Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

  1. #1
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

    Lição 7 - A Igreja.jpg

    Estou postando o Kit para esta lição, no anexo, vc encontrará:
    1- Cartaz com o versículo.
    Fiz todo em branco para vc colorir como desejar.
    Também usei a versão mais conhecido desse texto, pois gosto de ensinar aos meus alunos as versões que mais se usam na igreja.

    2. Cartão do versículo chave
    É um cartãozinho que deve ser recortado nas linhas grossas e dobrado em 4 quatro partes.
    Fica muito bonitinho.

    3. Atividade
    Uma igreja para vc imprimir em papel criativo. Corte com estilete a porta da igreja de maneira que ela possa se abrir.

    Boa aula para todos!
    Bjs,
    Sandra



    › Veja Mais: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    Última edição por Roberto; 06-09-11 às 11:00 PM. Razão: Arquivo do Kit já recuperado!!!
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  2. #2
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

    Texto Bíblico: Atos 2.42-47

    CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

    “Ministério e Missão da Igreja”
    Como um corpo, um organismo vivo, a Igreja deveria crescer para a maturidade, ‘à medida da estatura completa de Cristo’ (Ef 4.13; cf. vv.14-16). Como ajudar para esse desenvolvimento, Cristo deu alguns dons à sua Igreja, sob a forma de homens que realizariam várias tarefas. Alguns eram apóstolos, e outros eram profetas, evangelistas e pastores-doutores, para equipar os santos para a obra do ministério (Ef 4.11,12). Como os membros da Igreja eram batizados no Espírito Santo, cada um tinha um dom espiritual, ou mais, para edificar os outros na comunidade de crentes (1 Co 12.4-13; Rm 12.3-8; Veja Dons Espirituais). Cada um deveria servir de acordo com sua chamada e com sua habilidade (1 Pe 4.10,11).

    A Igreja também deveria crescer no sentido de expansão. Cada crente deveria ser uma testemunha de Cristo por meio do poder do Espírito Santo (At 1.8), levando o evangelho a todas as criaturas, e fazendo discípulos em todas as nações (Mc 16.15; Mt 28.19; veja Comissão, A Grande).

    Embora todos os crentes tivessem uma posição igual perante Cristo, o Cabeça, a Igreja organizou-se com a finalidade de assegurar seu funcionamento prático e ordenado aqui na terra. De certo modo, os apóstolos e os profetas eram sua fundação (Ef 2.20), os representantes autorizados por Jesus Cristo para completar a revelação de sua Palavra para seu povo. Nesse sentido básico do apostolado, não poderia haver sucessão dos apóstolos depois daqueles que haviam testemunhado o ministério e a ressurreição do Senhor Jesus (At 1.21,22; veja Apóstolo). Os apóstolos instituíram os diáconos (At 6.1-6) e os anciãos (ou presbíteros; At 14.23; 20.17-38; Fp 1.1; 1 Tm 3.1-7; Tt 1.5-9; 1 Pe 5.1-4; Tg 5.14) para presidir as igrejas locais e dar-lhes a orientação necessária.

    Qualquer que fosse a função na qual cada crente servisse, é importante observar que ele era escolhido e então guiado e capacitado pelo Espírito. De uma forma não especificada, o Espírito Santo revelou que Barnabé e Paulo deveriam ser enviados como missionários (At 13.1-3). Da mesma forma, os anciãos de Éfeso foram estabelecidos como líderes da comunidade pelo Espírito (At 20.28). Uma declaração profética acompanhou os dons espirituais conferidos a Timóteo em sua consagração (1 Tm 4.14). Paulo e Silas foram conduzidos a Troâde pelo Espírito (At 16.6-8).

    Dessa forma, o principal ministério da Igreja consistia em servir ao seu Senhor (At 13.2a), adorá-lo como sacerdotes por meio do Espírito que habita dentro de cada um (Fp 3.3) e fazer sua vontade na terra, realizando sua obra por meio do poder do seu Espírito (Jo 14.12,16,17). A presença do sobrenatural tem caracterizado a Igreja em todos os momentos.” (Dicionário Wycliffe. CPAD. p-952).

    SAIBA MAIS
    “ O entusiasmo é contagioso, e não deve ser falso. Quando você é apaixonado pelo seu tema, quando os alunos vêem que você acha isso interessante e importante, você os atrai. Não é necessário ‘vender’ nada, somente transmitir o seu fervor, o seu zelo. Se essas coisas parecem faltar, comece com um sorriso. Esta simples ferramenta faz maravilhosas. E quando você encontrar o humor no seu tema, e nas situações cotidianas, magnetizará o interesse dos seus alunos como ninguém mais poderá fazer.

    Como cristão, a sua paixão pela vida deve ser evidente em tudo o que você faz e diz. Afinal, você pertence ao Senhor do universo, e Ele tem planos pessoais e maravilhosos para a sua vida. Aquele Deus que criou os girassóis e as estrelas lhe ama como se você fosse seu próprio filho. É perfeitamente aceitável ficar entusiasmado com isso!

    Ensinar significa compartilhar a criação gloriosa de Deus, a história do pó da terra que Ele transformou em homens. Quando você sentir esse poder na sua vida diária, por meio da oração, da Palavra de Deus, do seu Espírito, os outros irão perceber alguma coisa diferente em você. Eles até mesmo poderão perguntar o que é.” (Graça diária para professores. CPAD.p-115).

    ATIVIDADES

    Construa um mural temático com as crianças a respeito da igreja. Minha sugestão é a seguinte: Reproduza a silhueta do globo terrestre numa folha de papel pardo. Depois desenhe mais ou menos os continentes. Divida as crianças em cinco grupos referentes aos cinco continentes. Elas deverão desenhar uma igreja e escrever o nome do continente. Exemplo: IGREJA DA AMÉRICA DO SUL. Ao final, cada grupo deverá colar a sua igreja no continente correspondente. Quando todos terminarem, enfatize que a igreja de Cristo, que irá morar no céu, é composta dos crentes de todos os continentes. Se possível, encerre este momento com um cântico bastante animado.

    Fonte: http://www.cpad.com.br

  3. #3
    MARLI MARTINS está desconectado Avatar de MARLI MARTINS
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Posts
    2

    Re: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

    PAZ
    AGRADEÇO A DEUS POR QUE ELE AGRACIOU A IRMÃ SANDRA COM TAMANHA INTELIGÊNCIA E COM ESTE CORAÇÃO MARAVILHOSO QUE ELA TEM, POIS NÃO É TODAS AS PESSOAS QUE TEM O SEU DESPRENDIMENTO, QUE COMPARTILHAM O QUE SABEM COM OUTROS, MUITO OBRIGADA SIMPLESMENTE POR VOCÊ EXISTIR E POR SER COMO ÉS QUE DEUS CONTINUE SEMPRE CONTIGO.
    BJAM NO CORAÇÃO!!!

  4. #4
    Wstallony está desconectado Avatar de Wstallony
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Posts
    10

    Re: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

    Para Compartilhando Boas Novas

    John Wesley e o Movimento Metodista
    Reverendo Natanael Garcia Marques

    "Se teu coração é como meu, dá-me tua mão." - John Wesley

    Imagine um país numa profunda crise social, operários e mineiros trabalhando 16 horas por dia por um salário de fome.

    Imagine milhares de crianças em idade escolar, trabalhando e morrendo de chagas e frio.

    Imagine, por outro lado, uma casta de nobres a quem se outorgou o poder sobre os meios de produção e sobre seres humanos...e sobre todos esses, o poder de conceder e privar todos os seres viventes dos meios de subsistência: direito único do Rei...

    Nesse contexto foi que surgiu o Movimento Metodista. Deu-se na Inglaterra, no começo do século XVIII, quando um grupo de estudantes da Universidade de Oxford, sob a liderança dos irmãos e professores John e Carlos Wesley, passaram a se reunir para o cultivo da piedade cristã, através da leitura da Bíblia, da prática da oração, do jejum, da visita aos presos e aos enfermos. João Wesley iniciou o Metodismo com o intuito de fortalecer e renovar o espírito cristão daqueles que comungavam junto à religião oficial Anglicana. Esse grupo, conhecido inicialmente como "Clube Santo", marcou sua identidade pelo método: dias fixos para praticar o jejum, hora certa para a leitura da Bíblia e oração, dia de visitar os presos, etc...Por causa dessa organização, esse grupo foi "apelidado" de Metodistas, quer dizer, aqueles que têm método.

    Profundamente comprometido com os fundamentos da fé Cristã, John Wesley dedicou todos os dias de sua vida aos estudos da Bíblia, relacionando-os a sua própria experiência com Cristo. Por isso sua teologia é uma experiência de Deus, antes de um "entendimento" deste. Para ele o amor e a misericórdia são inseparáveis do viver santo.

    "O evangelho de Cristo não conhece religião, que não seja religião social; Não conhece santidade, que não seja santidade social.". (John Wesley)

    John Wesley tentou sempre vivenciar na prática o que dizia. Esse compromisso o levou a renunciar aos poucos trocados que tinha para se aquecer no inverno, visando pagar uma professora que educava crianças de rua.

    John Wesley registrou em seu diário, na data de 24 de maio de 1738, a experiência religiosa de ter seu coração estranhamente aquecido, ou seja, uma manifestação emocional sinalizadora de sua comunhão com Deus. Essa data tem servido como referência para os metodistas, em geral, por demonstrar que a integração entre religiosidade individual e desenvolvimento de ações concretas na sociedade é entendida como a proposta de Deus para sua Igreja.

    O envolvimento do metodismo com as questões relevantes da sociedade é uma marca que o acompanha desde seu início. A humanização dos presídios, o combate à escravidão, a luta por salários dignos para os operários, o fornecimento de ensino básico para as crianças pobres, distinguiram os metodistas quando ocorreu a assim chamada Revolução Industrial, na Inglaterra.

    Por ter surgido num ambiente universitário, o metodismo compreendeu cedo a importância de se promover a educação como instrumento para a melhoria da qualidade de vida, tanto do indivíduo quanto da sociedade. Assim é que, em 1748, John Wesley fundou a Kingswood School, que foi a primeira expressão formal metodista de seu cuidado por atender às necessidades educacionais das crianças.

    Várias famílias que se instalaram nas 13 Colônias da América do Norte, levaram os valores do metodismo para a terra que veio a ser os Estados Unidos da América. Quando estes conquistaram a sua independência política, acharam por bem se desvincular também da chefia religiosa exercida pelo monarca britânico. Assim foi criada a Igreja Metodista Episcopal, em 1784. Na Inglaterra, somente após a morte de John Wesley, o metodismo se constituiu como denominação independente em relação à Igreja Anglicana.

    Os primeiros metodistas que vieram ao Brasil foram os missionários norte americanos Fountain Pitts, em 1835, e Justin Spaulding, em 1836. No entanto, essa primeira tentativa de estabelecimento em terras brasileiras não foi coroada de sucesso. Apenas a partir de 1867, novos missionários foram enviados, marcando uma nova época e a certeza de que o metodismo veio para ficar. Escolas passaram a ser criadas. Primeiramente em Piracicaba - SP, depois em Juiz de Fora - MG, Rio de Janeiro - RJ, e em várias cidades do Rio Grande do Sul, pelo Brasil a fora, enfim. A compreensão daqueles homens e mulheres era que, pela via da educação, o metodismo estaria contribuindo para a formação das elites brasileiras. Estas, por sua vez, estenderiam aquela influência a outras parcelas da sociedade.

    No dia 24 de maio se comemora o Dia do Metodismo Mundial em alusão a experiência religiosa de John Wesley que aconteceu na Rua Aldersgate, em Londres quando ele sentiu o "coração estranhamente aquecido". Certamente a emoção fez parte dessa experiência, nesse momento, segundo ele, houve uma íntima ligação entre sua experiência religiosa e a sua doutrina.

    Daquele tempo pra cá o Movimento (hoje Igreja) Metodista cresceu ao redor do mundo, sua doutrina está mais próxima do coração e sua ação nutre-se na certeza da salvação. Sua mensagem vem da comunhão de todos os corações e vai, junto ao Evangelho, trabalhar para a construção do Reino de Deus.

    Bibliografia: REILY, Duncan Alexander. A influência do metodismo na reforma social na Inglaterra no século XVIII.. s.l.: Junta Geral de Acao Social da Ig. Metod., 1953. 18p., il. ______. Fundamentos doutrinários do metodismo brasileiro. Sao Paulo: Exodus, 1997. 56p. ______. Igreja metodista em 3 tempos. s.l.: COGEIME, s.d. 2p. ______. Metodismo brasileiro e wesleyano: Reflexões históricas sobre a autonomia. S. Bernardo Campo: Metodista, 1981. ______. Momentos Decisivos do Metodismo, São Bernardo do Campo, Imprensa Metodista, 1991

  5. #5
    IvaneteCecim está desconectado Avatar de IvaneteCecim
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Portugal
    Posts
    43

    Re: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

    Olá, Sandra a paz! Para esta lição não encontrei figuras que representassem a igreja local, pois não consegui a pasta de visuais, então a alternativa é fazer um power-point com as imagens da igreja local em momentos de celebração e até mesmo onde as crianças estão a participar. Penso que assim elas compreenderão melhor que cada um de nós somos a igreja. Pra além disso, vamos explicar a diferença da igreja local e universal. Bjs. Dva

  6. #6
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

    Ok, Ivanete!
    Creio que será uma bela aula a sua!!
    Deus te abençoe também!


    Citação Postado originalmente por IvaneteCecim Ver Post
    Olá, Sandra a paz! Para esta lição não encontrei figuras que representassem a igreja local, pois não consegui a pasta de visuais, então a alternativa é fazer um power-point com as imagens da igreja local em momentos de celebração e até mesmo onde as crianças estão a participar. Penso que assim elas compreenderão melhor que cada um de nós somos a igreja. Pra além disso, vamos explicar a diferença da igreja local e universal. Bjs. Dva
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  7. #7
    ZeliaCruz está desconectado Avatar de ZeliaCruz
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    36

    Re: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

    Boa tarde, podem ver esse post pra mim por favor?
    Gostaria de acessar esse arquivo, mas não está aparecendo.

  8. #8
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

    Oi, Zelia!
    O anexo havia desaparecido... mas eu já recoloquei no tópico.
    Pode baixar!!

    Citação Postado originalmente por ZeliaCruz Ver Post
    Boa tarde, podem ver esse post pra mim por favor?
    Gostaria de acessar esse arquivo, mas não está aparecendo.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  9. #9
    ZeliaCruz está desconectado Avatar de ZeliaCruz
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    36

    Re: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

    Citação Postado originalmente por SandraMac Ver Post
    Oi, Zelia!
    O anexo havia desaparecido... mas eu já recoloquei no tópico.
    Pode baixar!!
    Muito obrigada!
    Deus abençoe vcs administradores desse fórum que é uma benção em minha vida.

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Lição 7 - A Igreja sou eu e mais...

    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •