A recompensa perdida

"Vás, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa" (2 Crônicas 15.7).

A idéia de receber uma recompensa agrada a qualquer pessoa, mas agrada especialmente às crianças. Elas apreciam receber algo em troca dos pequenos serviços prestados. Mas existem pessoas que querem recompensas, sem concluir a tarefa. Para justificar o fato, elas reclamam do calor, da chuva, do sol, da enormidade do trabalho como razões que os fizeram parar de lutar. Todavia, quando só recebem aquilo a que fizeram jus, se dizem ludibriadas... exploradas. Deus promete e deseja realmente nos compensar mas espera que antes disso concluamos a tarefa a que nos foi confiada.

Com a instalação de uma indústria, foi enorme o êxodo das auxiliares domésticas, e certa mãe, se vendo assoberbada de afazeres, recorreu à ajuda da filha de dez anos. A família viajaria, aproveitando as férias do pai. Assim, nesse pensamento, nos primeiros dias a garota se esforçou ao máximo; contudo, em menos de uma semana, sem maiores razões, ela, com um simples muxoxo, foi dízendo com muita franqueza e decisão:

- Sabe de uma coisa? Não vou mais ajudar. Não ganho nada com isso...

A mãe não insistiu. Foi se desdobrando na tentativa de fazer tudo sozinha; mas teve de parar com as costuras. Certa tarde, quando o marido regressava do trabalho, trazendo a filha da escola, assustou-se, vendo a esposa acamada. Chamou o médico, que receitou um prolongado repouso, soro e ainda transfusão de sangue, por causa do esgotamento do organismo.
E disse:

- O trabalho tem sido excessivo e sua esposa tem de repousar mesmo.

- É verdade, doutor. Temos casa com quintal, crianças e ela tem tomado a responsabilidade de tudo absolutamente só - respondeu o marido.

Do quarto contíguo, a menina ouviu tudo e se sentiu culpada.