feita por uma antropologa (detalhe, não evangélica) que depois de conviver um bom tempo no meio evangélico, ela descobriu que o indice de analfabetismo no nosso meio é muito baixo, e o motivo: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL. Por que a EBD, segundo ela, fazia com que os evangelicos além de lerem a Biblia, procurassem a leitura de outros livros de assuntos relacionados com a palavra de Deus, o que contribuia muito para o interesse da leitura. Que BENÇÃO é a Escola Bíblica Dominical!!

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Extinguiram a EBD!

    [attachment=2:3p5ffvow]Horário da EBD.jpg[/attachment:3p5ffvow]
    [attachment=0:3p5ffvow]2.jpg[/attachment:3p5ffvow]
    [attachment=1:3p5ffvow]3.jpg[/attachment:3p5ffvow]
    Igrejas mudam horário da EB para atrair alunos e não extinguir.
    Fonte: revista Ensinador Cristão - nº 38 - abril-maio-junho 2009.
    http://www.cpad.com.br
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4

    Re: Extinguiram a EBD!

    Olá, Sou lider da EBD e o q temos vivido nos últimos dias são momento delicados na vida da Igreja.
    Temos passado por uma crise de alunos em nossa Escola Dominical.Há domingos que chegam a 50 alunos, tem outro q dão 12 !!!!!!
    é desesperador ! Nao sou a favor da mudança de dia e horario, mas se é pelo bom andamento da Obra do Senhor, QUE HAJA MUDANÇA!!

    TODOS QUE AMAM A EBD, NÃO DESISTA! AQUELE QUE COMEÇOU A BOA OBRA HÁ DE APERFEIÇOAR E NOS DAR FORÇAS!
    fIQUEM NA PAZ DE CRISTO.
    Sandra de Sales

  5. #5
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Extinguiram a EBD!

    Irmã Sandra de Sales,
    O problema é nacional!
    Os Superintendentes e Pastores precisam agir com urgência e buscar novas estratégias para não extinguirem essa área tão fundamental para o Corpo de Cristo.
    Os crentes leem pouco a Palavra. Estudam menos ainda.
    Por isso proliferam igrejas que oferecem um alimento espiritual muito superficial e com pouco embasamento bíblico. Por desconhecerem a Palavra, as pessoas não tem como avaliar.
    O Portal da EBD tem aberto espaço na internet para troca de experiências e divulgação de material para ajudar nesse sentido.
    Vamos compartilhar!
    Deus te abençoe!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  6. #6

    Re: Extinguiram a EBD!

    A paz do Senhor meus irmãos, infelizmente é lamentavel a situação do povo sem interesse de aprender da palavra de Deus.

  7. #7
    Riiccaarrddo está desconectado Avatar de Riiccaarrddo
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Posts
    1

    Re: Extinguiram a EBD!

    Saúdo a todos com a Paz do Senhor Jesus Cristo.

    Meus amados irmãos,
    Tudo o que foi relatado nos comentários estão acontecendo sim, são verdadeiros, mas...

    O verdadeiro Cristão é aquele que freqüenta á EBD, são aqueles que obedecem a Palavra, são aqueles que cumprem a Palavra. O sonho de Deus é que toda a humanidade venha em busca do conhecimento da verdade (I Tm. 2:4), que todos coloquem o que aprendeu em pratica (Fp. 4:9) e os professores/educadores se dedicam ao ensino (Rm. 12:7), por este motivo existe uma luta espiritual muito grande. No sentido de não freqüentar a EBD, não obedecer, não cumprir, não buscar, não praticar e não se dedicar, mas aquele que permanecer até o fim receberá o seu galardão.
    Portanto meus irmãos (Ez. 33:7-9) Deus conta com você seja um verdadeiro profeta, tanto para cristão e não cristão.

    Muitos abraços Fraternais a todos, continue na força de Deus.
    Ricardo/São Vicente-SP

  8. #8
    Herivelton está desconectado Avatar de Herivelton
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Araçoiaba
    Posts
    8

    Re: Extinguiram a EBD!

    É verdade, a Escola bíblica tem sofrendo msm aqui em Araçoiaba - PE, só temos ela à noite, mas o sistema é o msm de antes: Ensino. + tem se notado grande falta dos irmãos, sou vice-dirigente e temos sofrido muito com isso.
    + oremos e Deus nos ajudará!

  9. #9
    Mana Lobão está desconectado Avatar de Mana Lobão
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Posts
    2

    Re: Extinguiram a EBD!

    Algumas igrejas evangélicas, hoje, questionam a importância da EBD e até já a tiraram de seu programa dizendo ser esta uma atividade falida e ultrapassada. No lugar, têm colocado outros programas de estudos bíblicos, com os mais variados nomes: igreja em células, grupos pequenos, grupos familiares, G-12, entre outros. Também, têm tirado os alunos das quatro paredes da igreja, dividindo-os em números pequenos e levando-os para os lares dos membros ou pessoas interessadas. Lá, têm a oportunidade de evangelizar, edificar e capacitar pessoas para que iniciem outro grupo de estudo bíblico.
    Outras atividades têm sido incluídas na programação destas igrejas com o mesmo caráter da EBD. Mas, apesar da aversão ao nome “Escola Bíblica Dominical” e não funcionando no domingo, não deixam de ser uma Escola Bíblica, pois é um lugar, leve o nome que levar, onde pessoas estão estudando, de forma sistemática, a Bíblia. Portanto, é uma Escola Bíblica.
    Não importa o dia em que essa escola funcione, em qual horário, de que forma está sendo feita ou o nome que ela tem. O importante é que continue ensinando, evangelizando, firmando e capacitando outras pessoas, através do estudo da Bíblia, a fim de que seus alunos sejam edificados e sirvam de forma eficiente. É importante, também, que as igrejas continuem tendo um programa educacional bíblico, seja dominical ou semanal. Com isso estarão cumprindo a Grande Comissão, até que Cristo venha.
    Mana Lobão

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    A sua EBD está moribunda???

    fonte: http://www.vigiai.net/news.php?readmore=996#comments
    Tenho presenciado em quase 80% das igrejas batistas que a EBD está morrendo.
    Mas ela caminha bem na maioria das igrejas: Assembléia de Deus, Metodista, Presbiteriana...
    O que está acontecendo com as igrejas batistas?
    A reclamação é geral.
    Em algumas ela já morreu.
    Em outras continua com bons projetos, mas, na maioria está agonizando; algumas estão fazendo uma EBD antes do culto noturno.
    Na minha igreja está moribunda, com tristeza.
    Tem até lanchinho de intervalo, tem férias, tem um monte de coisas...

    E ainda tem líder que diz que só vai trabalhar com os que querem EBD...
    Ora, os que não querem é porque o trabalho é muito ruim, ele deveria fazer o pensamento contrário ou seja trabalhar exatamente com os que não querem para melhorar, afinal a igreja é de todos.

    Mas... a liderança quer fazer o melhor, mas, a inteligência nem sempre ajuda.

    Pergunta: A sua EBD está moribunda?

    Vital.
    ...................
    Comentário postado no site Vigiai:
    Vital,
    Este é um bom assunto.
    Gostei da sua pergunta; -
    A sua EBD está moribunda?

    Como fazer que os membros convertidos (novos) tenham um
    Crescimento nas Escrituras sem a EBD ?

    Conheço algumas igrejas com outras metodologias, mas ainda tenho minhas dúvidas e preocupações. Só a ida aos cultos onde poucos textos
    bíblico são lidos - em algumas são quase os mesmos - e onde a festa é mais incentivada do que a meditação, reflexão, o olhar para dentro.
    Um sermão, uma mensagem só dos cultos de domingo alimentará e trará o ensino que estes precisam.
    O que uma pessoa lembrará durante toda a semana ?
    Que experiência transformadora e renovadora nossos cultos tem trazido para o povo que precisa enfrentar o cotidiano de suas vidas?
    Nestes dias estou aqui em casa arrumando minha estante e meus livros e pensando o que posso doar, retirar.
    Fico pensando quase às portas de uma aposentadoria, o que realmente vou levar se sair do Rio ou se mudar de atividade.
    É cansativo, porque tenho que pensar com olhar no futuro, mas também com o do passado em tudo que pego.
    Limpei e guardei novamente meus vários cadernos ou pequenos livros de estudos bíblicos que sempre usei.
    Fiquei pensando se ainda valiam.
    Ah, valem sim. O conteúdo é o mesmo. É Bíblia.
    A forma vai variar, mas ali estão so conteúdos.
    Quem sabe, mesmo que não tenha um grupo para compartilhar ou liderar, terei o material para emprestar para
    quem precisar e para minhas noras e meus netos.
    Quem sabe?
    Deus sabe.

    abraços

    westh ney - http://blogdawesth.blogspot.com/
    Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil - STBSB, Tijuca - Rio
    Um lugar onde se aprende a orar, a liderar e a pesquisar.
    Cursos de Teologia, Música e Pedagogia
    http://www.seminariodosul.com.br
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11
    petrucio está desconectado Avatar de petrucio
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2010
    Posts
    2

    Re: Extinguiram a EBD!

    A paz do Senhor para todos.

    Faço parte da EBD como Superintendente e vejo a falta de investimentos na área de ensino, a EBD é a base para toda a igreja pois ele trabalha todas as faixas etárias e atendem crentes e não crentes. A muitas igreja trocando a EBD por cultos de auto ajuda onde o povo está crescendo sem o conhecimento da palavra e ficam sem saber em quem acreditar por não receberem o ensino genuino da palavra de Deus. Que DEus tenha misericórdia dos líderes que tratam dessa obra com desprezo, onde o ensino é um tesouro valioso. Que Deus abençõe a todos.

  12. #12

    Re: Extinguiram a EBD!

    Vou falar pouco, pois todos sabem que a EBD é uma ferramenta útil para o desenvolvimento peinripalmente dos novos convertidos.
    Na EBD,podemos viver a prática da igreja primitiva: "falar, e ouvir, perguntar e instruir" ou seja "comentar" é sempre bom, perguntar é melhor ainda, pois, a duvida de um pode ser a de outro e ficam ambos esclarescidos.Já na pregação, nada podemos perguntar, e vamos pra casa com a duvida atravessada, e o tempo é curto etc..etc.. ( fica por isto mesmo).
    Reparem que, quando havia EBD em todas as denominações, o crescimento era maior, havia evangelismo de rua, culto nas casas,mas, hoje em dia degradou, chegou o período da "apostasia" ( que veio de dentro das denominações) e com isto, muitos enfraqueceram, escandalizaram, e os cristãos continuam raquíticos, e desinterssados com o estudo da palavra.Isto faz o povo perecer, devido a falta de conhecimento ( Oseias 4:6) e sendo assim, podemos ver, um evangélico sendo surrrado pelas Testemunhas de Jeová na porta de sua casa pelo domingo de manhã, quando o mesmo deveria estar na escola dominical aprendendo mais da palavra.
    Obs: não se vai muito longe só com a EBD, devemos ter o estudo pessoal em casa, com varias versões de biblia, dicionário, livros e sites e pesquisarmos bastante, senão, ficaremos no "arroz com feijão", e isto, gera o enfado, que desistiu muitos de frequentar a EBD, achando que 1 vez por semana lendo a biblia é suficiente.
    Paz para todos.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •