Curtidas Curtidas:  0
+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Tópico: O Falar em Líguas

  1. #1
    Jonnys está desconectado Avatar de Jonnys
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Ananindeua
    Posts
    45

    O Falar em Líguas

    O falar em líguas descrito na bíblia são idiomas terrenos ou algaravias? e os falados hoje o que são? gostaria que o tema fosse debatido aqui, não se tarata de uma dúvida e sim de um debate de idéias, por favor opinem!


    › Veja Mais: O Falar em Líguas

  2. #2

    Re: O Falar em Líguas

    e claro na bilbia que o fala em lingua se trata de um indioma nao de algum que neguem entendi
    nos tempos da igreja primitiva o cristianismo esta surgindo os decipulos eram pesados em linguas por ex: pedro, no entanto Deus precisava leva sua mensagem das boas novas as naçoes ou gentis foi assim que no dia de pentecostes Deus operou o milagre do falar em outras linguas, ou indiomas os Dicipulos falavam em outro indioma sem ter numca estudado aqueles indioma isso era um sinal de que Deus estava no meios deles e confirmando seu poder.no entanto encontramos o apostolo paulo reprovando a igreja de corintios por que eles estavam no estado espiritual muito baixo ele declaravam possuir o dom de linguas estranhas no entanto nem eles mesmo conhecia essas linguas estranhas. no original grego apalavra estranha nao existe por isso o apostolo paulo diz tudo com orden e desencia alem de que fala em lingua na blibia e um sinal para os descrentes por acaso nao entrara um gentio em uma reuniao nao vai se escandalisa pois o dom profetico e mas importati por esse motivo Deus presisava de um dom especial para dar a igreja entao entregou o dom profetico e foi uma grande bençao eo propio apostolo paulo aprovou este dom pois o dom de profecia e maior do que falar em linguas, tem igreja que diz que o sinal do batismo do epirito santo e o dom de linguas isso nao e verdade pois se isso fosse verdade o propio jesus falaria em linguas quando o espirito pousou nele em forma de pomba o batismo no espirito santo e algum que se deve busca diariamente era assim que jesus recebia o batismo diariamente

  3. #3

    Re: O Falar em Líguas

    Prezados, a paz do Senhor!

    Creio que as línguas faladas no Dia de Pentecostes, são as mesmas línguas faladas hoje em nossas igrejas (Assembléia de Deus). Creio também de forma literal. Se analisarmos o texto veremos que em nenhum momento a Bíblia afirma que os que estavam reunidos em Atos 2 falaram idiomas. Afirmar isso, na minha opinião, é forçar uma interpretação.

    Preciso deixar claro que o falar em línguas foi uma das promessas de Jesus.
    Jesus prometeu que aqueles que nEle cressem receberiam esse dom, lemos em Marcos: “Eis os milagres que acompanharão os que crerem: expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes e, se beberem um veneno mortal, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre os enfermos, que serão curados” (Mc 16,17-18).

    Jesus prometeu que os que cressem n'Ele, falariam novas línguas. Veja bem, se admitimos que as línguas faladas em Atos 2, foram os idiomas já existentes, então estaremos a dizer que Jesus mentiu ou errou em sua declaração, pois essas línguas de maneira nenhuma eram novas.

    Paz!

  4. #4
    Moises H Souza está desconectado Avatar de Moises H Souza
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Posts
    7

    Re: O Falar em Líguas

    A paz do Senhor para todos. O Senhor Deus é muito sábio, Ele aproveitou a festa de pentecostes para cumprir a promessa do revestimento de poder descrita em atos 2. Eu penguntaria ao irmão Emanuel de Lago: Vc ja teve a oportunidade de ouvir e ver irmãos sendo usados com o dom de línguas ministrado pelo Espiríto Santo, certo?
    Mas não foi grego , hebraico , aramaico, espanhol, ingles, também não foi o português, certo?
    O que o Senhor Deus fez naquele dia, foi algo muito especial, pois naquela ocasião estavam judeus de todas as partes conforme o texto nos relata. E aí prevaleceu a vontade do Senhor que é soberano, manifestar as maravilhas do Espiríto Santo, na vida dos apostulos que não tinham estudo, mas eram naquela ocasião os instrumentos do senhor Deus ensinados por Jesus, para fazer conhecidas as maravilhas do evangelho e os dons do espiríto Santo prometido pelo Senhor Jesus, antes subir aos céus. Esse dom quem o interpreta é o próprio Espiríto Santo.

  5. #5
    jcdizero está desconectado Avatar de jcdizero
    Membro Ativo
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    67

    Re: O Falar em Líguas

    As Duas formas de línguas estranhas ensinadas na Bíblia:
    A primeira é língua humana mesmo (Idioma ou dialeto) , consiste em alguém falar em uma língua fora de seu domínio.
    A outra seria a glossolalia, uma forma não compreendida nem por quem fala, nem por quem ouve.

    A primeira, que hoje acredito na sua atualidade, pois outrora cheguei mesmo a desacreditar da mesma, devido a todo tipo de aberração e práticas estranhas que infelizmente fazem parte de certas comunidades atuais. Penso que, sua utilização por uma grande parte das comunidades hoje, está totalmente fora do padrão bíblico recomendado por Paulo. O falar em línguas estranhas ganhou novos objetivos além do proposto por Deus, que é a edificação de quem fala. Citarei algumas:

    - Dar credibilidade a pregações, pois se o pregador não falar em línguas durante seu discurso, grande parte dos ouvintes, de certa forma, a rejeitarão.
    - Demonstrar uma superioridade espiritual diante da comunidade da qual pertencem, tanto é que somos quase forçados a buscar esse dom.
    - Confundir glossolalia com Batismo com ES, embora a Bíblia ligue os fatos, ela não é unânime, então não podemos forçar essa unanimidade.
    - Condicionar cargos e posições eclesiásticas ao falar em línguas. (isso acontece na minha comunidade)
    -Afirmar que quem é batizado com ES (fala em línguas) serve melhor a Deus, ou seja, tem mais condições de fazer a obra. Esse pensamento vai contra os fatos observados diariamente nessas comunidades, muitos que não falam em línguas se dedicam e são mais “competentes”, digamos assim, do que muitos que falam. Esquecem os que defendem essa idéia de que, contra fatos não há argumentos.
    - Entronam o dom de línguas, colocando outros dons como seus séqüitos. Não levam em consideração que a Palavra o coloca como o menor dos dons. Aí reside mais uma grande incoerência, pois é o primeiro a ser buscado, indo de encontro a recomendação bíblica de se buscar os melhores dons!

    Então, me parece que no contexto hodierno, o dom de línguas ganhou dimensões inimagináveis pelo Apóstolo Paulo.
    Hoje, com certeza estaria ele de cabelos em pé! Ainda bem que dorme no Senhor e não tem consciência de nada!


    Paz!

  6. #6
    Admar está desconectado Avatar de Admar
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    25

    Re: O Falar em Líguas

    Graça e paz.
    1 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
    2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
    3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
    4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
    5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
    6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
    7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
    8 Como, pois, os ouvimos: Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
    10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
    11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.s, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
    Eu creio que houve uma unção auricular de maneira tal que as linguas faladas eram estranhas mesmo e o Espirito Santo fez com que todos ouvissem como se fossem na sua propria lingua.
    Por exemplo: Quando alguém de lingua portuguesa fala uma lingua estranha a ele mesmo, se ele interpreta ele a entende e interpreta como se fosse em portugues, assim se dá com outra pessoa que esteja interpretando, deu pra entender?
    Té mais.

  7. #7
    Admar está desconectado Avatar de Admar
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    25

    Re: O Falar em Líguas

    Graça e paz.

    Sei que os defensores da Teologia Cessacionista abominam a atualidade dos dons, eles creem que os dons de Deus são como remedios, TEM PRAZO DE VALIDADE!

    Té mais.

  8. #8

    Re: O Falar em Líguas

    Graça e Paz da parte do Senhor Jesus a todos!

    Sinceramente e com muito respeito àqueles que acreditam e o fazem, eu particularmente não sinto a menor necessidade de orar ou "falar" em outras línguas. Durante muito tempo tentei entender e até experimentar, mas comecei a achar que deveria mesmo me capacitar para falar o melhor possível coisas que todos compreendam e assim alcançar mais e mais pessoas para Jesus. Quanto a ser ou parecer mais santo, mais consagrado, mais "espiritual" do que os que não falam, francamente, isso já era. A verdadeira prova de consagração e unção está em nossas atitudes, nossa paixão pelos perdidos, nossa capacidade de perdoar e orar por aqueles que nos perseguem e etc... A nova língua que devemos nos preocupar em falar é aquela que anuncia as Boas Novas aos pecadores, e que, de preferência, seja muito bem entendida por todos, com um testemunho exemplar. O que passar disso é pura vaidade. Não falo língua estranha, não tenho vontade de falar e sinceramente não me faz falta. Hoje ao acordar, li a Palavra e comecei a orar (em Português) e abri meu coração para o Pai, como se ele estivesse ali sentado ao meu lado. Chorei, confessei, reclamei, pedi, adorei, exaltei e foi uma experiência maravilhosa. Pude sentir a Doce Presença do Espírito Santo me inundar com uma Paz e a certeza de que o Senhor está ao meu lado norteando minhas atitudes, palavras e pensamentos. Isso é muito bom! Apesar da minha opinião não duvido que quem fala está sendo verdadeiro, acho que cada um tem uma experiência diferente, pois Deus trata individualmente com cada um de nós. Respeito e até acredito, mas atribuir santidade e intimidade com Deus a isso é um pouco demais.
    Em Cristo,
    Maritza.

  9. #9
    Admar está desconectado Avatar de Admar
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    25

    Re: O Falar em Líguas

    Graça e paz.

    Cara Maritza Braga.

    O falar em linguas estranhas não torna alguém mais espiritual, mas Paulo diz que quem fala em linguas a si mesmo se edifica."O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja." (I Coríntios 14 : 4)
    Como eu creio ser a Biblia meu livro de fé e pratica, então não rejeito o que ela manda eu fazer, ainda que outros usem-na erradamente isto não invalida suas verdades.

    "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6 : 6)
    Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. (I Coríntios 14 : 2)
    Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. (I Coríntios 14 : 15)
    Como se ora no espirito? ou como se canta com o espirito?

    Por enquanto é só....

  10. #10
    Admar está desconectado Avatar de Admar
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    25

    Re: O Falar em Líguas

    Graça e paz.

    Paulo faz diferença em I Corintios 14:15 - Espirito e Razão(entendimento) como é isto e porque?

    Um abraço.

  11. #11

    Re: O Falar em Líguas

    Admar,
    Realmente esse assunto é muito chato, pois fica parecendo que quem não fala está pela metade no evangelho. Sinceramente gostaria de saber como é isso, pois na Bíblia não está ecrito que para ser consagrado é preciso falar em línguas estranhas. Não sei porque as pessoas parecem irritadas quando alguém diz que não precisa falar em línguas para se consagrar. Eu nunca disse que não acredito, mas também não acho que é obrigatório. A bíblia também é meu livro de fé e prática, mas não dá para julgar o nível de consagração dos outros considerando se fala ou não língua estranha. E é o que tem sido feito. Minha irmã quase pirou quando se batizou nas águas, pois enfiaram na cabeça dela que após isso viria o "batismo com o Espírito Santo". Como não aconteceu, ela passou a se achar menos crente, menos consagrada, menos santa e menos um montão de coisas do que os outros e acabou se desviando do Evangelho. Graças a Deus sou muito bem resolvida e estou muito satisfeita com os dons que o Senhor tem me dado. Se algum dia acontecer, tudo bem, mas também não farei disso uma meta em minha vida espiritual. Me perdoe se te aborreci.
    Fique na Paz do Senhor Jesus,
    Maritza.

  12. #12
    Admar está desconectado Avatar de Admar
    Membro Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Posts
    25

    Re: O Falar em Líguas

    Boa noite e graça e paz.

    Cara irmã Maritza de maneira nenhuma fiquei chateado, muito pelo contrario, fico sempre feliz quando temos oportunidades de debater saudavelmente temas biblicos.
    Com certeza os dons de: I Co 12; 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
    5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
    6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
    7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
    8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
    9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
    10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
    11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
    12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
    13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
    14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
    15 Se o disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
    16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
    17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
    18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
    19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
    20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
    21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
    22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
    23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
    24 Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
    25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
    26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
    27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
    28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
    29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
    30 [u]Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
    31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

    Irmã destaquei alguns pontos nesta passagem doutrinaria paulina, porque?
    Para dizer que infelizmente nas nossas igrejas existem os mesmos erros que haviam na igreja de corinto.
    Nossos lideres hoje infelizmente não pregam as verdades doutrinarias de que somos "um corpo" "o Corpo de Cristo" e que precisamos uns dos outros.
    Paulo declara que os dons recebidos tem proposito definido: SERVIR aos irmãos no Corpo de Cristo.
    Se alguém no Corpo pensa ter algum dom, está mentindo, pois os dons pertencem a Deus que concede ao Corpo mediante ação do Seu Espirito que é Santo.
    Infelizmente axistem "irmãos(ãs) que usam os dons para serem servidos...
    Hoje saiu de moda pregar nas igrejas Novo Nascimento, Fruto do Espirito, hoje a moda é Prosperidade até usando os dons, pasmem!
    No versiculo 28 Paulo faz uma hierarquização dos dons porque?
    Deus dá alguma coisa inferior a outra, de maneira nenhuma, Deus é Perfeito e o que sai Dele é Perfeito também.
    Paulo toma esta posição exatamente pela carnalidade existente na igreja de corinto o que vemos muito hoje nas nossas.
    Quem é mais importante, os dons dados pelo Espirito ou o Fruto do Espirito?
    Ambos tem o mesmo peso de valor se forem exercitados com amor e misericordia.

    Um abraço e té mais ver.

  13. #13
    Henriquelhas está desconectado Avatar de Henriquelhas
    EBD NA TV - Pr. Henrique
    Data de Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Americana, SP
    Posts
    799
    Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva, Imperatriz - MA- EBD NA TV, estudos, questionários e vídeos sobre Lições da CPAD. Comentários também nos sites ebdweb (RN), portalebd (SP), sovitoria(EUA), idbpa(GO), Cristãobook, União de Blogueiros Evangélicos, TVmissionaria, Netlog, Hidden Content , Hidden Content .
    Hidden Content


+ Responder ao Tópico
+ Enviar Novo Tópico

Resposta Rápida Resposta Rápida

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem

  • Você pode iniciar novos tópicos
  • Você pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você pode editar seus posts
  •