A Sopa
(Phyllis Reyli e Samuel Fernandes)
(Extraído do livro - Teatro Boneco - Teatro Gente

Diálogo com base em Sl 133

O objetivo é levar as pessoas a refletirem sobre a unidade que nasce na diversidade. Assim como numa sopa existem vários ingredientes de cores, sabores e formatos diferentes que juntos fazem uma deliciosa sopa, também com as pessoas, mesmo diferentes, cada uma com suas características próprias podemos sentir a delícia da sua unidade.
Após a apresentação, refletir com o grupo o que significou esta situação, e quais as qualidades que cada um poderia colocar a disposição do grupo para promover a unidade.

Cenário : Mesa com um tomate

Boneco 1- (entrando) Olhem só que belo tomate! Hum... deve ser muito gostoso! Dá até pena de comer, mas não sei o que fazer com este tomate.
Boneco 2- (entrando) Oi! como vai? (olhando para o tomate) mas que lindo tomate. O que você pensa em fazer com este lindo tomate?
Boneco 1- Ah! Isso eu não sei, você poderia me ajudar?
Boneco 2- Bem, eu não sei... que tal a gente fazer uma sopa?
Boneco 1- Uma sopa? Mas com um tomate só?
Boneco 2- Não, só com este belo tomate não vai dar pra fazer uma sopa; precisamos de mais coisas. Espere um pouco que eu já volto (sai).
Boneco 1- Ué, o que será que ele está pensando em fazer.
Boneco 2- Ei! me ajuda aqui!
Boneco 1- O que é isso?
Boneco 2- Isso é uma cebola.
Boneco 1- O quê? Uma cebola? Mas pra que serve uma cebola?
Boneco 2- É pra deixar nossa sopa mais gostosa.
Boneco 1- Ah, eu acho que esta cebola vai estragar a nossa sopa, e além do mais como vamos misturar um tomate tão bonito com esta cebola esquisita?
Boneco 2- Isso é fácil, é só colocar os dois dentro desta panela e...
Boneco 1- Ah, não gostei da idéia, acho que a cebola vai deixar nossa sopa muito triste, eu não gosto de sopa triste.
Boneco 2- Triste porquê?
Boneco 1- Bem, olhe para este tomate tão bonito, cheio de vitaminas. Quando as pessoas comem tomate, elas ficam fortes e felizes
Boneco 2- É você tem razão
Boneco 1- E a cebola deixa todo mundo triste! As pessoas até choram quando vão descascar uma cebola, por isso, acho que a sopa vai ficar muito triste com esta cebola.
Boneco 2- Que nada! assim como o tomate, a cebola também tem vitaminas, e por isso, precisamos colocá-la na sopa.
Boneco 1- Está bem, mas se a sopa ficar triste a culpa será toda sua.
Boneco 2- Pode ficar tranquilo que a nossa sopa vai ficar muito gostosa, mas...
Boneco 1- Mas o quê?
Boneco 2- Precisamos de mais coisas para a nossa sopa, só um tomate e uma cebola não dá uma boa sopa. Que tal uma batata?
Boneco 1- Mas...
Boneco 2- Mas o quê?
Boneco 1- Vem cá. Será que pondo uma batata na nossa sopa ela vai ficar boa?
Boneco 2- Lógico que vai, uma sopa com um tomate tão bonito, uma cebola e uma batata vai ficar uma delícia, espere aí que eu já volto (sai).
Boneco 1- Onde será que ele foi?
Boneco 2- (entra com a batata) Ufa! Encontrei uma batata, veja que bonita. Agora só falta mais uma coisinha.
Boneco 1- O que é desta vez?
Boneco 2- O sal!
30/06/2006 12:34
Boneco 1- Sal, mas pra que sal?
Boneco 2- Pra dar um gostinho diferente na nossa sopa, só que eu não tenho sal, você tem?
Boneco 1- Bem, aqui eu não tenho mas posso ir correndo buscar um pouquinho, espere aí.
Boneco 2- Ah! esta sopa vai ficar tão gostosa que...
Boneco 1- Aqui está o sal.
Boneco 2- Ótimo agora é só misturar tudo bem direitinho e logo a nossa sopa estará prontinha (mistura com a mão)
Boneco 1- Mas você está misturando a sopa com a mão?
Boneco 2- É lógico, você não espera que eu misture com os pés!
Boneco 1- Hum! que cheirinho bom! Posso experimentar um pouco?
Boneco 2- Claro que pode (prova).
Boneco 1- Como é que pode ficar tão gostoso depois que a gente misturou coisas tão diferentes.
Boneco 2- Pois é, mesmo sendo cada um diferente dos outros, podemos juntos, também, ser um grupo delicioso.
Boneco 1- E agora que já fizemos a sopa juntos e tomamos a sopa juntos que tal irmos lavar a panela juntos?
Boneco 2- Está bem. Vamos lá!
Bonecos 1 e 2- E pra quem fica, tchau!