Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Balaão e a jumenta

  1. #1

    Balaão e a jumenta

    Vai aqui a minha contribuição.

    Fiz com as crianças da minha Igreja e tive um excelente resultado.

    Base bíblica: Números 22:21-35
    Versículo para memorizar: “Todo ser que respira louve ao Senhor”

    Apresentação a lição

    Desenhe uma jumenta de costas, mas com a cara virada para trás, faça o rabo com vários fios de lã presos com fita crepe ou com a própria lã, mas não fixe na jumenta.
    Leve, também, venda para os olhos das crianças.

    Desenvolvimento:
    Certa vez, há muitos anos atrás, viveu um profeta de Deus, chamado Balaão. Naquela época, não existia a Bíblia para que Deus pudesse falar com seu povo, pois a Bíblia é a Palavra de Deus. Então, Deus usava um profeta, um homem com quem Ele falava, e que depois, transmitia a mensagem às pessoas. Nas terras em que vivia Balaão, havia um homem muito rico chamado Balaque, que chefiava um grande povo. Um dia, Balaque mandou alguns homens chamarem Balaão, para que amaldiçoasse o povo de Deus, pois Balaque sabia que o que o profeta de Deus falasse aconteceria.
    Se ele falasse palavras boas e amigas, aquele povo seria feliz e venceria todas as guerras e dificuldades. Mas, se ele amaldiçoasse, ou seja, falasse palavras más, o povo perderia todas as guerras e seria infeliz.
    Primeiro, Balaque mandou que os homens oferecessem muito dinheiro para que Balaão amaldiçoasse o povo de Deus. Balaão não concordou, mas Balaque continuou insistindo, até que Balaão foi a seu encontro. Ele foi encontrar-se com Balaque montando em sua jumenta, que é um animal parecido com o cavalo.
    Durante a viagem, a jumenta empacou, isto é, ficou parada e não saía do lugar. Balaão bateu muito na jumenta e ela desviou do caminho. Continuou a viagem e novamente a jumenta empacou. Balaão novamente bateu, bateu nela, e ela mudou de caminho. Porém, numa parte da estrada em que não havia para onde desviar, a jumenta tornou a empacar. Sabem por que a jumenta empacava? É que ela estava enxergando na sua frente um anjo com uma espada na mão. Se prosseguisse a viagem, o anjo os mataria. Porém, Balaão não via o anjo, e bateu outra vez na jumenta. Então, Deus abriu a boca da jumenta para que ela pudesse falar, e ela disse: “Que eu fiz pra você, para você me bater três vezes?”
    Balaão respondeu à jumenta: “Você está zombando de mim, queria eu ter uma espada na mão que lhe mataria agora”.
    E novamente a jumenta falou: “Por acaso não sou a sua jumenta? Em quem você monta desde que era moço? Alguma vez eu lhe fiz isso? Alguma vez eu empaquei?”
    E Balaão respondeu: “Não, você até hoje nunca empacou!”
    Então, Deus abriu os olhos de Balaão e fez com que ele visse o anjo que estava na sua frente, com uma espada na mão.
    Balaão se ajoelhou com o rosto em terra, diante do anjo do Senhor, e o anjo lhe disse: “Por três vezes você espancou sua jumenta, sem motivos, pois ela me via e você não, se ela não tivesse desviado, eu o teria matado, ela salvou-lhe a vida”.
    Balaão respondeu: “Pequei Senhor, me perdoa. Vou voltar a minha casa, não mais irei encontrar-me com Balaque”.
    O anjo mandou que Balaão fosse encontrar-se com Balaque, mas que só fizesse bênçãos ao povo de Deus.

    Conclusão
    O que Balaque queria que Balaão fizesse era falar palavras más contra o povo de Deus. Nós nunca devemos desejar o mal para as pessoas nem xingar os outros, pelo contrário, desejar sempre o bem e orar por aqueles que conhecemos e que estão sofrendo.

    Atividade:
    Um desenho bem legal sobre a história.

    Faça a brincadeira com os olhos vendados, procurando colocar rabo na jumenta. :D

    Espero que gostem!!!

    Bjks


    › Veja Mais: Balaão e a jumenta

  2. #2

    Re: Balaão e a jumenta

    JJAYANE, OBRIGADA PELA HISTÓRIA. uMA LINGUAGEM SIMPLES QUE DÁ PRA PASSAR PARA AS CRIANÇAS. BEIJOS, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Balaão e a jumenta

    Peguem figuras e desenhos para esta história na Sala de Recursos Visuais:
    :arrow: http://escoladominical.net/forum/viewto ... =69&t=2751
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Bicho Fala!?

    Baseado na historia de Balaão – Números 22-24.

    :idea: Leve um burrinho de madeira ou de pelúcia, ou uma gravura de um jumento.

    Animal fala? Cachorro fala? Gato fala? Elefante fala? E minhoca fala? Papagaio fala? Não, Papagaio não fala, ele apenas repete os sons. Mas hoje vamos lembrar a historia de um animal que falou e quando falou, deu uma “repreensão” num homem.
    Bem a jumenta da nossa historia pertencia a Balaão. Era um animal forte, como todos os jumentos o são e, alem disso, era muito trabalhador. Ele carregava coisas para o seu dono, quando esse precisava de ajuda. Ele também o transportava de um lugar para o outro, pois era o único meio de transporte de Balaão, seu dono.
    Mas um dia aconteceu algo muito estranho.
    O rei dos moabitas enviou alguns mensageiros a Balaão para lhe pedir que os acompanhasse para amaldiçoar, ofender xingar e enviar pragas contra o povo de Deus. Claro que Balaão se recusou por completo a ir! Como poderia ofender, amaldiçoar em nome de Deus, o próprio povo de Deus!?
    Porém, dias depois, o rei dos moabitas mandou novos mensageiros e estes disseram a Balaão que se ele fosse, ganharia um grande tesouro.
    Ganhar dinheiro? Balaão bem que gostaria!
    Aliás, existe tanta gente que faz qualquer coisa por dinheiro!
    E Balaão pensou, e finalmente combinou com eles: Vou orar a Deus e se Ele deixar, eu irei com vocês amanhã cedo”. Mas Deus continuava dizendo: “Não vá”. De manhã cedo, os moabitas já tinham voltado para suas casas, sem Balaão.
    Balaão pensou: “Não posso perder essa grande oportunidade de me tornar rico.” E então, ele pegou a sua Jumenta e partiu atrás dos mensageiros do rei de Moabe.
    Vocês acham que Deus ficou feliz com a desobediência de Balaão? Claro que não!
    Por isso, enquanto Balaão seguia pensando em quanto dinheiro iria receber. De repente, a Jumenta saiu do caminho e correu para o campo. Balaão ficou tão bravo que pegou um pedaço de pau e lhe bateu com muita força. O animalzinho continuou andando, mas de repente ela se encolheu contra um muro e apertou a perna de Balaão, que gritando muito irado, começou novamente a bater nela.
    Então, a jumenta andou poucos passos e como no lugar onde ela estava na dava para fugir, empacou, e deitou no caminho. Balaão, sem entender o que estava acontecendo, desceu do seu lombo e passou a bater nela outra vez.
    Então amiguinhos, aconteceu algo fantástico! A nossa jumenta falou! Ela disse: “por que você esta batendo em mim já pela terceira vez?”
    Apesar de animal não falar, Balaão estava tão bravo, mas tão bravo que nem percebeu isso e começou a discutir com a jumenta. Então, Deus teve que fazer mais um milagre: abrir os olhos de Balaão.
    E sabem o que ele viu? Um anjo com uma espada na mão. Ele percebeu que Deus estava fazendo todo o possível para ajudá-lo obedecer.
    Crianças, hoje com certeza, se vocês desobedecerem, seu cachorro ou gato não irão falar, e vocês não irão ver o seu anjo entristecido. Mas saibam que Deus ainda quer ajudá-los a não pecar. Portanto, quando vocês estiverem para desobedecer, orem e Deus enviará ajuda, para que vocês possam vencer a tentação.


    Fonte: advir.com/historiasbiblicas.


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •