Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 2 - sonhando com o futuro

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - sonhando com o futuro

    Lição 2 - Sonhando com o Futuro

    licao2Jose.jpg

    Tias e Tios,
    Agradeço à Profa. JuliVirginia pela ótima dinâmica compartilhada para essa aula. Show!!!
    Criei este kit enfocando o símbolo do sol, que estava no sonho de José, associado à palavra 'brilhante', que é o futuro daqueles que no Senhor Jesus colocam sua esperança.

    CARTAZES DO VERSÍCULO CHAVE
    Utilizando o molde que se encontra no kit, confeccione 5 sóis.
    Vc pode usar papel cartão laranja e amarelo.
    Corte o círculo do sol um pouquinho maior do que está no modelo, e e os raios corte à parte para então colar uma figura sobre a outra, fazendo uma sobreposição de imagens.
    Nos raios, passe cola com gliter pra dar um BRILHO... ou use papel dourado - bem duro para ter firmeza ao usar no flanelógrafo.
    Fica muito bonito. Pode usar EVA também, se preferir.
    O texto do versículo está no kit e vc deve imprimir, recortar em volta das palavras, e colar em cada sol.
    No verso, cole um pedacinho de lixa para poder pregar no flanelógrafo e fazer um joguinho para a MEMORIZAÇÃO.

    ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
    Considerando que muitos Profs. ainda não puderam comprar a revista do aluno, digitalizei a lição e coloquei no kit. As perguntinhas da revista estão bem simples.
    Coloquei também uma folha de CRUZADINHAS BÍBLICAS para serem respondidas consultando o livro de Gênesis. É só para JUNIOR BOM DE BÍBLIA, hein!!
    Veja que tem a folha do professor com as respostas no rodapé. Mesmo assim, vc deve fazer uma cruzadinha pra testar se a folha está correta e prever o nível de dificuldade que seus alunos terão. Se não der tempo de fazer em sala de aula (pois requer pesquisa na Bíblia), seus alunos poderão levar pra fazer em casa.
    Quem trouxer na próxima aula - e as respostas estiverem corretas, ganha um ponto extra, que tal?

    LEMBRANCINHA E CARTÃOZINHO DO VERSÍCULO CHAVE
    Imprimir em papel duro - 180 de gramatura, recortar e colar em palitinhos de picolé.
    Vc poderá colocar dentro de um saquinho com algumas guloseimas! Toda criança sempre gosta!

    Deus abençoe sua aula!!


    › Veja Mais: Lição 2 - sonhando com o futuro
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 30-08-11 às 10:06 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143

    Lição 2 - sonhando com o futuro

    Planeje como irá fazer as figuras em cartazes que fornecerão um visual para sua lição
    Utiliza papel razoavelmente grosso;
    Eles devem ser grandes o suficiente para permitir que um grupo grande de crianças possa enxergar o que está escrito ou desenhado neles, e o forte o suficiente para que possa manejá-lo com facilidade;
    Certifique-se de que a impressão das figuras em cartazes está nítida e claramente visível, também não precisa ser algo profissional;
    Se os visuais forem xérox preto e branco, de preferência, procure colorí-los;

    Você poderá ampliar os visuais no site abaixo, em partes no papel A4 e depois uní-los:
    http://www.blockposters.com

    O plano de aula contido no Kit serve apenas para situar o professor(a) no contexto da lição, então ele(a) deve contextualizar para uma linguagem acessivel para os juniores.

  3. #3

    Re: Lição 2 - sonhando com o futuro

    Fonte: www.cpad.com.br

    "Lição 02 - Sonhando com o futuro

    Texto Bíblico:
    Gênesis 37.9-11

    CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

    “O sonho é constituído por uma série de imagens ou de pensamentos que ocorrem durante o sono. Quando estes são desagradáveis, a causa é às vezes algum desarranjo de natureza física. Os sonhos também podem ser causados por poderosos estímulos, emoções ou sugestões que podem ser agradáveis ou desagradáveis. Estes não precisam ser causados por uma ocorrência recente, mas podem permanecer no subconsciente por um longo período, e mesmo que aparentemente pareçam ter sido esquecidos pelo indivíduo, podem tornar-se sonhos perturbadores. Psicólogos e psiquiatras estão sempre interessados nos sonhos de seus pacientes, à espera de encontrar uma pista para os problemas de sua personalidade.

    Os sonhos e o ministério profético na Bíblia Sagrada parecem ter sido associados de forma muito próxima, embora o sonho não fosse sempre considerado como vindo de Deus e como prova de que Ele falou (veja Dt 13.1-3,5). Em algumas ocasiões, Deus comunicou sua vontade através de sonhos. Ele falou a Abimeleque e o proibiu de tomar Sara como esposa (Gn 20.1-7). Ele falou a Jacó em Betel e confirmou a promessa da aliança (Gn 28.12-15). [...]

    É motivo de muitos debates o fato de Deus comunicar-se direta ou indiretamente por meio de sonhos em nossos dias, embora isto não seja impossível. Há uma citação proferida por Pedro em sua explicação sobre o Pentecostes, na qual ele diz: ‘Os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos’ (At 2.17). Alguns entendem que isto pode referir-se aos ‘tipos de influência espiritual extraordinária, e não às formas precisas pelas quais a promessa seria cumprida.’ Deus nos deu sua revelação escrita (a Bíblia Sagrada) e o seu Espírito para nos instruir e guiar em toda a verdade, de forma que os sonhos já não são absolutamente necessários hoje em dia. Nas epístolas observamos a falta de referências aos sonhos.” (Dicionário Wycliffe. CPAD.p.1852-1853).

    SAIBA MAIS

    Você sabe que o planejamento é fundamental para o processo de aprendizagem ser bem-sucedido. Portanto, reúna-se com o outro professor de sua turma para avaliar o ano de 2008. Reflita a respeito dos aspectos positivos e negativos, as iniciativas que deram certo, o que precisa ser melhorado, pense principalmente em alternativas que possibilitem uma maior assiduidade dos alunos nas aulas.

    Um planejamento oferece muitos benefícios:

    1. Orienta o caminho em direção ao objetivo;

    2. Evita o desperdício de tempo, imprevistos, contratempos;

    3. Evita o esquecimento de elementos necessários para a realização de boa aula;

    4. É uma fonte de registro maravilhosa para a avaliação;

    Enfim, o planejamento é indispensável para que o seu próximo ano seja ainda mais abençoado do que o que se passou."

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - sonhando com o futuro

    A Profa. Kassia Moura compartilha uma ideia legal para vc criar um CAÇA-PALAVRA referente à lição estudada, veja:

    http://blog.dicasdeexcel.com/2008/08...-palavras.html

    Para fazer seu caça-palavras, baixe o modelo e escreva por cima das letras aleatórias as palavras que quiser.
    Se preferir um caça-palavras menor, é só apagar as letras até ficar do tamanho desejado.
    Se quiser que o caça-palavras tenha quadradinhos, selecione as letras, aperte o botão de bordas e selecione "Todas as bordas".


    TODAS AS DICAS ESTAO NO SITE

    Obs: no caça palavras, coloco as palavras referentes a aula. não faço um caça palavras muito grande, pois percebi que muitos se cansam de procurar quando este é muito dificil.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    BecaEBD está desconectado Avatar de BecaEBD
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    1

    Re: Lição 2 - sonhando com o futuro

    Eu quero agradecer imensamente pela postagem do kit da lição 2, pois ministro aulas para crianças de uma comunidade carente e muitas delas não tem condições financeiras para comprar a revista.

    Muito obrigada!
    Rebeca

  6. #6
    Eyva está desconectado Avatar de Eyva
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Posts
    3

    Lição 2 - revista do aluno

    Oi, alguém tem scaneado a revista do aluno referente a lição 2? Poderia postar aqui?
    Na minha igreja não dá para comprar a revista para as crianças, então eu imprimo o que consigo e ofereço a elas.
    Consegui da lição 1, mas não encontrei aqui a da lição 2.

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - revista do aluno

    A Paz, querida!
    No caso de não se ter condições de providenciar uma revistinha para cada aluno, pelo menos a Profa. deve ter um exemplar para tirar cópias.

    Também é possível montar sua folha de perguntinhas com o material disponível no Tópico sobre José do Egito,
    na Sala de Desenhos - Figuras - Atividades, Forum do Antigo Testamento:
    ==>
    http://www.escoladominical.net/forum...ras-Atividades
    Bjs**

    Citação Postado originalmente por Eyva
    Oi, alguém tem scaneado a revista do aluno referente a lição 2? Poderia postar aqui?
    Na minha igreja não dá para comprar a revista para as crianças, então eu imprimo o que consigo e ofereço a elas.
    Consegui da lição 1, mas não encontrei aqui a da lição 2.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  8. #8
    Eyva está desconectado Avatar de Eyva
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2011
    Posts
    3

    Re: Lição 2 - sonhando com o futuro

    Oi, não é que eu não queira comprar. Mas, eu já comprei todo o material do professor, comprei inclusive o material do professor da turma maternal e uma revista de aluno pois as crianças ficam na mesma sala comigo. Então, eu preciso optar, tudo não dá para fazer. Faço o que posso. Aqui em Petrópolis a revista custa 7,90. Se eu puder economizar um pouco vai ser melhor. Afinal eu custeio toda as aulas durante o ano, lembrancinhas, folhas, etc..

  9. #9
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 2 - sonhando com o futuro

    Eu compreendo, maninha.
    Já fui Profa. em igrejas onde eu também pagava tudo sozinha. É uma dificuldade não poder ter algum apoio financeiro da igreja, seja por ser uma comunidade carente, ou por falta de apoio mesmo da liderança ...
    Quem sabe algum adulto pudesse cooperar com a compra de algum manterial pra não ficar tão pesado pra vc?

    Ou... dê uma olhadinha neste Tópico que trata sobre "Arrecadação de dinheiro para EBD":
    ==> http://www.escoladominical.net/showt...heiro-para-EBD


    Citação Postado originalmente por Eyva
    Oi, não é que eu não queira comprar. Mas, eu já comprei todo o material do professor, comprei inclusive o material do professor da turma maternal e uma revista de aluno pois as crianças ficam na mesma sala comigo. Então, eu preciso optar, tudo não dá para fazer. Faço o que posso. Aqui em Petrópolis a revista custa 7,90. Se eu puder economizar um pouco vai ser melhor. Afinal eu custeio toda as aulas durante o ano, lembrancinhas, folhas, etc..
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  10. #10

    Re: Lição 2 - sonhando com o futuro

    Olá Profªs

    Gostaria de compartilhar uma dinâmica muito boa para essa aula.

    A DINÂMICA DO SONHO


    Objetivo:
    Aprender a respeitar o sonhos dos outros.
    Materiais: balões coloridos, caneta, papel sulfite e palitos de dente.

    Procedimento:
    O participante deverá escrever em um pedaço de papel seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado.
    Cada um fica com um balão e um palito de dente na mão.
    O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu sonho!
    Todos devem estar juntos em um lugar espaçoso.
    A tendência é todos estourarem os balões uns dos outros.

    Reflexão:
    Quando fizerem isto o orientador pergunta: _ Por que destruiram os sonhos dos outros?
    Deixe eles pensarem um pouco e responda para defender o seu sonho você não precisa destruir os sonhos dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho será destruído!



    NO MEU BLOG VOCÊS ENCONTRAM MAIS VISITE-O: http://anunciandoajesus.blogspot.com

    Embaixo um anexo de dinâmicas.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •