Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 4 - Destruíram meus sonhos

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Lição 4 - Destruíram meus sonhos

    Lição 4 - Destruíram meus sonhos
    Leitura Bíblica - Gênesis 37. 20-24
    _amostra Kit Lição 4.jpg

    fonte: www.cpad.com.br
    CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

    “Nos planaltos da Palestina central, os rebanhos se espalhavam em vasta extensão territorial para encontrar pastagem. Já fazia certo tempo que os filhos de Jacó tinham ido apascentar os rebanhos perto de Siquém, e ele desejava informações sobre o bem-estar dos filhos. Lembrou-se indubitavelmente do perigo de vingança devido ao ataque dos filhos ao povo da terra. Jacó enviou José em viagem a Siquém, que distava aproximadamente 96 quilômetros de Hebrom. De um homem amigável em Siquém, José descobriu que os rebanhos tinham ido a Dotã, cerca de 32 quilômetros mais ao noroeste.

    Quando José apareceu no horizonte, os irmãos logo conspiraram contra ele. Tiveram intenção assassina, mas tramaram de forma que ninguém descobrisse o envolvimento deles. O álibi seria uma besta-fera o comeu. Esperavam anular a força preditiva dos sonhos de José. Mas um dos irmãos discordou. Rúben não apaoiaria plano para derramar sangue, e os persuadiu a prender o menino numa cova, ou cisterna, ali perto. Sua intenção era libertar José secretamente, para então voltar para o pai.” (Comentário Bíblico Beacon. CPAD. vol.1.p.107-108
    Oi, Tias!
    Na revista do Prof. fala em dividir a turma em grupos de 4 alunos para confeccionarem um lindo cartaz com o versículo chave. Não leve as tirinhas prontas. Leve sim cartolinas e, se possível, figuras sobre José.
    Se não tiver, peça aos alunos para desenharem e enfeitarem os cartazes com materias que vc deverá levar: restos de EVA, cola colorida, detalhes brinlhantes, veja na sua 'caixa de restinhos' de materiais....
    Peça para as crianças assinarem seus trabalhos!
    Reserve um tempinho para essa atividade em grupo.
    Bastam poucos minutos, depois, para cada grupo mostrar seu cartaz.
    Cole os cartazes na parede, deixando expostos até o fim do trimestre.
    Ou faça um varal, leve prendedores e pendure!


    O material segue no anexo. E vcs já sabem como fazer para imprimir.
    Configure sua impressora para 'sem margem' para imprimir os cartazes dos versículos (desta vez fiz em 2 folhas), assim o papel fica melhor aproveitado.

    Na Sala de Dinâmicas tem uma aplicação muito interessante que fala sobre estarmos 'seguros na mão do Senhor.'.
    Faça no fechamento da lição enfatizando que José estava profundamente abalado e triste pelo que seus irmãos fizeram a ele, porém, ele confiava que Deus estava protegendo sua vida.
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...%E3o-10-28-29)

    Boa aula pra vc! Que o Espírito Santo te conduza!
    Bjs,
    Sandra



    › Veja Mais: Lição 4 - Destruíram meus sonhos
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 30-08-11 às 10:08 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - Destruíram meus sonhos

    Tias,
    Esta dinâmica tem muito a ver com o conteúdo dessa lição.
    .............................. ......................
    DINÂMICA DO SONHO

    Objetivo: Aprender a respeitar o sonhos dos outros.

    Materiais:
    balões coloridos, caneta, papel sulfite e palitos de dente.

    Procedimento:
    O participante deverá escrever em um pedaço de papel seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado.
    Cada um fica com um balão e um palito de dente na mão.

    O orientador dá a seguinte ordem: Defendam seu sonho!

    Todos devem estar juntos em um lugar espaçoso.
    A tendência é todos estourarem os balões uns dos outros.
    Quando fizerem isto e terminada a algazarra o orientador pergunta: "- Por que destruiram os sonhos dos outros?"
    Deixe eles pensarem um pouco e responda: " - "Para defender o seu sonho você não precisa destruir os sonhos dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho será destruído!"
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 4 - Destruíram meus sonhos

    Revisão do Versículo Bíblico.
    Vc pode fazer no final da aula.
    Use um cartãozinho da folha de cartões, que consta do Kit.


    Clique para ler - salvar - imprimir.
    Parte integrante do livro BRINCADEIRAS BÍBLICAS, compre o seu aqui:
    http://www.escoladominical.net/osc_s...94afaff58609f7
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    Elda.Lino está desconectado Avatar de Elda.Lino
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    Porto Velho
    Posts
    37
    Encontrei esse texto e dinâmica em meus arquivos salvos, talvez seja até da Escola dominical net, não sei de onde salvei...
    Achei que combina muito bem com a lição.
    ----------------------------------------
    A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO

    Quantas e quantas vezes já nos arrependemos das coisas que falamos, da forma como falamos ou das palavras que utilizamos? Em Lucas 6:45, Jesus nos fala que "o homem bom tira o bem do seu coração e o homem mau, tira o mal."
    Então, com que temos nos alimentados? Do que temos abastecido o nosso coração? Da Palavra de Deus, da esperança, da fé, da paz? Se forem destas coisas, certamente é isso que teremos para compartilhar e dividir.
    Caso contrário, se estamos nos deixando contaminar com a ira, com a contenda, com a inveja, com o desânimo, com o ciúmes, são esses os "maus tesouros" que poderemos dividir com aqueles que nos cercam.

    Eu tenho duas filhas pequenas, e às vezes a mais velha vem da escola cantando algumas músicas que até me dá arrepios.... Ouvem uma ou duas vezes e aprende com os amiguinhos, e é surpreendente o quanto eles aprendem rápido. Por isso, devemos tomar muito cuidado com tudo que dizemos para as nossas crianças. A forma como as tratamos, os apelidos que chamamos e principalmente o vocabulário que utilizamos. E é fundamental que elas saibam desde cedo que existem palavras bonitas e outras palavras feias, que não devem ser faladas porque não são adequadas ou porque são ofensivas.
    Há diversos motivos porque as crianças falam palavrões: ou porque escutam os adultos falando, e mesmo sem saber o significado, acabam repetindo com a mesma intonação; ou porque quando falam as pessoas riem (normalmente crianças mais velhas) e elas acabam querendo fazer graça e ficam repetindo esperando a reação.
    Já as mais velhas falam para afrontar ou para fazer parte de um grupo. Você já percebeu como os adolescentes falam "tipo assim" de forma parecida? Bem, esse é o reflexo do convívio, do contato e da identidade que procuram no grupo. Sendo assim, temos que proporcionar à eles um contato diário com a Palavra de Deus, ouvir louvores em nossos carros, não permitir que elas assistam qualquer coisa na TV, saber com quem brincam, do que brincam, o que lêem, etc. Precisamos estar mais atentos... e isso requer tempo, investimento e amor. Nossas crianças merecem isso, não?!


    Como ministrar:
    Leitura/ Medite nos seguintes versículos: Colossenses 3:8 / Efésios 4:29 / Provérbios 15:4 e Tiago 3

    Faça uma roda de conversa, invista um tempo para conhecer um pouco mais cada criança.
    Pergunte sobre as músicas que ouvem, as piadas que contam, se xingam seus amigos, pais, professores quando estão bravos, se costumam arranjar apelidos pejorativos para as pessoas (o gordo, o feio, o magricela)
    Desta forma fica mais fácil ver por onde começar a ministrar.

    Distribua a cada uma das crianças um pedaço de papel e um lápis/caneta para que possam escrever algo que elas não gostaram de ouvir, que a deixaram magoadas, ou até mesmo algo que elas foram repreendidas por terem falado.
    Cada criança irá escrever essa palavra ou frase, dobrar o pedaço de papel, e colocar dentro de um balão de festa bem grande.
    Logo em seguida, você vai pedir que cada uma delas escreva 2 ou 3 palavras (cada uma em um papel) ou frase que a tenha edificado, consolado, ajudado e que ela tenha gostado de ouvir.
    Agora, você vai grampear cada papel em uma bala e colocar dentro do mesmo balão.

    Pergunte qual das situações que elas gostaram mais de recordar.
    Explique que nós também devemos ter palavras doces para falarmos às pessoas, mas que para isso, precisamos encher o nosso coração e mente com essas palavras.
    E a medida que for conversando e ministrando, encha o balão e amarre-o, pendurando-o em um local alto da sala (o ideal é que consiga pendurar no teto)
    Cuidado apenas com o peso, caso tenha muitas balas, para amarrar em um local firme e seguro, ok?

    Depois que pendurar, mostre a eles que o nosso coração fica cheio daquilo que guardamos nele, mas que graças a Deus hoje, podemor ter em nosso coração mais palavras doces do que palavras amargas, porque abastecemos o nosso coração com as palavras doces.
    E que sempre que formos falar alguma coisa, devemos nos lembrar da maneira como gostamos de ser tratados, para que possamos tratar aos outros também.
    E que quanto mais enchermos o nosso coração com as coisas do alto, com as coisas de Deus, mais fácil é tirarmos coisas boas das nossas ações e palavras.

    Pergunte a todos: quer saber como?
    E estoure o balão, deixando que caiam as balas e permita que eles peguem as balas.

    Depois, pergunte: quem quer ficar só com o papel sem a bala?
    Acredito que ninguém. Ninguém quer palavras amargas.
    Então, porque encher nosso coração com isso, não é mesmo?
    Os papéis sem bala podem ser recolhidos e jogados no lixo.

    Depois, cada um irá ler o que está escrito na sua bala e compartilhar com o amigo.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •