Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Ensine os seus filhos homens a ajudar no trabalho doméstico

  1. #1
    NaraIPB está desconectado Avatar de NaraIPB
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Niterói
    Posts
    66

    Ensine os seus filhos homens a ajudar no trabalho doméstico

    Ensine os seus filhos homens a ajudar no trabalho doméstico.
    Por Luís Eduardo Machado

    “Maridos, vivam a vida comum do lar...” (I Pedro 3:7)

    Devido a nossa tradição latino/machista nós convencionamos que os trabalhos domésticos são coisas para as meninas e que então os meninos (homens) não deveriam se preocupar com isso.
    Grande erro! Com a conivência dos pais, temos formado homens e mais homens inúteis com relação ao trabalho do lar (me refiro a cozinhar, lavar, arrumar, etc.).

    Essa falta de habilidade em ajudar e em compreender o trabalho doméstico trás conseqüências negativas aos nossos filhos. Vamos ver:
    a) Homens que não aprenderam a ajudar em casa tendem a ser folgados e a explorar as suas mães e as suas (futuras) esposas;
    b) Homens que não aprenderam a ajudar em casa nos trabalhos domésticos tendem a sofrer muito mais quando vão morar fora (por causa da faculdade, intercâmbio, etc.) É muito difícil aprender essas coisas depois de adulto, dói mais...
    c) Homens que não foram ensinados a participar das tarefas domésticas tendem a não valorizar o trabalho das “mulheres da casa”, eles acham que o trabalho doméstico é fácil e tem menor valor;
    d) Homens que receberam da mamãe tudo na mão (sem ter que ajudar em nada) costumam reproduzir isso com as suas futuras esposas, são maridos que ficam sentados esperando que a esposa faça igual a mamãe fazia.

    O que precisamos entender é que serão os nossos próprios filhos (homens) que sairão no prejuízo.
    Por isso, coloque os meninos para trabalhar nas tarefas domésticas, para aprenderem a cozinhar o básico, para lavarem a louça, arrumarem a casa. Se eles usufruem da casa devem ajudar na casa.

    Não se trata de ensinar os meninos a serem meninas, a idéia é ensinar os homens a serem homens responsáveis e participativos. E no futuro serão homens (maridos) mais úteis, menos folgados e melhores exemplos para os filhos.
    Eu mesmo sou fruto da falta de habilidade dos meus pais em me ensinar a ser mais participativo nas tarefas domésticas. Minha mãe fazia tudo, trazia tudo na minha mão. Quando me pedia algo, eu reclamava e ela permitia que eu não fizesse.

    Hoje, quem sofre é a minha esposa e eu mesmo. Para mim dói ajudar nas tarefas domésticas (mas tenho consciência que deveria fazê-lo e que ensinaria isso aos meus meninos para evitar que eles perpetuem o modelo errado).
    Aliás, o pai deve dar o exemplo aos filhos com relação às tarefas domésticas.

    Outras culturas têm mais facilidade nisso. Sofremos ainda mais por causa da “empregada doméstica” que costuma ser a “escrava” que arruma tudo o que os filhinhos desarrumaram. Que bom que possamos ter empregada, mas não as custas de formarmos filhos folgados e negligentes com relação ao próprio lar.
    Não deixemos os nossos filhos ser folgados, isso fará mal a eles no futuro. Eles devem ajudar nas pequenas coisas do lar, mesmo a contragosto. Tem que ajudar e ponto final!


    › Veja Mais: Ensine os seus filhos homens a ajudar no trabalho doméstico

  2. #2
    Mayki está desconectado Avatar de Mayki
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Nova Trento
    Posts
    21

    Re: Ensine os seus filhos homens a ajudar no trabalho doméstico

    Artigo muito bom...
    Meu marido sempre me ajuda como pode nos afezeres domésticos, e meu irmão mais novo (14anos) não sai de casa enquanto não termina seus afazeres. E eles são muito caprichosos... rsrs

  3. #3
    Leticia Hartz está desconectado Avatar de Leticia Hartz
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Posts
    2

    Re: Ensine os seus filhos homens a ajudar no trabalho domést

    Muito legal, o artigo, vou começar a orar para Deus colocar isso no coração do meu marido, pois ele é do sistema mamãe faz tudo... é complicado principalmente nos dias de hoje em que a mulher precisa trabalhar, cuidar da casa, igreja, filhos, estudar........

  4. #4

    Re: Ensine os seus filhos homens a ajudar no trabalho domést

    Citação Postado originalmente por Mayki
    Artigo muito bom...
    Meu marido sempre me ajuda como pode nos afezeres domésticos, e meu irmão mais novo (14anos) não sai de casa enquanto não termina seus afazeres. E eles são muito caprichosos... rsrs
    meu marido e uma benção, mas nâo lava o copo que usa! kkkk meu filho tem 10 anos , mas ja coloco-o para me ajudar, as vezes reclama mas eu seguro firme... eu sei que e importante, parabens pela materia.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •