Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Revista da EBD: qual é o conteúdo que vc sugere?

  1. #1

    Revista da EBD: qual é o conteúdo que vc sugere?

    Olá queridos irmãos e irmãs
    Conheci o portal há poucos meses e estou maravilhada.
    Tenho indicado para muitos professores da EBD e educadoras cristãs.
    Semana passada recebi o desafio de fazer a matriz curricular para classes de escola dominical de maternal a juniores para Editora Cultura Cristã.
    http://www.editoraculturacrista.com.b r/ ... ?codigo=12
    Preciso muito da ajuda de vocês com sugestões e observações sobre como deve ser um BOM MATERIAL para ED.
    Vocês poderiam responder a essas perguntas?
    - O que é essencial em uma revista para o professor?
    - O que é essencial em uma revista para o aluno?

    Sei que está muito vago essas duas perguntas,mas é um "ponta-pé" inicial nesse processo, um tipo "tempestade de idéias" e as sugestões de vcs serão preciosas
    Posso contar com vcs?
    Um abração


    › Veja Mais: Revista da EBD: qual é o conteúdo que vc sugere?

  2. #2
    Fernanda Luísa está desconectado Avatar de Fernanda Luísa
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Posts
    16

    Re: Revista de EBD: qual é o conteúdo que vc sugere?

    Citação Postado originalmente por Marcia Barbutti
    Olá queridos irmãos e irmãs
    - O que é essencial em uma revista para o professor?
    - O que é essencial em uma revista para o aluno?


    Posso contar com vcs?
    Um abração
    Olá Márcia! Que grande incumbencia você recebeu! rs
    Bom, de início digo que na minha opinião a Cultura Cristã tem o melhor conteúdo, em relação às outras editoras infantis no que diz respeito a não ter um conteúdo superficial, ao contrário, sendo aprofundado ns suas abordagens, tanto no material do professor quanto no do aluno. Já trabalhei com outras editoras e no meu ver as outras deixam um pouco a desejar quanto a profundidade dos coteúdos, pois acho que são muito básicas.

    Em compensação, a editora Cultura Cristã perde para as outras, no sentido de ser pouco atrativa para as crianças, já que têm editoras que oferecem revistas coloridas, com controle de frequência colorido para cada criança e atividades coloridas. Logo, quem escolhe a revista fica no dilema se escolhe a revista com o melhor conteúdo ou a mais atrativa. E o que acontece é que muitas vezes se opta pela segunda opção.

    Fiz uma experiência com as crianças da minha igreja, que é uma igreja de classe média, substituindo as revistas da Cultura Cristã pelas da CPAD que são bem coloridas. (Optei pela atratividade do material da CPAD que é de ótima qualidade, em detrimento do conteúdo da Cultura Cristã, que como já disse, penso ser melhor). Sabe o que aconteceu? As crianças adoraram o colorido, a atratividade e criatividade das revistas, os menores cada um tinha sua revistas, os professores adoram os recursos, mas em contrapatida, as próprias crianças por iniciativa delas mesmas, começaram reclamar que a revista era muito fácil....aí elas faziam várias lições de uma vez só...os juniores acharam a revista infantil.

    A editora cristã evangélica me parece mais equilibrada nesses dois aspectos. Assim, resolvi voltar pra Cultura Cristã por causa do conteúdo e enrriquecê-la com recursos externos. Mas por que não ter uma revista com um contúdo sólido e bem atrativa? Sei que os recursos encarecem, tanto que as revistas da CPAD e da Cristã evangélica são mais caras, mas faz parte....

    Outra sugestão, não só para Cultura Cristã, mas também para todas editoras, é de ter dois tipos de currículo, um para crianças com menor poder aquisitivo (classes mais baixas) e outra para crianças com poder aquisitivo maior(classe média a alta). Por que ? Porque as realidades das igrejas são muito diferentes...E como as editoras trabalham com um padrão só, ou em algum ponto a revista não atende as classes mais baixas ou não atende as classes mais favorecidas. Talvez de início alguém pense que isso seria discriminação, mas AO CONTRÁRIO. Igualdade para o Direito não é tratar as pessoas diferentes de forma igual, mas tratar os diferentes de forma diferente para que eles fiquem iguais...isso é a verdadeira igualdade. Jesus falava com cada um de acordo com sua realidade, daí uso das paráboloas. então eu penso que as editoras poderiam pensar seriamente nisso. Assim, as igrejas optariam pelo currículo que melhor se adequassem a sua realidade. Esse para mim é o ponto que as editoras mais deixam a desejar.

    Outra idéia para a Cultura Cristã é deixar os temas em avulso como a Cristã Evangélica faz, assim, a igreja pode escolher o assunto que melhor vai atender naquele momento às crianças. Porque, o que acontece na minha igreja e provavelmente aconteça em outras igrejas também é que no período de férias de verão a igreja fica praticamente vazia porque os membros viajam, então praticamente não tem o primeiro trimestre. Logo, o ano começa no 2º trimestre. Assim, ou a gente pede as do 1º e ficamos atrasados ou pulamos o 1º...então ficamos deslocados, saímos do ciclo e ficamos perdidos no ciclo da editora...por isso acho mais interessantes as revistas avulsas porque dá pra cada um montar seu currículo de acordo o seu tempo e a necessidade das crianças da igreja.
    Bom, acho que já falei muito...rs.
    Márcia, espero que tenha te ajudado. Qualquer dúvida na minha exposição é só falar, ta ok?!

    Fernanda Luísa
    Superintendente ED- Presbiteriana Central de Campos/RJ

  3. #3
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Revista da EBD: qual é o conteúdo que vc sugere?

    Oi, Márcia!
    O desafio é enorme, mas onde há trabalho e dedicação, certamente surgirão excelentes resultados!

    Não conheço o material da sua Editora. Trabalho com as revistas da CPAD para Juniores e envio abaixo alguamas sugestões que eu enviei para a CPAD, e que podem servir para sua inspiração:

    => Uma das maiores deficiências, na minha opinão, é a falta de subsídios diversificados para o Prof. elaborar cada lição. Sugestões práticas para atividades de fixação das verdades bíblicas, como dinâmicas, brincadeiras, jogos, métodos criativos de memorização do versículo chave, gincanas bíblicas, encenação da lição, etc. São itens que tornam as aulas mais atraentes e sempre surpreendentes para o aluno, pois ele sempre terá algo novo a cada domingo. Seria importante ter explicações detalhadas de cada método a cada nova lição.

    => Plano de Freqüência:
    O aluno deve ser estimulado não somente a vir para a EBD, mas também a trazer sua Bíblia, trazer a revista com a lição feita, contribuir com a oferta , trazer visitantes, memorizar versículos. Todo trimestre eu tenho que criar um plano de premiação diferente, pontuando cada um desses itens. O plano de frequência adotado pode abrir um grande leque para estimular o envolvimento das crianças (e consequentemente dos pais) em projetos da igreja.
    Se a revista trouxesse sugestões detalhadas para os profs. (trazendo inclusive um modelo para ser impresso, xerocado, etc), imaginem quantas EBDs pelo país afora estariam revistalizadas, dinamizadas, muito mais apreciadas pelas crianças e familares!!!

    => Gostaria de ver o plano da salvação aplicado a cada aula, dicas para trabalhar a lição com a criança não salva, mostrando inclusive como fazer o apelo a cada lição, usando o assunto dado. No 'obejtivo' da lição vemos a orientação para o aluno já crente... acho que ainda falta ao longo da exposição os pontos acertivos do tipo: "Você que tem Jesus no coração, deve ..... " (e ali colocar a aplicação do objetivo da lição). A Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - editora Hagnos, traz exatamente essa valiosa orientação.

    => Visuais:
    Algumas llições poderiam trazer figuras para montarmos fantoches de palito, ou para recortarmos e usarmos como 'cenários vivos' que saltam do papel, personagens com base para recortarmos e montarmos um cenário, etc. Seria fantástico se já viessem no formato de se usar, trazendo ao longo do trimestre pelos menos umas 4 formas diferentes de apresentação (já que 13 formas inéditas creio que seria difícil). Mas isso já ajudaria MUITO a apresentarmos recursos visuais mais atraentes.

    => Revista do aluno:
    O conteúdo da revista do aluno da CPAD eu tenho achado meio repetitivo, desinteressante. Pesquisei o material de atividades para crianças de 8 a 12 anos da SOCEP - Narrativas Bíblicas. É EXATAMENTE o que eu gostaria de ver na revista do aluno: www.socep.com.br

    => Cartão versículo-chave:
    Para todas as lições eu crio cartões com o versículo bíblico. Se a revista pudesse trazer 13 cartões criativos prontos para o prof. reproduzir, seria perfeito! Lembrando que a MAIORIA não conta com conhecimento de formatação de imagens (uso do Photoshop), nem dispõem de uma multifuncional em casa para criar material. Então, se pudessem tão somente xerocar já seria maravilhoso.

    => Vejo que as lições apresentadas não levam em consideração o calendário de eventos da EBD.
    No mês da Páscoa a revista nada menciona, não traz uma lição bíblica para trabalhar com os alunos, não sugere atividades como jograis, peças teatrais, cantatas, modelos de lembrancinhas, não traz visuais, nada. E cabe à EBD a execução dessas celebrações. Os Profs. acabam tendo de substituir a lição do domingo por lições/histórias avulsas dentro da data especial. Dessa forma, o conteúdo de 13 lições raramente é cumprido.

    => Toda revista deveria trazer nas contra-capas recomendações de leituras complementares para o professor, diretamente voltadas para o trabalho com crianças, como, por exe., a Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, Bíblia que deveria ser item OBRIGATÓRIO para todo Professor. Isso ajudaria imensamente a enriquecer nossa biblioteca pessoal e nosso conhecimento para aplicação na Obra.

    Resumidamente, estes são os meus comentários, Márcia.
    Espero ter ajudado um pouquinho...
    Que o Espírito Santo te inspire nesse processo de criação!
    Bjs,
    Sandra
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  4. #4

    Re: Revista da EBD: qual é o conteúdo que vc sugere?

    Queridas irmãs Fernanda e Sandra
    Vcs aqueceram meu coração hoje e encheram minha mente com idéias e desafios.
    Fico grata pelas dicas e observaçoes preciosas.
    Elas já foram arquivadas e, pela graça do Senhor de acordo com a sua vontade, serão colocadas em prática.
    Um enorme abraço
    Com carinho
    Marcia

  5. #5

    Re: Revista da EBD: qual é o conteúdo que vc sugere?

    Márcia querida,

    Sou professora da faixa de 3 a 5 anos e confesso que o material existente para essa idade é muito pobre. Primeiro, porque a maioria das editoras trata essas crianças como se fossem bebês ainda e usam apenas aquele tipo de lição: Deus criou o sol, Deus criou a lua e etc. Isso é para 1ano e meio até 2 aninhos. Os maiores já podem ter lições mais completas, eles já aprendem coisas muito mais profundas na escola e até mesmo na mídia, em seu dia-a-dia, por que não ensinar então as histórias bíblicas para eles de uma forma mais efetiva? Posso te garantir que eles aprendem.

    Eu penso que as histórias já podem ser contadas por inteiro, usando uma linguagem adequada à faixa etária e propondo uma aplicação prática e relevante do que está sendo ministrado (isso vale para todas as idades - afinal de contas, o mais importante não é o conhecimento por si mesmo, conhecer muitas histórias da Bíblia e só, mas sim saber como aplicar os princípios contidos em cada história no cotidiano das crianças).

    POr exemplo: estou ensinando para as crianças sobre o Novo Testamento. E nesse contexto, só encontro a história de Jesus e mesmo assim, são sempre as passagens mais conhecidas. Não há muito material sobre as parábolas e as bem-aventuranças por ex. E a esmagadora maioria das editoras conta apenas até a ressureição - daí para a frente não existe mais Bíblia! Puxa, eu penso que o livro de Atos é riquíssimo para ensinar às crianças. As Cartas também porque é exatamente disso que elas precisam - aprender como aplicar a Palavra em seu dia-a-dia e as Epístolas são verdadeiros tratados de relacionamentos e de como um cristão deve se portar em sua vida diária. Mas, infelizmente, não há quase nada sobre isso para crianças pequenas, salvo para juniores e adolescentes.

    Minha sugestão é que aprofundem mais o ensino para os pequeninos, incluindo toda a Bíblia e não apenas o VT e a vida de Jesus.

    Outra sugestão, é que sejam sugeridas brincadeiras e dinâmicas que possam ser usadas em aula e que tenham a ver com o tema a ser explorado na lição. Isso facilita e muito a vida do professor.

    E por último, sugiro que a revista do professor seja acompanhada de muitos visuais, grandes, coloridos e bonitos. Para essa faixa etária, o material tem que ser grande e bonito, diferentemente do que se encontra na maioria das revistas, onde o material é por vezes em preto e branco e bem pequeno e as figuras são aquelas "mais sérias", não têm aquelas carinhas bonitinhas que as crianças pequenas tanto gostam.

    Que Deus abençoe o seu trabalho.

    bjs

  6. #6

    Re: Revista da EBD: qual é o conteúdo que vc sugere?

    Olá amados,

    Tb tenho achado o conteúdo das revistas CPAD repetitivo e desinteressante.Geralmente ficamos com as mesmas crianças 2 anos e se seguirmos a revista à risca no fim do primeiro ano já estamos desisteressados e cansados.
    Queria ver histórias que não seja Moisés,Davi,Abraão,Isaque...
    Histórias como Namaã,Dorcas,Timóteo são praticamente esquecidas e trazem ótimas lições.

  7. #7
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Revista da EBD: qual é o conteúdo que vc sugere?

    Querida Débora,
    Acho importantíssimo o seu comentário!
    Que tal escrever diretamente para a editora CPAD e fazê-los conhecer a sua opinião? Só assim alguma coisa poderá ser mudada/melhorada no material por eles produzido: ouvidoria@cpad.com.br

    Citação Postado originalmente por Débora
    Olá amados,

    Tb tenho achado o conteúdo das revistas CPAD repetitivo e desinteressante.Geralmente ficamos com as mesmas crianças 2 anos e se seguirmos a revista à risca no fim do primeiro ano já estamos desisteressados e cansados.
    Queria ver histórias que não seja Moisés,Davi,Abraão,Isaque...
    Histórias como Namaã,Dorcas,Timóteo são praticamente esquecidas e trazem ótimas lições.
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

O que se estuda na EBD?

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •