Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: Timóteo

  1. #1
    Taina está desconectado Avatar de Taina
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Santo André - SP
    Posts
    576

    Re: Timóteo

    Mais um...


    › Veja Mais: Timóteo
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  2. #2
    Mirian de Oliveira está desconectado Avatar de Mirian de Oliveira
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Baixo Guandu-
    Posts
    13

    Wink Re: Timóteo

    SEJA COMO TIMÓTEO

    Quem era Timóteo?

    Timóteo era de uma cidade chamada Listra. Filho de um pai gentio e mãe judia.
    Conheceu o evangelho através de Paulo que visitara a cidade em sua primeira viagem missionária. Quando Paulo visitou a cidade pela segunda vez decidiu levar o jovem Timóteo com ele.
    Timóteo acompanhou seu pai na fé em muitas viagens, passando por várias cidades anunciando o evangelho.

    O desafio de Timóteo:

    Após várias viagens, Paulo decidiu enviar Timóteo para a igreja em Éfeso.
    A igreja estava sobre a influência de falsos mestres que pregavam algo diferente do evangelho.
    Timóteo tinha como missão combater esses falsos ensinamentos e ensinar aos crentes de Éfeso o verdadeiro evangelho de Cristo.

    HISTÓRIA
    Timóteo
    Um Jovem que cresceu nos caminhos do Senhor.

    Nesta história os personagens serão representados por artefatos e pertences que correspondam a faixa etária ou profissão.
    Os objetos aparecem, "falam", "andam" e se relacionam de acordo com sua participação do personagem no desenrolar da história.

    Lóide – Avó de Timóteo – Panela
    Eunice – Mãe de Timóteo – Rolo de Pastel
    Timóteo Criança – Tênis de criança
    Timóteo Adolescente – Boné
    Timóteo Jovem – Tênis grande
    Paulo – Sapato de homem
    Barnabé – Sapato de homem
    Silas – Sandalha de Homem

    TEXTO BÍBLICO - II Timóteo 3.14 e 15

    14 Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã.
    15 E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria
    que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.


    Hoje nós vamos contar a história de um garoto da cidade de Listra. Listra era uma cidade conhecida como “Mui Luminosa Colônia de Listra”. Nesta cidade, situada mais no oriente, 40 Km ao sul de Icônio, era extremamente idólatra, com vários templos e deuses: como Júpiter, Mercúrio e outros.
    Apesar de morar numa cidade idólatra, esse garoto, mesmo tendo um Pai grego, foi educado por sua avó Lóide (mostrar a panela) e por sua mãe Eunice (mostrar o Rolo de Pastel) que eram judias convertidas e criam em Jesus.
    Alguém sabe me dizer quem era esse garoto?
    Seu nome era TIMÓTEO (mostrar o Tênis de criança).
    Esse garoto cresceu estudando as escrituras, com os ensinamentos de sua avó Lóide. Ela todos os dias contava as histórias dos grandes heróis da Bíblia. Homens e mulheres notáveis das Sagradas Escrituras.
    Ele foi crescendo e nunca esqueceu daquilo que ele ouviu de sua avó e de sua mãe.
    Mas como toda família, a dele também tinha problemas. Vamos ver?!?

    AVÓ LÓIDE – Vamos lá meu neto. Está na hora de ir para a igreja. Hoje teremos o início da EBF e você não pode chegar atrasado.

    TIMÓTEO – Oba!!! Mãe, o Papai não vai com a gente?

    MÃE EUNICE – Não meu filho. Você sabe que seu pai é grego.

    TIMÓTEO – Poxa... Gostaria tanto que o papai fosse com a gente.

    E Timóteo foi crescendo e tornou-se um adolescente saudável e muito inteligente. (mostra o boné) Mas, como acontece com todo adolescente, os conflitos começaram a aparecer...

    MÃE – Vamos filho! Assim vamos chegar atrasado na igreja para a Escola Dominical. Lembre-se que você faz parte da equipe de louvor.

    TIMÓTEO – Puxa mãe. Eu estou com sono. Queria dormir um pouco mais. (boceja)

    MÃE – Vamos filho! Você está se esquecendo que devemos buscar primeiro o reino de Deus?

    TIMÓTEO – Acho que eu vou ficar em casa com o meu pai.

    AVÓ – Meu neto querido. Lembre-se que o seu testemunho pode ajudar na conversão de seu pai.

    O tempo foi passando e um dia chegaram dois homens de Deus na cidade de Listra, Paulo e Barnabé.(mostrar os dois sapatos) Em sua primeira viagem missionária, estavam anunciando o Evangelho do Senhor Jesus e fugiam da perseguição dos judeus e dos gentios de Icônio. Lá em Listra eles curaram um homem aleijado, e foram declarados deuses pela multidão, que depois queriam apedrejá-los por que eles não aceitaram a adoração do povo. A semente do Evangelho ficou na cidade.

    Algum tempo depois, Paulo, retorna a Listra, em sua segunda viagem missionária, acompanhado por Silas (mostrar a Sandalha de homem). E eis que estava ali um certo discípulo, que apesar de tímido e reservado, era respeitado em sua cidade como jovem temente a Deus e crente no Senhor Jesus. Acho que vocês já sabem de quem eu estou falando, não?
    Sim. Era o nosso amigo Timóteo (mostrar o Tênis grande). Desde pequeno ele ouvia os ensinamentos de sua avó e de sua mãe e guardava em seu coração tudo que aprendia. Tornou-se um jovem talentoso e temente a Deus.
    Paulo reconheceu isso e quis que Timóteo fosse com ele anunciar o Evangelho. Se tornaram parceiros na fé e grandes amigos. Ninguém conhecia Paulo como Timóteo, a ponto de Paulo considerá-lo como um filho.
    Timóteo foi crescendo e a cada passo que ele dava com Paulo, a cada viagem que ele representava o apóstolo Paulo na sua ausência, ele crescia na fé e tornou-se, apesar de jovem, Pastor e Missionário.

    E você também pode ser como Timóteo.

    Não sabemos como está a situação da sua família.
    Se todos são crentes ou não. Se você vem para a igreja com sua mãe, sua avó, sua tia... não importa.
    O que realmente importa e estar firme naquilo que prenderam e que desde a infância estude as Sagradas Escrituras que podem fazer de você uma pessoa sábia para a salvação pela fé em Jesus Cristo.
    Você já é filho de Deus? Caso não seja, você quer receber este presente de Deus. Quer receber a Cristo hoje e tornar-se um filho de Deus? Faça a escolha certa, receba Jesus em seu coração. Você mesmo sendo criança pode também receber Jesus em seu coração.
    A Bíblia diz em João 3.16 – “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Você quer fazer uma oração comigo?

    ORAÇÃO:
    — Senhor Jesus, eu reconheço que sou pecador e preciso de salvação. Agora eu sei que o Senhor morreu na cruz pelos meus pecados. E quero receber senhor Jesus como meu salvador. Eu venho lhe pedir perdão pelos meus erros e peço que o Senhor me aceite como membro da sua família. A Família de Deus.

    Se você fez essa oração e quer receber Cristo como seu Salvador, mostre isso levantando uma de suas a mãos. E se quiser vir pode ficar aqui do meu lado.

    E Você que já creu no Senhor Jesus, mas deseja ter uma vida mais próxima de Deus. Fazer como Timóteo e ser um Missionário, pregando e abençoando vidas, levante uma das suas mãos, fique de pé e demonstre isso vindo aqui que nós vamos orar por você.


    Antes de contar a história é recomendável fazer uma boa pesquisa sobre a vida de Paulo e Timóteo. Perguntas podem surgir e esta história precisa ser contada com bastante entonação e sincronizada com o movimento dos objetos. Isto prenderá a atenção das crianças.

    ________________________
    http://wwwmarcelacris.blogspot.com.br/

  3. #3

    Re: Timóteo

    TIMÓTEO OUVE HISTÓRIAS DE JESUS


    • Leitura Bíblica: Deuteronômio 6.6-7
    • Versículo para memorizar: “Crê no Senhor Jesus serás salvo” Atos 16.15
    • Objetivo: Ajudar a criança a sentir que aprender histórias da Bíblia é agradável.
    • Material: Lápis de cor, Bíblia, figuras apropriadas para esse tema, folha de atividade nº 49 para cada criança.


    História:
    Timóteo morava com a sua mamãe e a sua vovó. A mamãe e a vovó contavam histórias de Jesus.
    Quando Timóteo cresceu, ele foi ser pastor.
    O pastor Timóteo ensinava histórias da Bíblia para suas ovelhas.
    Você quer conhecer as histórias de Jesus? As histórias de Jesus estão na Bíblia, a Palavra de Deus.

    Atividade:
    Distribua as folhas. Coloque o material sobre a mesa.
    Oriente as crianças a cobrirem os pontinhos da figura do rolo.
    Fale que no tempo de Jesus não haviam livros com hoje.
    As histórias eram escritas em rolos. Peça que pintem o desenho com lápis de cor.

    2.jpg 1.jpg

  4. #4

    Re: Timóteo

    MAIS UM DESENHO SOBRE TIMÓTEO.
    PARA MAIS DESENHOS E OUTRAS ATIVIDADES DIVERSAS, VISITE:
    http://karolpoerner.blogspot.com/

    1.jpg Digitalizar0021.jpg

  5. #5
    Débora.Camargo está desconectado Avatar de Débora.Camargo
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    São Gonçalo
    Posts
    150

    Re: O menino Timóteo (MATERNAL)

    Trabalhinho para o pré-escolar.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  6. #6
    Gésyka Mafra Silva está desconectado Avatar de Gésyka Mafra Silva
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    6

    Re: Timóteo

    Sei que o que foi pedido foi uma figura, mas encontrei uma cruzadinha interessante, e acho que o lugar certo pra postar é aqui mesmo. Retirei do site: http://www.advir.com/historiasbiblicas/ ... imoteo.htm
    Ah, e quem quiser conferir o roteiro que acompanha a cruzadinha, é só conferir nesse link: http://www.advir.com/historiasbiblicas/ ... 0divid.htm


    Fiquem na paz de Cristo!

    .............................. ............................

    Timóteo filho de um lar dividido
    (pais de religiões diferentes...)
    Mesmo assim, ótimo menino, homem íntegro e fiel

    Nome: Timóteo
    Pai: grego
    Mãe: Eunice
    Avó: Lóide
    Lugar: Listra, cidade da Ásia Menor

    Data de nascimento: por volta do ano 30 d.C

    Características:
    Gostava de decorar versos da Bíblia e de ajudar os pregadores.
    Era alto e forte.
    Mais informações: na Bíblia, em Atos Atos 16:1-5; e livros de 1 e 2 Timóteo

    Atividade:
    Os menores podem pintar o desenho anexo.
    Os maiores podem fazer a palavra cruzada: Timóteo


    Quando um pai puxa para um lado e a mãe para o outro, quem mais sofre são so filhos.
    Devem dar mais atenção ao pai ou à mãe? Quem está certo, quando os dois não se entendem?
    Esta é uma situação complicada. Mas a criança tem que escolher seu caminho, sua maneira de viver.
    Esse foi o drama de Timóteo, desde que nasceu, na cidade de Listra, no território que hoje pertence à Turquia. A mãe e a avó eram religiosas (judias) e gostavam muito de estudar a Bíblia.
    Mas o pai era contra tudo isso, pois apreciava os ídolos e a filosofia grega.

    Timóteo preferia o que a mãe e a avó ensinavam.
    Desde pequeno, apreciava ouvir as histórias da Bíblia e decorava,com facilidade,muitos versículos.
    Um dia, apareceram em Listra dois pregadores, Paulo e Barnabé.
    A mãe, avó e Timóteo foram ouvir as pregações e todos se converteram ao cristianismo. Alguns anos depois, quando Paulo passou por lá, em sua segunda viagem missionária, notou que Timóteo já era moço forte e gostava de ajudar na igreja.
    Uma noite, quando Paulo estava pregando, vieram uns homens maus e bateram tanto nele que desmaiou. Timóteo não pode enfrentá-los porque eram muitos e estavam armados.
    Esses homens ainda arrastaram Paulo até o monte de lixo, fora da cidade, e lá o deixaram como morto. Timóteo pulou o muro e foi ver o apóstolo, que gemia baixinho. Quando viu que estava vivo, carregou Paulo até sua casa para que a mãe curasse as feridas de paulo.`Paulo ficou tão agradecido, que daí em diante só chamava Timóteo de "meu filho".
    Timóteo passou a acompanhar Paulo, para ajudá-lo e também para aprender com ele, pois queria se tornar um pregador.

    Assim, esteve em Atenas, Corinto e Roma. Pouco tempo antes de Paulo ser morto em Roma, por ordem de Nero, Timóteo era pastor em Éfeso e veio visitá-lo, trazendo a capa e os livros do velho apóstolo e amigo.
    Timóteo, o garoto que veio de um lar dividido, tomou as decisões corretas e venceu.


    Timóteo foi um exemplo que deveríamos seguir, apesar de filho de que tinham crenças diferentes... e você também gosta de decorar versos da Bíblia??? Vamos tentar ser bons e íntegros como foi Timóteo desde pequeno?
    Um dia muito feliz, amando.
    Com amor, Tia Célia
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  7. #7
    Débora.Camargo está desconectado Avatar de Débora.Camargo
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    São Gonçalo
    Posts
    150

    Re: Timóteo

    _amostra.jpg
    Timóteo - Use as figuras para contar a história bíblica, imprima em papel durinho, plastifique e pronto.
    8 figuras no arquivo zipado no anexo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  8. #8

    Re: Timóteo

    Lição sobre Timóteo(crianças de 5 a 10 anos)

    Texto: 2 Timóteo 1:5; 3:14-15
    Objetivo: Que as crianças aprendam a importância do ensino desde cedo.

    Quebra-gelo: Professora comece perguntando quem gosta de ouvir estórias (deixe-os responder) Pergunte que tipos de estórias gostam de ouvir (deixe-os responder).

    História:
    Hoje nós vamos contar a história de um garoto que morava numa cidade chamada de Listra. Nesta cidade, com vários templos e deuses: como Júpiter, Mercúrio e outros as pessoas adoravam deuses falsos.Mas mesmo assim Timóteo adorava o Deus verdadeiro.
    Mesmo tendo um Pai grego, que também adorava outros deuses, ele foi educado por sua avó Lóide, e por sua mãe Eunice.Elas eram crentes e ensinavam a palavra de Deus pra ele.
    Timóteo era um menino que gostava muito de ouvir histórias.(figura 01)
    Todos os dias a mamãe Eunice e a vovó Lóide contavam histórias da Bíblia.(figura 02)*
    Mamãe dizia: A Bíblia nos ensina tudo sobre Deus.A vovó dizia: A Bíblia diz que Deus ama você, meu neto. A Bíblia diz que Deus fez o mundo e tudo de bonito que há nele e também fez as pessoas.

    Todos os dias Timóteo aprendia da Bíblia com a sua mamãe Eunice e sua vovó Lóide.(figura 03)
    Esse garoto cresceu estudando as escrituras, com os ensinamentos de sua avó Lóide. Ela todos os dias contava as histórias dos grandes heróis da Bíblia. Homens e mulheres notáveis das Sagradas Escrituras.Ele foi crescendo e nunca esqueceu daquilo que ele ouviu de sua avó e de sua mãe. .(figura 04)

    E Timóteo foi crescendo e tornou-se um adolescente saudável e muito inteligente.(figura 05)
    O tempo foi passando e um dia chegou um homem de Deus na cidade de Listra, o apóstolo Paulo, (figura 06) ele e Timóteo se tornaram grandes amigos.Paulo viu que Timóteo era muito inteligente e temia a Deus e o convidou para viajarem juntos.(figura 07)
    Tornaram-se parceiros na fé e grandes amigos.
    Paulo considerava-o como um filho.
    Timóteo tornou-se, apesar de jovem, Pastor e Missionário.(figura 08)

    E vocês crianças também podem ser como Timóteo.
    Se você vem para a igreja com sua mãe, sua avó, sua tia... Não importa.
    O que realmente importa é estar firme naquilo que aprenderam e que desde a infância estudem a Bíblia que pode fazer de você uma pessoa sábia.


    Brincadeira:
    - só para crianças já alfabetizadas!
    Jogo da forca: Use os nomes dos personagens da história, Lóide, Eunice, Timóteo e Paulo.
    Vence a equipe que descobrir o nome com menos erros ou que não foi enforcada.

  9. #9
    Roberto está desconectado Avatar de Roberto
    Administrator
    Data de Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Natal-RN
    Posts
    3.141

    Trabalhando para o Senhor


    "Se Timóteo chegar aí, façam tudo para que ele se sinta bem entre vocês; pois, assim como eu, ele também está trabalhando para o Senhor" (1Co 16:11).

    Mostre para as crianças cada ferramenta e mostre-lhes como usá-las para Jesus.
    * "Chave da testemunha" use-a no um botão em uma camisa das crianças, fale como Jesus pode "consertar" o coração das pessoas.
    * O Martelo de palavras bondosas use-o para tocar no coração de um dos alunos, diga-lhe o quanto voce gosta de tê-lo na sua classe de escola dominical e como voce ama vê-lo sorrir. Explique como palavras amáveis ​​podem "consertar" um coração, tornando-o feliz.
    * A Serra do Amor use-a no coração de um aluno e diga o quanto voce os ama e se preocupa com eles.

    Encoraje cada um dos alunos a usar uma ferramenta para Jesus em outro aluno da classe.


    IMG_2858.jpg

    Cartolina color set;
    Espuma; e
    elástico.

    Colar o retângulo que servirá como cinto das ferramentas sobre uma folha de espuma.

    template_ferramentas.jpeg
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX

  10. #10
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Timóteo

    Figuras sobre Timóteo
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21


  11. #11
    SandraMac está desconectado Avatar de SandraMac
    Administrator
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    5.140

    Re: Timóteo

    Dedoches ou... recorte e transforme em fantoches de vareta.
    Imagens Anexas Imagens Anexas
      Para visualizar os anexos gratuitamente, você deve ter 50 postagens. Atualmente, você tem 0 postagens. Se não desejar interagir para ter acesso gratuito ao downloads então faça uma assinatura anual através PIX
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21



+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •