Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Revista nº 1 - 1º Trimestre

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Revista nº 1 - 1º Trimestre

    Anexo 12394

    13 Lições sobre a vida de José

    Adequada para crianças de 9 e 10 anos, possui ilustrações e vários exercícios que buscam alicerçar o conhecimento e a aplicação da Palavra de Deus na vida do aluno.
    Totalmente reformulada de acordo com orientação pedagógica e didática, com conteúdos didáticos atualizados, utilizando a Nova Tradução na Linguagem de Hoje e um mascote, que acompanhará o estudo semanal da criançada.

    64 páginas / Formato: 13,5 x 21cm / Trimestral

    SUMÁRIO:
    1 - Tudo começou com um sonho
    2 - Sonhanhdo com o futuro
    3 - Meus irmãos não acreditam em sonhos
    4 - Destruíram meus sonhos
    5 - Sonho ou pesadelo?
    6 - Nunca sonhei em ser escravo
    7 - Meu sonho agora é ser livre
    8 - Recompensado por interpretar um sonho
    9 - Sentir fome não era o meu sonho
    10 - Meu sonho se tornou realidade
    11- Um jantar que é um sonho
    12 - Um sonho que parece impossível
    13 - Voltar para Canaã é o meu sonho

    Ou pelo site da CPAD: http://www.cpad.com.br
    ______________________________ ______________________________ ___________________

    Anexo 4815
    Visuais para 6 meses de lições!
    As revistas Juniores Mestre podem ser complementadas com uma Pasta de Visuais.
    Cada pasta contém uma quantidade de figuras para serem utilizadas ao longo do trimestre, acondicionadas em uma linda sacola plástica.

    São figuras bem ilustradas e coloridas, adequadas a cada faixa etária, preparadas para auxiliar na motivação da aprendizagem, facilitando o ensino a ser ministrado.
    48 pranchas / formato: 41,5 x 57,5cm

    Não vi a Pasta de Visuais sendo oferecida na Livraria Mais Betel.
    Seria então o caso de se comprar no site da CPAD:
    http://www.cpad.com.br


    › Veja Mais: Revista nº 1 - 1º Trimestre
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Figurs - Desenhos - Atividades

    Lembre-se de utilizar a Sala de Desenhos - Figuras - Atividades.
    Temos um tópico com figuras e desenhos sobre José do Egito!
    http://www.escoladominical.net/forum...ras-Atividades
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3
    RenatoVitor01 está desconectado Avatar de RenatoVitor01
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Posts
    4

    Ideias para o trimestre

    Paz do Senhor bençãos.
    No final do ano de 2008 a professora da sala de 9 a 11 da minha igreja se casou e se mudou saindo da igreja. Recebi o convite para assumir temporariamente as três últimas lições do ano por enquanto que não chegasse outro professor. O que acontece é que Deus me fez gostar da sala e acho que eles também estão gostando das aulas graças a Deus. Todas semanas peço a Deus que me mostre uma forma de marcar aquelas aulas para que fiquem gravados em suas mentes e gostei bastante de ter achado este fórum aqui e aqui vão algumas sugestões que eu estou aplicando na sala.

    Palavras chaves:
    Todas as semanas levo um papel de atividades e deixo um local para que sejam anotadas as palavras chaves da aula, e no meio o versículo-chave. Todas as vezes que eu mostro a "chave" (impressa no papel) eles devem anotar a palavra. (É uma forma de prender a atenção deles). (anexo lição 3.doc)

    Memorização dos versículos-chaves:

    Todo versículo chave pode ser resumido em uma figura, pesquisei algumas no word mesmo e todos os domingos levo e mostro para que sejam lembrados os versículos. (anexo Figuras do Versículo_Chave.doc)

    Espero que possa ajudar a todos vocês.
    Deus abençoe a todos.

  4. #4
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Idéias para o trimestre

    A paz, Renato!
    Achei excelente os Juniores terem um Prof. homem!
    E sim, essa faixa etária é tudo de bom!
    Ótimas suas estratégias de memorização do versículo.
    Gostaria que vc postasse as contribuições dentro dos Tópicos de cada lição.
    Dessa forma facilita na hora dos profs. pesquisarem os materiais.

    Renato... leia este artigo que fala sobre 'Tios no Dep. Infantil'..... é super interessante:
    http://www.escoladominical.net/showt...o-Dep-Infantil

    Em tempo: pesquisem sempre os diversos Tópicos nos Foruns para enriquecerem suas aulas.
    Os kits são meramente uma pequena ajuda com os cartazes, cartões, etc.
    Vejam aqui outras maneiras de memorização de versículos:
    http://www.escoladominical.net/showt...e-Vers%EDculos

    Renato, obrigada por sua colaboração!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  5. #5
    RenatoVitor01 está desconectado Avatar de RenatoVitor01
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Posts
    4

    Re: Idéias para o trimestre

    CORINHOS
    Outra sugestão (que eu apliquei aqui também) seria criar um cd com músicas que falam de sonhos, já que a lição é sobre isto.
    Fiz cd's e coloquei em baixo de algumas cadeiras escrito em papel "você ganhou um cd sonhos".

    Todas as aulas coloco para eles escutarem enquanto fazem a lição.
    Existe uma música muito boa do sérgio lopes (música: josé o sonhador) que conta a história de josé da lição 1 até a lição 6 .
    Abaixo a relação das músicas que coloquei no cd:
    1 - José O sonhador - Sérgio Lopes
    2 - Sonhos - Sérgio Lopes
    3 - Continuar Sonhando - Sérgio Lopes
    4 - Restaurador de Corações - Sérgio Lopes
    5 - O tempo - Oficina G3
    6 - Os sonhos de Deus - Nani Azevedo
    7 - Os sonhos de Deus - Ludmila Ferber
    8 - Valores e Sonhos - Khorus
    9 - Restitui - Ministério Apascentar
    .............................. ..................
    CD Turminha da Graça (R.R.SOARES)
    CD Os Vegetais - de Cristina Mel
    CD da Alessandra Samadello - CANTANDO A BÍBLIA II - O Sonho de José... e José no Egito.
    CD da própria CPAD - com um corinho para cada lição
    .............................. .............
    É uma sugestão para o trismestre.

  6. #6
    MICHELLE PEDROSO está desconectado Avatar de MICHELLE PEDROSO
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Campinas SP
    Posts
    1
    Gostaria de acrescentar um hino nesta lista maravilhosa...
    O SONHO DE JOSÉ - MATTOS NASCIMENTO!!
    bjs

  7. #7

    Re: Revista nº 1 - 1º Trimestre

    Olá amados!!
    Lembro-me até hoje, quando comecei a ministrar esta maravilhosa lição,
    há alguns anos atrás, pois estas Lições da Preciosa Palavra são inesquecíveis!!
    E para esta próxima aula, estarei usando para o texto aureo,
    a idéia do livro Versículos Biblicos para Decorar e Brincar!
    Na página 13, tem uma lua (ou metade do globo) com algumas estrelas, dai é
    só acrescentar o sol e escrever o texto aureo dentro de onze delas, e pendurá-lo
    como um móbile na salinha!!
    No final, penso em distribuir cada estrela para incentivar os alunos a memorizarem
    o texto aureo!!
    Fikem na Paz!!

  8. #8

    Cenário e Personagens - vida de José

    Oi sandra!...Para esse trimestre fiz uma caixa Bíblia e coloquei dentro os doze filhos de Jacó.
    e vou usá-la durante todo o trimestre, assim economizo tempo e só complemento o cénário a cada domingo!!!.....
    Anexo 12610
    Anexo 12609

    Materiais para os Personagens

    Meus alunos insistiram tanto querendo fazer o José, e então nós pedimos ajuda e ganhamos o Chamyto (que é tipo Yakult), usado no corpinho dos bonecos.
    Acima veja a amostra dos materiais nescessários que eu levei para as crianças.
    Elas beberam o Chamyto e fizeram o José apenas!

    Usei retalhinhos de EVA para a roupa.
    Pincel de retro-projetor para fazer os olhos e boca.
    Para a cabecinha ficar redondinha é preciso esquentar o pedacinho de EVA, e para isso é só vc mornar um pouco o ferro elétrico e passar por cima do EVA....assim que o EVA estiver bem molinho vc molda ele numa bolinha de isopor....
    É só vc colocar o EVA morno na palma da mão e a bolinha por cima, apertar o EVA em volta da bolinha até que ele fique redondinho.
    Use cola super bonder, é melhor que cola quente e rende muito mais... (leve a cabeça do José prontinha, pois não tem como usar ferro de passar roupa em plena sala de aula, não é mesmo?
    Abraços,
    BelAmaral

  9. #9
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Cenário e Personagens - vida de José

    Ficou ótimo, querida Bel!!!
    Com esses recursos as aulas ficam ainda mais interessantes, amei!!
    Brigaduuuu por compartilhar!!


    Citação Postado originalmente por Bel Amaral
    Oi sandra!...Para esse trimestre fiz uma caixa Bíblia e coloquei dentro os doze filhos de Jacó.
    e vou usá-la durante todo o trimestre, assim economizo tempo e só complemento o cénário a cada domingo!!!.....
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  10. #10
    imported_Teté está desconectado Avatar de imported_Teté
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Posts
    1

    Re: Revista nº 1 - 1º Trimestre

    Paz do Senhor! Sandra, este site é uma benção! As crianças da minha turma não tem condições para comprar a revista, então eu iria aproveitar as aiv. do trimestre e fazer um cadernão para esse tempo com todas as lições para não ter aquele monte de folhas soltas para organizar e corrigir, mas eu percebi q não tem algumas dessas lições; porquê? Ficarei grata pela sua resposta.

  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Revista nº 1 - 1º Trimestre

    Oi, Teté!
    Eu concordo com vc, o Portal é uma bênção mesmo!!

    Querida, quando não é possível todas as crianças comprarem a revistinha do aluno, sugerimos a Professora comprar apenas um exemplar para xerocar.
    Aqui nos kits às vezes eu porei o exercício da revistinha, em outras vezes irei colocar outro tipo de atividade, ok?
    Não temos a intenção de digitalizar a revista toda e postar no Portal. Mas as crianças SEMPRE terão uma atividade de fixação muito legal pra fazer!

    Vc pode confeccionar uma linda pastinha para seus alunos guardarem os trabalhinhos do Trimestre.
    Aqui tem dicas ótimas:
    http://www.escoladominical.net/showt...r-trabalhinhos

    Bjs*** Sandra



    Citação Postado originalmente por Teté
    Paz do Senhor! Sandra, este site é uma benção! As crianças da minha turma não tem condições para comprar a revista, então eu iria aproveitar as aiv. do trimestre e fazer um cadernão para esse tempo com todas as lições para não ter aquele monte de folhas soltas para organizar e corrigir, mas eu percebi q não tem algumas dessas lições; porquê? Ficarei grata pela sua resposta.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  12. #12

    Re: Revista nº 1 - 1º Trimestre - encerramento

    olá queridas, a lição sobre josé está pertinho de acabar, eu achei está linda lembrança que na minha opinião combina com o tema da revista, vou fazer para os meus alunos.
    podemos fazer esta cestinha de três modelos: sol, lua e estrelas, acho q fica lindo!
    bjos

  13. #13
    Moab Teles está desconectado Avatar de Moab Teles
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2009
    Posts
    5

    Trimestre cansativo

    Michele
    òtimas ideias estou muito feliz por ter este site
    só acho que um trimestre todo para um personagem fica cansativo e sem muito estimulo, pois muito assistem o desenho e ja sabe tudo que vai acontecer acho que deve ser repensado esse conrteúdo programático a CPAD não pode passar tanto tempo com o mesmo. Deus vos abençoe!

  14. #14
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Trimestre cansativo

    Oi, Moab!
    Antes de mais nada....que Michele??


    Bem, de fato às vezes não concordo com o conteúdo do Currículo da CPAD.
    Tivemos no trimestre passado MUITO assunto para pouquíssimo tempo. A carga de informação foi enorme e eu acho que o grau de retorno fica muito baixo.
    Há cerca de 15 anos havia no Currículo Juniores um trimestre inteiro dedicado às viagens de Paulo, esmiuçando melhor o riquíssimo livro de Atos. Infelizmente a CPAD retirou essas liçãos ao modificar o Currículo em 2007.
    Acho que a opinião dos Professores, que estão lidando de pertinho com os alunos e 'sentem' como é a receptividade às lições, deveria ser mais valorizada pela CPAD.
    Infelizmente não é.
    Não consta na revista um e-mail para incentivar um relacionamento Editora X Professor para receber elogios e críticas construtivas.
    Encontrei apenas um e-mail da Ouvidoria: => ouvidoria@cpad.com.br
    Acho importante enviarmos nossas sugestões e críticas!


    Por outro lado, sim, os Juniores já conhecem a história de José.
    Mas cabe ao Professor pesquisar, ir mais a fundo e trazer novas informações, enfocar uma verdade de vida para que a criança aplique em seu viver, afinal a Palavra se renova sempre.
    E é necessário que o Professor se dedique mais, seja mais criativo, elabore melhor suas aulas justamente para manter os alunos interessados em aprender mais.
    Ensinar um assunto 'já conhecido' pelos alunos é um desafio maior para o Professor.
    Graças a Deus nenhum assunto se esgota em si mesmo na Bíblia, pois a Palavra do Senhor se renova.
    Então, irmão, essas 13 lições sobre a vida de José (meu personagem favorito do Antigo Testamento), é um grande desafio para todos nós mergulharmos na história de vida dessa pessoa, que já na adolescência enfrentou situações as mais estremadas possíveis.... e nos deixou um exemplo tremendo de fé e confiança nas promessas de Deus.
    Tenho certeza que com a inspiração do Espírito Santo, o compartilhar de ideias entre os Professores aqui neste espaço, e com a dedicação de cada um, estamos tendo 13 oportunidades para passar algo sólido da Palavra para nossos Juniores!!
    Belo desafio!!!
    Grande abraço,
    Sandra



    Citação Postado originalmente por Moab Teles
    Michele
    òtimas ideias estou muito feliz por ter este site
    só acho que um trimestre todo para um personagem fica cansativo e sem muito estimulo, pois muito assistem o desenho e ja sabe tudo que vai acontecer acho que deve ser repensado esse conrteúdo programático a CPAD não pode passar tanto tempo com o mesmo. Deus vos abençoe!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  15. #15
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.143
    No tópico abaixo há vários recursos sobre a vida de José, inclusive um jogo de tabuleiro;

    http://www.escoladominical.net/showt...ll=1#post27456


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •