Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Auto-Avaliação - Qualidade do Ensino

  1. #1
    Luiz Batista está desconectado Avatar de Luiz Batista
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Lavras
    Posts
    39

    Auto-Avaliação - Qualidade do Ensino

    AUTO-AVALIAÇÃO

    Como avaliar nosso ministério com crianças?

    As vinte perguntas a seguir o ajudarão a avaliar seu ministério com crianças.

    1. O quanto motivei cada criança?
    2. Tornei a lição pessoal e significativa?
    3. Orei? Esperei resultados na vida dos meus alunos?
    4. Fiz planos para todas as atividades que foram realizadas?
    5. Satisfiz as necessidades dos meus alunos – em cada área?
    6. Respondi a cada criança de maneira amável e acolhedora?
    7. Preparei-me para o meu ministério hoje? Como posso melhorar?
    8. Equilibrei o amor incondicional com a disciplina?
    9. Diversifiquei os métodos?
    10.Planejei para as minhas transições? Elas foram expressivas?
    11.Fiz com que meus alunos participassem ativamente da aula?
    12.Conheci conhecer melhor meus alunos hoje?
    13.Usei a aula para enfatizar o objetivo da Bíblia?
    14.Usei música? Ensinei as letras com precisão?
    15.Preparei-me para atividades extras?
    16.Atingi os objetivos da lição? Fui flexível?
    17.Trabalhei nos assuntos iniciados na aula passada? Fiz revisão?
    18.Durante esta semana, aplicarei a verdade bíblica na minha vida?
    19.Farei meu devocional todos os dias desta próxima semana?
    20.Quando e como me prepararei para a aula da semana que vem?

    Seu ministério com crianças pode ser desafiador e recompensador à medida que você observar as crianças tornarem-se mais semelhantes ao Senhor Jesus Cristo.


    › Veja Mais: Auto-Avaliação - Qualidade do Ensino

  2. #2
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Auto-Avaliação - Qualidade do Ensino

    AUTO-AVALIAÇÃO PARA PROFESSORES - DEPARTAMENTO INFANTIL

    PROFESSORA,
    RESPONDA COM MUITA SINCERIDADE A CADA PERGUNTA: SIM OU NÃO.

    1. Você ora diariamente pelas crianças de sua turma?
    2. Você é fiel, sempre presente, quer chova, quer faça sol?
    3. Você fica a disposição das crianças para conversar com elas ou ouvir seus problemas?
    4. Você lê de antemão pelo menos um esboço das "lições" do trimestre para saber o conteúdo do ensino de sua turma durante o período?
    5. Você pode expressar numa frase o propósito do ensino de cada aula?
    6. Você tem procurado guiar suas crianças a Cristo como o Salvador, Amigo e Senhor?
    7. Suas crianças entendem que a lição vem da Bíblia e não apenas de uma revista?
    8. Você usa um vocabulário que suas crianças entendem facilmente?
    9. Você faz perguntas e encoraja as crianças a comentarem o assunto do dia?
    10. Você começa o preparo da lição pelo menos 3 dias antes do dia em que irá lecionar?
    11. Se acontecer alguma coisa engraçada durante a aula, você ri com os demais, e depois, aproveita o acontecido para voltar ao assunto?
    12. Você sabe controlar uma criança faladora, que conversa muito, sem que ela se ofenda?
    13. Você conhece o passatempo predileto e os problemas de todas as suas crianças?
    14. Você visita o lar de cada criança pelo menos uma vez por ano?
    15. Você percebe quando um aluno está se ausentando das aulas e procura saber o motivo disso estar acontecendo?
    16. Em preparação para a aula, você localiza num mapa bíblico qualquer detalhe geográfico referente a lição?
    17. Você lê artigos e livros que tratam de educação cristã, e assiste de vez em quando, cursos ou seminários sobre assuntos referentes ao ensino?
    18. Você varia seu método de ensino, a fim de que os alunos permaneçam alerta, esperando o que virá em seguida?
    19. Sua vida cristã é pura e exemplar, no sentido de você não praticar atos que teria vergonha de contar às crianças?
    20. Você analisa seu trabalho, depois de cada aula, notando a reação das crianças, erro que você tenha cometido, e os bons resultados que conseguiu?
    21. Numa hora de desânimo, quando está ao ponto de querer desistir do trabalho, você vai logo à presença do Senhor, permitindo que Ele o encoraje e fortaleça?


    Some 5 pontos para cada resposta "Sim"
    80 a 100 pontos - Parabéns! Não há melhor orientador(a) do que você.
    60 a 80 pontos - Você está fazendo um bom trabalho
    50 a 60 pontos - Há necessidade de melhorar seu ensino
    abaixo de 50 - examine-se diante do Senhor: "Estou fazendo o melhor para Cristo"?
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  3. #3

    Re: Auto-Avaliação - Qualidade do Ensino

    INVENTÁRIO

    1.Recepcionistas. Vocês têm recepcionistas que dão calorosas boas-vindas às crianças como também aos adultos? Ou melhor ainda, as crianças atuam como recepcionistas juntamente com os adultos?

    2.Expositor ao nível dos olhos. Vocês têm expositores atraentes, coloridos no saguão da igreja, no nível dos olhos das crianças?

    3.Kit de boas-vindas. Vocês têm adesivos ou kits de boas-vindas para serem entregues às crianças visitantes?

    4.Sinalização das classes. Há sinalização bem elaborada, indicando aos pais e às crianças suas respectivas salas ?

    5.Centros de Interesse. As salas têm centros de interesse – mesas para atividades artísticas, mesas com areia, centros de mídia, etc. – que chamem a atenção das crianças?

    6.Cores. Pensem em ambientes projetados para crianças. Elas apreciam as cores primárias! As suas salas são alegres e luminosas?

    7.Excelência na programação. Os programas que são bem-planejados, organizados e seguros dizem: “As crianças são importantes nesta igreja”.

    8.Mobiliário apropriado à idade. As mesas, cadeiras, banheiros e outros móveis são adequados à idade das crianças?

    9.Culto verdadeiramente intergeracional. As crianças são de fato incluídas de forma significativa no culto? Elas ajudam no serviço de cânticos, nas histórias, na oração ou interagem de alguma forma durante o culto?

    10.Boletim das Crianças. Elas recebem um boletim ou sacola de atividade, para as crianças menores, na hora do culto?

    11.Coordenador das Crianças Visitantes. Vocês possuem alguém na igreja com a responsabilidade de fazer acompanhamento das crianças visitantes? É vital ter alguém que mantenha contato com essas crianças por intermédio de cartões ou visita.

    12.Pessoas que amam trabalhar com as crianças. Se não estiver sendo implantado nenhum dos itens acima, mas vocês oferecem o afeto e o amor dos membros da igreja, que realmente amam as crianças, vocês têm o melhor ingrediente para o sucesso.

    Acrescente 1 ponto para cada item implantado na igreja.
    25 pontos para o item de número 12
    Some os pontos para ver a pontuação de sua igreja.

    25–38 pontos: Maravilha! Vocês fazem parte de uma igreja amiga das crianças.
    14–24 pontos: Continuem nesta boa obra! Vocês estão no caminho de se tornar uma igreja amiga das crianças.
    01–13 pontos: Opa! Leia novamente este artigo e veja se há outras idéias que podem ser implementadas, a fim de tornar sua igreja amiga das crianças.

  4. #4

    Re: Auto-Avaliação - Qualidade do Ensino

    Classe: ______________________________ ______________
    Professor(a):_________________ _______________________

    Pontos positivos: ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________

    Pontos negativos:
    ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________

    O que posso melhorar? Quais atitudes eu devo tomar?
    ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________

    Observações:
    ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ ______________________________ _______________

    “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor,
    sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.I Co 15:58

  5. #5

    Re: Auto-Avaliação - Qualidade do Ensino

    Seria legal tb que as crianças se auto-avaliassem e tb avaliassem a ebd, classe, temas... Que tal postar avaliações para crianças??? Fiz uma para a ebf, elas marcavam um x abaixo da carinha (ótimo= rostinho sorrindo, bom= rostinho sorrindo menos, regular= rostinho apático, ruim= rostinho triste), depois pedi que ela escrevessem sugestões, foi ótimo elas avaliaram o lanche, o tempo da ebf, o tema, a oficina, etc.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •